Quem foi Tiradentes

Olá pessoal, o post de hoje falará sobre o mártir Tiradentes. Espero que gostem e levem essas sugestões para a sua sala de aula!

Quem foi Tiradentes

untitled-design-2-2-4215157-8932344

Quem foi Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, que ficaria conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de Novembro de 1746 na cidade de Pombal, no estado de Minas Gerais. Ele foi o quarto dos nove filhos que os seus pais tiveram.

Em 1767, a mãe faleceu e ele foi morar com os irmãos. Dois anos mais tarde, apenas com 11 anos de idade, seu genitor também veio a falecer e sua família começa a perder a herança e propriedades por conta das dívidas que a família possuía. Dai em diante ele passou a morar com seu primo que trabalhava como dentista.

Logo ele veio a se apaixonar pela profissão de dentistas e decidiu seguir a mesma carreira do primo. É aí que encontramos o motivo do apelido “Tiradentes”. Além disso, foi sócio de uma botica onde dava assistência aos pobres na ligação do Rosário, foi minerador e afinal exerceu algumas práticas farmacêuticas. Em 1780, decidiu se alistar na tropa da Capitania de Minas Gerais. Um ano depois, já havia sido nomeado comandante de um espaço e cuidava do escoamento da produção de minérios. Foi aí que ele começou a notar a exploração abusiva dos meios naturais do nosso país.

Famosa inconfidência Mineira 

A partir daí surge a famosa inconfidência Mineira que foi uma organização de caráter separatista que ocorreu na província de Minas Gerais em 1789. O sinal foi chamado primeiro de fim da eclosão pois causou um abalo na produção de ouro. Que passou a se agravar a cada ano, acentuando a esterilidade da população.

Mesmo com a diminuição da extração do ouro, a cobrança de impostos devidos à coroa, mantinha-se o mesmo. Quando o ouro ocupado não perfazia 100 arrobas (cerca de 1500 kg) anuais, data decretada a derrama. Esta consistia em cobrar da população, com forças armadas. Apesar de ter sido decretada unicamente uma vez, constantemente pairava a ameaça e a derrama poderia se revir efetivo e esses objetos assustava os exploradores de ouro como a população.

O esforço de alma em toda a região ficava toda parcela maior quantidade alto, pois tudo período comprado a termo e de acordo com ouro. Desta maneira, os funcionários que detinham o monopólio do metal começaram a se endividar. Com isso, deixaram de fazer pagamentos aos comerciantes, agricultores e traficantes de escravos quem também foram arrastados em uma crise.

 Tiradentes ganha destaque

  Todo o agrupamento foi centrado no tipo de recorrer o Brasil um país independente. Aqueles qual conspiravam pretendiam nomear a república, problema ficou só na cabeça mesmo. gente o movimento pois Tiradentes havia começado estava ganhando força, mas foi delatado através de uma denúncia e Joaquim Silvério dos Reis fez ao comandante no ano de 1789. Condenação e decesso de Tiradentes Quando isso aconteceu, Tiradentes estava em água de Janeiro e escondeu-se, sendo acabou preso.

Tiradentes foi marte da inconfidência Mineira seu dia é comemorado em 21 de abril dia em que foi enforcado, Está período homenageia a conformação do herói vernáculo Joaquim José da Silva Xavier, popularmente prestigioso adornar “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista). A celebração desta data é ilustre explicação Tiradentes é admirado pois lutou pela independência de Minas Gerais do domínio dos portugueses.

Tiradentes foi aprovado que herói e é um mártir da Inconfidência Mineira, apenas a República brasileira foi instalada em 15 de novembro de 1889. Um dos primeiros atos do novo gerenciamento foi transmutar a data em quão foi executado, 21 de abril, originar-se celebrada nos quartéis. Tiradentes é observado um bom líder confiar carecer lutado transformar seus ideais, apesar de passar-se o melhor obscuro por volta de toda gente os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

 Porque Tiradentes se tornou um Herói Nacional?

Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no mar de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Partes de sua densidade foram expostos nos principais centros urbanos do mar de Janeiro e Minas Gerais. A sua associação foi queimada, e a humanidade os seus bens confiscados. A prisão aonde foi preso é a atual sofreguidão da Assembleia estadual do mar de Janeiro e recebe o sobrenome de Palácio Tiradentes. Igualmente, a centro aonde nasceu mudou de prenome e passou a se classificar Tiradentes.

Rudimento do Feriado de Tiradentes No ano de 1789, uma denúncia da população de Minas Gerais fez uma tentação de insubordinação separatista objeção o domínio dos portugueses no Brasil. Tiradentes foi ativista dessa deslocação e o único preso à aniquilamento dispor enforcamento. sumir nascente motivo, as suas ações são reconhecidas quanto atos heroicos como para a senhora garantiram a condição de oportuna figuração histórica brasileira. O feriado foi assentado Lei Nº 4.897/1965, entretanto a orientação do presidente Castelo Branco.

O conceito de Tiradentes está reportagem no Panteão da Pátria e da libertação Brasileiro (conhecido consoante o “Livro dos Heróis da Pátria”) a partir de 21 de abril de 1992. Curiosidade duradouro a ditadura brasileira (1864-1985), Tiradentes foi retratado contanto que barba e cabelos compridos em se assemelhar a cruz Cristo. nada obstante é provável pois tivesse a cabeça raspada e a face barbeado, desde que estação comum haver durante evitar os piolhos no interior de os prisioneiros.

Entrevista com Tiradentes

Entrevistador: Olá Joaquim seja bem-vindo?

Joaquim: Obrigada, é um prazer estar com vocês hoje.

Entrevistador: como foi sua vida acadêmica?

Joaquim: cursei Odontologia, me inspirando em eu primo.

Entrevistador: em que momento surgiu a ideia dos movimentos que hoje é chamada de inconfidência mineira?

Atividades sobre Tiradentes

  1. Onde Tiradentes nasceu?
  2. O que foi a inconfidência mineira para Tiradentes?

3.Porque Tiradentes foi morto, com atos tão cruéis?

  1. em que ano Tiradentes nasceu

Fim de Quem foi Tiradentes

Agradeço sua presença em nosso blog.

Você também pode gostar de:

https://demonstre.com/a-historia-de-tiradentes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.