Tecidos celulares em animais e humanos

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Tecidos celulares em animais e humanos, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Tecidos celulares em animais e humanos

A histologia é o ramo da Biologia que estuda os tecidos, sua origem, sua diferenciação celular, estrutura e funcionamento. Os animais são seres multicelulares, ou seja, constituídos por um grande número de células que trabalham todas juntas.

Tecidos celulares em animais e humanos

A vantagem disso é que podem dividir e desempenhar funções diferenciadas, conferindo eficiência ao organismo. Essa quantidade e variedade de tipos celulares permite o surgimento dos tecidos corporais.

O tecido corresponde a um grupo de células semelhantes e altamente integradas que desempenham uma determinada função.

Estrutura dos tecidos epiteliais

epiderme3-4257130-9295494-3063741

O tecido epitelial, denominado de epitélio, é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, que reveste externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados (como o ser humano) e realiza também a delimitação das cavidades internas, bem como a formação de órgãos e glândulas.

Função dos tecidos epiteliais

A principal função do tecido epitelial é revestir a superfície externa do corpo, as cavidades corporais internas e os órgãos. Ele também apresenta função secretora. A Proteção e revestimento (pele); Secreção (estômago); Secreção e absorção (intestino); Impermeabilização (bexiga urinária).

Videos sobre tecidos epiteliais:

https://youtube.com/watch?v=x6S7yhxS4A0

Estrutura dos tecidos conjuntivos

tecido-conjuntivo-5001815-1265857-8376239

Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras.

Função dos tecidos conjuntivos

Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica. Isso varia, principalmente, de acordo com a composição da matriz e do tipo de células presentes.

Videos sobre tecidos conjuntivos:

Tecidos conjuntivos especiais

20170329-tecidos-conjuntivos-7027329-2519673-1757218

Os s tecidos conjuntivos especiais são os tecidos adiposo, elástico, reticular, mucoso, cartilaginoso e ósseo. O tecido adiposo será enfatizado e abordado separadamente devido à importância do conhecimento mais aprofundado do tema para a correta abordagem terapêutica no tratamento pós-operatório de abdominoplastias.

Cartilagem, ósseo

A cartilhagem é formada por células denominadas condroblastos e condrócitos. Os condroblastos produzem grande quantidade de fibras proteicas; quando sua atividade metabólica diminui, passam a ser denominados condrócitos.

O tecido ósseo é o principal componente dos ossos. É bem mais resistente que o cartilaginoso, pois é constituído de uma matriz rígida (formada basicamente por fibras colágenas e sais de cálcio), e composto por vários tipos de células; osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

Videos sobre Tecidos conjuntivos especiais:

Tecido sanguíneo

as-hemacias-tambem-sao-chamadas-globulos-vermelhos-540f557188d27-3247787-3935847-4912418

O sangue (originado pelo tecido hemocitopoiético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa. Os constituintes celulares são: glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos); glóbulos brancos (também chamados de leucócitos).

Videos sobre Tecido sanguíneo:

Origem das células sanguíneas

illu_blood_cell_lineage_28pt29-3550509-1349232-6604094

Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas. Dois tipos de glóbulos brancos, as células T e B (linfócitos), também são produzidos nos gânglios linfáticos e no baço, e as células T são produzidas e amadurecem no timo.

Videos sobre células sanguíneas:

Componentes do sangue humano

o-sangue_20617_l-6329954-7081266-7036887

O sangue é composto por uma parte líquida e uma parte sólida. A parte líquida é chamada de plasma, sendo que 90% dessa parte é somente água e o restante é composto por proteínas, enzimas e sais minerais.

A parte sólida é composta por elementos figurados, que são as células como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas e que desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Videos sobre sangue humano:

Tecidos musculares

musculoesqueletico-2752751-6310782-6746507

Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento protéico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.

Videos sobre Tecidos musculares:

Tecido nervoso

tecido-nervoso-6716704-1665788-4213782

O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Os neurônios transmitem os impulsos nervosos e as células da glia atuam junto com eles.

Tem afunção do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo. Tudo acontece de forma muito rápida. Através dos neurônios, o sistema nervoso recebe estímulos, decodifica as mensagens e elabora respostas.

Videos sobre Tecido nervoso:

Formação de tecidos e órgãos

formac3a7c3a3odostecidos-7129299-2328514-8769752

Os tecidos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.

Videos sobre Formação de tecidos e orgãos:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Classificação Biológica e os Seres simples. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.