Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.
E hoje vamos falar de Reprodução e desenvolvimento, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.
A reprodução e o desenvolvimento dos seres humanos é m processo muito complicado que envolve vários parâmetros, um processo que vem desde a fecundação até o nascimento do individuo.
Todo esse desenvolvimento e a reprodução é baseada em diversos processos que envolvem os órgãos masculinos e femininos, como os órgãos genitais masculinos e femininos, assim passando pelo processo de fecundação, gastrulação até o processo de nascimento.
A Reprodução humana é a fecundação que quando o óvulo é liberado pelo ovário, ele fica disponível para fertilização na tuba uterina. Geralmente, ele sobrevive por aproximadamente 36 horas, tempo que corresponde ao período fértil da mulher.
Sistema reprodutor humano Masculino.
Sistema reprodutor humano feminino.
O sistema genital feminino é formado internamente por dois ovários, duas tubas uterinas, ovidutos ou trompas de falópio e o útero. A vagina é um canal com abertura para o exterior do corpo, comunicante com a vulva ou pudendo. Os pares de ovários, com morfologia arredondada e diâmetro médio de 4cm, responsáveis pela formação e maturação de gametas e produção de hormônios (estrógeno e progesterona), seguem disposição bilateral.
A partir da base ou colo do útero, projeta-se a vaginal. Esse órgão, além de receber o pênis durante a relação sexual, também conduz a secreção menstrual e permite, com sua elasticidade, a dilatação que proporciona o nascimento do feto na ocasião do parto.
O sistema genital é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais secundários, tendo como finalidade a reprodução da espécie.
O sistema genital masculino compreende dois testículos, bolsa escrotal (ou escroto), dois epidídimos, dois ductos deferentes, dois ductos ejaculatórios, uretra, pênis e as glândulas anexas: uma próstata, duas glândulas vesiculosas e duas glândulas bulbouretrais.
Fecundação é como chamamos a união entre o gameta masculino, denominado espermatozoide, e o gameta feminino, que é o ovo ou óvulo, que resulta na formação da célula-ovo, também denominada zigoto, que é a primeira célula que forma um novo ser.
Um processo que acontece logo após a fecundação de um gameta feminino (óvulo) por um gameta masculino (espermatozóide), forma-se o ovo ou zigoto. Os ovos dos animais possuem um material nutritivo denominado vitelo, cuja concentração e distribuição diferem conforme a espécie. Podemos classificar os ovos em isolécitos, mesolécitos, megalécitos e centrolécitos. Isolécitos ou oligolécitos são ovos que contêm pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuído pelo citoplasma. São característicos de poríferos, equinodermos, protocordados e mamíferos (nestes são chamados de alécitos).
As células resultantes da divisão do zigoto são chamadas blastômeros. A primeira divisão celular origina dois blastômeros, que logo se dividem, formando quatro, que se dividem novamente originando oito e assim sucessivamente. Esse é um estágio conhecido como mórula, pelo fato de o embrião apresentar forma semelhante a de uma amora microscópica.
A mórula chega ao útero e observa-se a penetração de líquidos em seu interior. Gradativamente se verifica a formação de uma cavidade, que é denominada blastocele. Temos nessa fase o chamado blastocisto, que é formado por uma camada de células dispostas externamente, que recebe o nome de trofoblasto, e por uma massa de células internas, o embrioblasto.
O processo que ocorre uma invaginação nos tecidos do embrião, formando os folhetos embrionários. Em humanos, a gastrulação dá origem a um disco embrionário com três lâminas, ou três folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblásticos.
A maioria dos mamíferos é gerada dentro da barriga de sua mãe, em uma estrutura chamada útero, até o nascimento. Outras espécies, como alguns cangurus, se desenvolvem dentro de uma bolsa de pele chamada marsúpio; enquanto ornitorrincos e équidnas, animais da Nova Zelândia, botam ovos.
O processo normal de nascimento apresenta basicamente três partes: dilatação, nascimento propriamente dito e expulsão da placenta. Em gestações sem complicação e de baixo risco, o parto em casa ou em um centro de nascimentos é tão seguro quanto aquele realizado em hospital. Como observamos o nascimento, não é na realidade o começo da vida. Ao nascer o recém-nascido já tem uma carreira pessoal de nove meses de duração.
O processo do nascimento em si consiste do desvanecimento, ou adelgaçamento da cérvix, sua dilatação para aproximadamente 10 cm e a expulsão do feto do útero por meio do canal de parto. O processo todo é acompanhado por contrações do útero. O trabalho de parto costuma ser mais longo para as primigestas (aquelas mulheres que estão concebendo pela primeira vez) e mais curto para as multíparas (aquelas que tiveram duas ou mais gestações).
Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Reprodução e desenvolvimento. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta