Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da Política e seus pensadores, e neste dia vamos falar dos fatos e ocorridos Políticos, com o Racionalismo e Iluminismo (1515 – 1770).
Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo do surgimento das teorias Política até os dias atuais, baseado nas origens.
A razão e o pensamento racionalista guiavam todos os desejos e as vontades iluministas. Os pensadores pautavam suas reflexões nas temáticas relacionadas à sociedade e ao mundo natural em que vivemos.
O Iluminismo, defendia que a chave para decifrar tais indagações se encontrava na capacidade racionalizante do ser humano, ou seja, no racionalismo, e não na tradição e na religião.
Sim no começo tudo era bastante comum, mas pelo fato de que as pessoas não tinham conhecimento do que estava se passando perto delas, logo após os estudiosos começarem a mostrar a verdadeira realidade, foi o começo de enxergar o futuro prospero.
Francisco de Vitória foi um teólogo espanhol neo-escolástico e um dos fundadores da tradição filosófica da chamada “Escola de Salamanca”, sendo também conhecido por suas contribuições para a teoria da Guerra Justa e como um dos criadores do moderno direito internacional. Entrou na Ordem dos Pregadores em 1504.
Esse conceito se relaciona com a autoridade suprema, geralmente no âmbito de um país, legitimada pelo maior saber de administrar um território. Ou seja, “soberania” pressupõe ser a excelência da capacidade material e do conhecimento para poder administrar corretamente uma sociedade.
Jean Bodin foi um jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse.Também adepto da teoria do direito divino dos reis, Jean Bodin tornou-se conhecido como o Procurador Geral do Diabo devido a sua incansável perseguição a feiticeiras e hereges.
Teoria da lei natural é definida como a lei que afirma que humanos possuem certas leis inatas predestinadas para eles, que deixam-os determinar o que é certo e o que é errado. (Bainton 174) Esta teoria foi adaptada por filósofos religiosos para se ajustar à religião cristã.
Francisco Suárez foi um jesuíta, filósofo, jurista espanhol. Ele foi um dos principais expoentes da Escola de Salamanca e considerado um dos maiores escolásticos após Tomás de Aquino. Seu trabalho é considerado o marco inicial da segunda escolástica, e determinou a transição do movimento renascentista para o barroco.
A política dá a chance de os homens entre si para estabelecerem uma vida social comum, cultivá-la e conservá-la, obrigando-se os consociados à comunicação mútua daquilo que é necessário e útil para uso e consórcio da vida social.
Johannes Althusius foi um filósofo e teólogo calvinista alemão, conhecido por sua obra “Politica methodice digesta et exemplis sacris et profanis illustrata”; edições revisadas foram publicadas em 1610 e 1614.
A liberdade é poder fazer o que quiser a qualquer hora e lugar sem depender da opinião de nenhuma outra pessoa somente de si mesmo, onde a própria pessoa toma sua decisões baseado em que lhe deixa feliz.
Hugo Grócio, Hugo Grotius, Huig de Groot ou Hugo de Groot foi um jurista a serviço da República dos Países Baixos. É considerado o fundador, junto com Francisco de Vitória e Alberico Gentili, do Direito internacional, baseando-se no Direito natural.
Um argumentos de Hobbes que mexem com nossa cabeça porque ele é um escritor de uma época em que os filósofos trocavam a tradição de que todo poder vinha de Deus, através da igreja, para, dentro do pensamento racional, discutir a verdadeira natureza da condição e do comportamento humano. E Thomas Hobbes disse algo desconcertante: “No estado de natureza, a condição do homem é a condição de guerra de todos contra todos”. Ou seja, sem um governante, forte, mataríamos uns aos outros.
Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político e filósofo inglês, autor de Leviatã e Do cidadão. Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes.
A lei é uma grande aliada da liberdade para pessoas que são honesta e tem repito ao próximo, fazendo da lei uma forma de viver respeitando e amando o próximo.
John Locke foi um filósofo inglês conhecido como o “pai do liberalismo”, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke ficou conhecido como o fundador do empirismo, além de defender a liberdade e a tolerância religiosa.
A separação de poderes é necessário, não apenas, buscar na origem das ideias dos precursores desta teoria, tais como, Montesquieu, Locke, Aristóteles, Platão, como também, alcançar a fonte de suas inspirações.
Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
Empreendedores são uma nação próspera construída sobre as virtudes dos cidadãos individuais, trabalhadores e produtivos, não sobre as características do governante ou de uma classe social como a aristocracia.
Benjamin Franklin foi um jornalista, editor, autor, filantropo, político, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.
Chegamos ao fim da lista, que fala das etapas de Fundamentos da Política, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta