Reconto

Olá, tudo bem? Você já ouviu falar em reconto? Aqui nesse texto você vai aprender a importância de recontar um texto.

O que é reconto?

Reconto é uma reconstrução verbal do texto existente. O processo principal é imitar com base em textos modelo: contos clássicos, anúncios, textos explicativos, notícias, etc. Tal procedimento significa repeti-lo como um livro, um jornal, uma revista, um folheto ou como se ele fosse o autor. O objetivo é manter o texto selecionado, prestando atenção ao tipo de idioma, marca de gênero, assunto e estrutura.

A capacidade de recontar é influenciada pela experiência cultural das pessoas, pelo contato com livros e leitores, pelo grau de contato com a escrita e pela capacidade de escrever texto (atividades orais e escritas). A recontagem não se baseia em pessoas alfabetizadas, porque o acesso ao texto pode ser alcançado por adultos que leem em voz alta. No processo de reformulação, a análise do texto do modelo é baseada em seu conteúdo e estrutura.

E qual é o objetivo do reconto?

Na reconstrução do texto, o que se busca é a apropriação do texto e do modelo, preferencialmente com pouco flexibilidade no que se relaciona a se distanciar do texto original. No caso da sala de aula, o professor marcará a relação entre linguagem oral e escrita sob sua intervenção, distinguindo parte do modelo, transgressões e comentários.

Para as crianças que estão no estágio da educação infantil ou no ciclo inicial de alfabetização, o objetivo é brincar com a linguagem escrita para fingir que são os autores da história.

Qual o trabalho pedagógico do reconto?

O ensino de recontar contos clássicos pode ser desenvolvido da seguinte forma em relação ao seu trabalho pedagógico: a seleção de contos, as histórias escolhidas por adultos ou crianças, ambos justificando o porquê da escolha.

castelo-de-neuschwanstein_105865-789-4128021-8450318

Explore o livro: capa, páginas, texto, cartas, ilustrações. Identifique conhecimentos anteriores: explique o que eles sabem, crie hipóteses e preveja o que pode ou deve acontecer na história. Leia esta história para as crianças: crie uma “atmosfera encantadora” fielmente, sem omissões ou adaptações explore alguns aspectos: nomes, citações e descrições de personagens, palavras interessantes, expressões “diferentes” e repetição.

Gostou de aprender sobre reconto?

Temos vários textos no Demonstre sobre contos, um deles, esse aqui especialmente, acredito que você vá gostar: 5 atividades com contos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.