Anuncio Publicitário

Quem é Malala?

Você sabe quem é Malala Yousafzai? No post a seguir você conhecerá um pouco mais sobre a ativista paquistanesa.

Conheça Malala Yousafzai

Nascida em 1997, Malala é uma ativista dos direitos das meninas à educação, sendo também sobrevivente da violência no Talibã.

Durante sua trajetória, Malala foi vítima de um atentado enquanto estava em um ônibus escolar, onde foi baleada. Com isso, Malala ficou conhecida mundialmente, e em 2014, aos 17 anos, Malala recebeu o prêmio Nobel da Paz, sendo a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio.

Anuncio Publicitário

História – Quem é Malala

Malala nasceu no Vale do Swat, localizado no norte do Paquistão, em 1997, um lugar em que apenas os homens são valorizados e as meninas são obrigadas à um casamento precoce. Apesar disso, Malala não seguiu este caminho, pois seus pais sempre a apoiaram nos estudos.

A ativista atua no direito à educação para as meninas e na luta para combater uma sociedade desigual em que os homens são extremamente valorizados, enquanto as mulheres são vítimas de opressão. Com a situação, Malala, desde muito nova, recusou-se a se calar e optou por lutar pelo direito das mulheres, tornando-se assim um símbolo de luta e empoderamento feminino.

quem é malala
Malala Yousafzai – Quem é Malala?

Em uma entrevista à BBC, foi perguntado ao pai de Malala, que era dono da escola em que ela estudava, se havia possibilidade de alguns jovens falarem sobre o problema que estava sendo enfrentado. Com isso, aos 11 anos, Malala criou um blog a fim de falar sobre seu gosto pelos estudos e os obstáculos vivenciados no Paquistão. O blog era assinado com um pseudônimo, mas não demorou muito tempo para a identidade de Malala ser descoberta, mas Malala não via problema em falar de forma pública o que pensava e defendia.

Anuncio Publicitário

Ameaças de morte e ataque – Quem é Malala

Em 2010, Malala começou a receber ameaças de morte, pois já tinha se tornado conhecida na região por sua atuação no direito das meninas à educação. Em 2012, aos 15 anos, acabou sendo vítima de um ataque enquanto estava em um ônibus escolar, sendo assim baleada na cabeça por um dos membros do Talibã. Seu crime? Lutar pela educação e por se recusar a ficar calada diante de um lugar que defende a proibição do acesso à educação pelas mulheres.

Após ter sido baleada, Malala teve uma recuperação milagrosa e fez uma viagem até a sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Reconhecimento e premiações – Quem é Malala

No ano de 2013 Malala saiu na capa da revista Time, sendo considerada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Ainda neste ano, aos 16 anos, a ativista fez um discurso na sede da Organização das Nações Unidas. Além disso, Malala recebeu outros prêmios, como Prêmio Nacional da Paz da Juventude, Prêmio Simone de Beauvoir, Prêmio Internacional da Criança, Prêmio Sakharov, Prêmio Nobel da Paz, entre outros.

Anuncio Publicitário

Eu sou Malala (2013) – Livro de Malala Yousafzai

Em 2013 foi publicada uma autobiografia, na qual é possível conhecer um pouco sobre a infância de Malala no Paquistão, sua história luta no meio de uma sociedade em que valoriza apenas os homens e trata as mulheres de forma tão desigual, bem como a cultura do Paquistão.

eu-sou-malala-3161389-7844606-6156234
Eu sou Malala – Malala Yousafzai

O livro permite fazer uma reflexão não apenas sobre a vida de Malala, mas também sobre a situação vivenciada em alguns países em que as mulheres não têm seus direitos garantidos e são obrigadas a se casar ou ter filhos contra a sua vontade, por exemplo, gerando assim uma situação de extrema opressão que torna as mulheres submissas aos homens.

Perguntas frequentes sobre a Malala

Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre Malala.

Anuncio Publicitário

Gostou de saber um pouco mais sobre a Malala?

Acompanhe mais textos semelhantes a esse aqui no Demonstre, separei um texto do Blog especialmente para você: Oito Mulheres Fantásticas – Dia da Mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev