Aluno online: interação e aprendizado

Hoje nós vamos falar sobre o aluno online e o processo de aprendizado que envolve esse tipo de aluno. Consegui um bom engajamento dos Estudantes online é um dos maiores desafios para o professor que tenta fazer uma boa conexão aluno.

A verdade é que o aluno online tem uma dinâmica de aprendizado e interação diferente dos alunos presenciais, afinal, cada aluno online estuda de um local diferente e normalmente em horários diferentes, e não em turmas onde há interação usual com professor e estudante.

Contudo, os professores precisam encontrar formas de promover uma maior interação e um maior engajamento do Aluno Online,  e é sobre isso que vamos falar hoje.

Acompanhe a seguir.

O aluno online no dia a dia

Ser um  um aluno online é uma grande comodidade,  pois permite que possamos estudar conforme os horários que temos disponíveis e de nossa própria casa o outro local em que possamos acessar o ambiente de aprendizado online.

Fazer um curso online é uma excelente forma de obter uma formação para as pessoas que não tem tempo de frequentar um curso presencial.

E hoje em dia existem muitas graduações a distância,  o que significa,  que o aluno vai fazer um curso superior inteiro com pouquíssimas momentos de interação presencial com seus colegas e professores.

E evidentemente essa nova dinâmica faz com que os docentes precisem elaborar metodologias didático-pedagógicas diferenciadas para se adequarem a esta realidade do aluno.

Eu consegui fazer isso com ele que envolve superar diversas dificuldades que acontecem com aluno online.  Vamos entender melhor seguir.

As dificuldades do Aluno Online 

Uma das maiores dificuldades do aluno online é manter motivado engajado do processo de ensino-aprendizagem durante todo o tempo do curso.

Man using laptop Free Photo

Isso não quer dizer que o aluno seja um estudante menos dedicado o interessado em aprender,  mas sim que este indivíduo que faz um curso à distância  já o faz,  provavelmente, porque não tem tempo de se dedicar um curso presencial,  e  precisa dividir o seu tempo com trabalho, família e estudos.

Todo mundo que estuda e trabalha ao mesmo tempo, ou já passou por essa experiência em algum momento de sua vida, sabe que conseguir equilibrar esses dois contextos um grande obstáculo e muitas vezes acaba interferindo negativamente no processo de aprendizagem.

E esse não é o único obstáculo.

O aluno online está literalmente é um clique de coisas como redes sociais,  jogos, vídeo e outras ferramentas de diversão online.

Agora imagine uma pessoa que trabalha o dia todo e chega em casa para estudar um em curso à distância a noite. Resistir à tentação de ficar passando o tempo nas redes sociais ou fazer algo lúdico depois de um dia todo de trabalho é um grande desafio, não concorda?

E como professor vai lidar com isso no dia a dia ao trabalhar com aluno online? Evidentemente apenas falar ou chamar atenção do estudante não resolve,  principalmente se for um aluno adulto. 

A alternativa para solucionar esse problema retornar ao processo de aprendizado online mais interessante do que qualquer outra coisa que o jovem queira vai fazer naquele momento.

Em outras palavras, o professor precisa elaborar uma metodologia de ensino que  seja capaz de motivar o aluno  a participar, para engajar este aluno nos processos de ensino e aprendizagem em que estão sendo desenvolvidos a distância.

Como promover uma melhor participação e interação do aluno online nos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos a distância?

Ao invés de tentar competir com a internet e suas ferramentas lúdicas O melhor é se apropriar delas. Usar vídeos interativos,  jogos  que tenham um teor pedagógico  e criar espaços de interação online  para os alunos e professores do curso, e que sejam divertidos, semelhantes às já conhecidas redes sociais,  são boas estratégias, fáceis de aplicar em uma metodologia de ensino online.

Como o professor aprende a elaborar uma metodologia de ensino adequada ao aluno online?

Trabalhar com estudantes são chamados os cursos a distância  à distância ou EAD  requer que o professor tenha conhecimentos específicos que somente podem ser adquiridos através de uma boa formação de professores.

Entenda as necessidades do Aluno Online

O docente que trabalha com aluno online precisa compreender que esse Estudante tem um perfil diferenciado daqueles alunos que frequentam cursos presenciais.

Caucasian man working shoot Free Photo

Portanto,  além de usar recursos lúdicos e interativos como vídeos com boa estrutura e criar espaços de interação online para diálogo e aprendizado,  o  professor precisa ter um claro entendimento de quem é o aluno online.

É importante compreender que a motivação em sala de aula não pode ser construída com sucesso sem o entendimento das necessidades do aluno,  pois não é possível motivar uma pessoa cuja as demandas e interesses você desconhece.

E sem motivação o processo de ensino e aprendizagem a distância não se sustenta,  e o aluno online  pode acabar até mesmo desistindo do curso.

E nisso a comunicação e interação por meio de redes sociais virtuais  pode ser muito útil.

É importante que os cursos a distância pensem  espaços de interação online dentro dos ambientes de aprendizagem virtual onde os estudantes possam conversar e se expressar,  falando de suas necessidades e outras coisas que possam estar passando pela sua cabeça com relação ao curso.

Esses espaços servem também para que os professores possam conversar com os alunos e interagir com eles, conhecendo o estudante e compreendendo as suas necessidades.

Em um ambiente de aprendizado presencial tais espaços não são necessários, pois o diálogo se dá no dia a dia da sala de aula.  mas em um ambiente de aprendizagem online é preciso criar ferramentas que propiciem essa interação a distância.

Confira outras dicas importantes a seguir.

Por que é importante entender as necessidades do Aluno Online?

Quando o professor compreender as demandas do aluno ele consegue formular meios mais eficientes de ajudar a si alguno aprender,  e de encaixar o estudante no processo de aprendizagem,  fazendo-o  participar com mais empenho e dedicação no curso. 

Quais são os métodos que eu posso utilizar para engajar melhor o aluno online no processo de ensino e aprendizagem?

É sempre uma boa ideia diversificar os materiais,  inclua no seu  planejamento de ensino o uso de diferentes fontes e recursos pedagógicos, assim você vai tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Quais recursos eu posso utilizar como materiais no meu planejamento de ensino para envolver o aluno online com a minha aula?

Inclua bom vídeos que tem uma estrutura bacana,  mas também pensa em Recursos como slides,  e-books  e também pense em algumas transmissões ao vivo onde você possa interagir em tempo real com o aluno.  Tudo isso vai propiciar um maior engajamento dos Estudantes com o curso e com a sua disciplina.

O aluno online: dicas finais

O ensino à distância é  uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade atual,  e tudo indica que com o passar do tempo veremos um número crescente de aluno online, dada a facilidade de ingressar em cursos online e a variedade de cursos disponíveis.

Close up of woman typing on laptop in coffee shop Free Photo

É fundamental, portanto, que os docentes que vão trabalhar com essa dinâmica de ensino à distância preparar-se adequadamente para que seus processos de ensino atendam as demandas do Aluno Online.

E mesmo nas faculdades e universidade presenciais, os portais e ambientes de aprendizado virtuais têm cada vez mais recursos que podem e devem ser usados pelos docentes como complementos e facilitadores da aprendizagem.

Essa foi uma das nossas dicas de hoje,  conte pra gente o que você achou nos comentários e até a próxima!

10 Sites de Jogos

A tecnologia trouxe muitos benefícios á nós seres humanos, cada vez mais inovando em smartphone e computadores, com isso vem surgindo diferentes sites que podem estar nos auxiliando no nosso dia-a-dia. Com tudo falaremos de “10 Site de Jogos”.

Para facilitar a vida dessas pessoas, aplicativos e sites foram criados com vários propósito. Resolvemos estar avaliando diferentes tipos de sites que ajuda vai estar ajudando você no dia-a-dia.

10 – SITES DE JOGOS

A diversos sites de jogos na internet, sempre buscando inovar no mercado de jogos, sites pagos ao grátis, muitos confiáveis outros deixam a desejar em algum quesitos.

untitled-design-21-6187690-4199940

Os pais sempre procuram um site confiável que possam deixar seus filhos na internet sem risco para eles. No entanto, sites buscam sempre inovar na item “segurança”, para que pais deixem seus filhos navegar sem medo.

NET JOGOS – SITE DE JOGOS

Também é de realçar que este portal disponibiliza uma ferramenta que inclui vários jogos com sites próprios.

download-105-4527765-5444321

Um site completo que contém diversas categoria de jogos, que sempre estar inovando no mercado de jogos.

Funcionalidade do Site Net Jogos :

É um site de jogos português que se encontra dividido nas seguintes categorias: ação, puzzles, aventura, desporto, jogos de casino e jogos multiplayer.

Pontos Positivos do Site Net Jogos:

  • Cada categoria tem mais de 50 jogos disponíveis.
  • todas as semanas surgem novos.
  • Jogabilidade.
  • É grátis.

Pontos negativos do Site Net Jogos:

  • Anúncios.
  • Demora pra carrega os jogos.
  • Falta de uma versão plus.

Mais uma vez anúncios sendo o ponto negativo do site, anúncios ainda deixa muito a desejar, portanto uma versão plus fariam um grande sucesso.

O JOGOS – SITE DE JOGOS

O Jogos é um dos sites brasileiros de jogos online mais populares.

download-106-3147342-9182083

É, sem dúvida, um dos sites de jogos mais completos que se encontra a funcionar na internet.

Funcionalidade do Site O Jogos:

Ele apresenta dezenas de categorias diferentes, como: jogos novos, mais jogados, jogos sociais, jogos com prémios, jogos de avatar, jogos de culinária, entre outros.

Pontos Positivos do Site O Jogos:

  • Site Completo.
  • Grande acervo de jogos.
  • Rapidez na pesquisa.

Pontos negativos do Site O Jogos:

  • Demora para abrir o jogo.
  • Anúncios.

Os jogos “Fazenda Feliz”, “Galaxy Life” e “Culinária da Sara” são apenas alguns dos jogos mais populares. Um site de uma complexidade enorme, bem avaliado.

MINICLIP – SITE DE JOGOS

O Miniclip é um site inglês de jogos online que também conta com uma versão em português.

download-107-1403072-6156583

Conta com um acervo grande de jogos, de todas as categorias: destacam-se o “8 Ball Pool Player”, o “Club Penguin”, o “London 2012 Olympic Games”, o “Robots vs Zombies”, entre outros.

Funcionalidade do Site Miniclip:

Neste portal, podem ser encontradas várias categorias de jogos distintos, como: Ação, Verão, Futebol, 3D, Acrobacias, Desportos Motorizados e Puzzle.

Pontos Positivos do Site Miniclip:

  • O registo grátis para a criação de um perfil de jogador com estatísticas e prémios.
  • Diversos jogos.
  • Grátis.
  • Seguro.

Pontos negativos do Site Miniclip:

  • Fato de usarem time fictícios em alguns jogos.
  • Anúncios.

Um site que contém um grande acervo de jogos, que vem sempre se destacando por ser bem avaliado por outras plataformas.

CLICK JOGOS – SITE DE JOGOS

O Click Jogos é um dos sites brasileiros de jogos online mais completos do mercado.

download-108-4948695-5541175

Um site que também podem ser encontrados jogos mais recentes, como o Batman, Dragon Ball, Naruto e muitos outros.

Funcionalidade do Site Click Jogos:

Ele apresenta dezenas de categorias diferentes, onde podem ser encontrados todos os jogos clássicos de computador, como o Sonic, Super Mário, Warcraft, entre outros.

Pontos Positivos do Site Click Jogos:

  • Encontra jogos femininos.
  • É brasileiro.
  • Grátis.
  • Complexidade.

Pontos negativos do Site Click Jogos:

  • Anúncios atrapalhando jogos.
  • Usabilidade.

Um site que contém diversas categorias, que buscam atender o mercado de jogos grátis, portanto é um site bem avaliado e confiável para os pais deixarem seus filhos navegarem sem medo.

1001 JOGOS – SITE DE JOGOS

O 1001 Jogos é um site português de jogos online com mais de 3500 games disponíveis.

download-109-4421950-8545345

Tem categorias de habilidade e de raciocínio para todas as faixas etárias, embora o público alvo seja as crianças e os adolescentes.

Funcionalidade do Site 1001 Jogos:

Ele oferece registo gratuito com jogos de disfarces, de animais, de maquilhagem e de aventuras para meninas e jogos de corridas, de ação e de desporto para meninos.

Pontos Positivos do Site 1001 Jogos:

  • É um site seguro.
  • Recomendado.
  • Possui atualizações diárias de novos jogos.
  • Oferece registo gratuito.

Pontos negativos do Site 1001 Jogos:

  • Anúncios.
  • Demora pra carregar jogos.

Um ótimo site para todas as faixas etárias, bem avaliado por outras plataformas.

ROUND GAMES – SITE DE JOGOS

O Round Games é um site extremamente fácil de usar, visto que na página principal aparecem todos os games disponíveis e já divididos nas seguintes categorias.

maxresdefault-1-1-3194320-2840837

Um site que também podem ser encontrados jogos mais recentes.

Funcionalidade do Site Round Games:

O site conta com seguintes categorias: Girl, Simulation, Classic, Action, New, Kids, Skill, Puzzle, Sport, Platform, Race, Flying, TV and Movies, Funny e Popular Games.

Pontos Positivos do Site Round Games:

  • Não precisa de registo.
  • É um site seguro.
  • Recomendado.
  • Possui atualizações diárias de novos jogos.

Pontos negativos do Site Round Games:

  • Site estrangeiro.
  • Anúncios.
  • Anúncios atrapalhando jogos.
  • Usabilidade.

Um site que contém diversas categorias, que buscam atender o mercado de jogos grátis, portanto é um site bem avaliado e confiável para os pais deixarem seus filhos navegarem sem medo.

BRINCAR –  SITE DE JOGOS

É muito fácil pesquisar jogos neste portal, uma vez que existe um campo de pesquisa que lhe permite encontrar os seus jogos preferidos.

download-110-4545174-2218645

As categorias principais estão divididas da seguinte forma: pensar, desporto, habilidade, meninas, ação, multiplayer, carros, aventura e recorde

Funcionalidade do Site Brincar:

O Brincar é um site português de jogos online.

Pontos Positivos do Site Brincar:

  • Interface bastante agradável.
  • Muito intuitivo.

Pontos negativos do Site Brincar:

  • Anúncios.
  • Demora pra carregar jogos.

Um ótimo site para todas as faixas etárias, bem avaliado por outras plataformas.

FREE ONLINE GAMES – SITE DE JOGOS

O Free Online Games é um site inglês que permite jogar online.

images-37-2166605-2944138

Depois, só precisa de navegar pelas categorias principais: top rated, most played, scoreboard games, new games, race games e shooting games.

Funcionalidade do Site Free Online Games:

O Free Online Games é um site inglês que permite jogar online através de um registo simples e gratuito ou depois de ter iniciado a sua sessão no Facebook

Pontos Positivos do Site Free Online Games:

  • Interface bastante agradável.
  • Muito intuitivo.

Pontos negativos do Site Free Online Games:

  • Anúncios.
  • Demora pra carregar jogos.

Apesar de ter poucas categorias, possui gráficos de excelente qualidade, sendo que os jogos mais populares são: o “Spartacus”, o “Sim Taxi”, o “Dirt Bike”, o “Street Sesh”, entre outros.

JOGOS 10 – SITE DE JOGOS

A página principal apresenta uma lista dos vários tipos de jogos existentes que, neste momento, são mais de 9 mil games.

download-111-2802195-3742049

Para facilitar a pesquisa, os jogos estão divididos em categorias, sendo que as mais procuradas são: Futebol, Mário, Corrida, Moto e Guerra.

Funcionalidade do Site Jogos 10:

O Jogos 10 é um site português de jogos online.

Pontos Positivos do Site Jogos 10:

  • Não obriga a qualquer tipo de registo.
  • Interface bastante agradável.
  • Muito intuitivo.

Pontos negativos do Site Jogos 10:

  • Anúncios.
  • Demora pra carregar jogos.

Um ótimo site para todas as faixas etárias, bem avaliado por outras plataformas.

FRIV – SITE DE JOGOS

A página principal está repleta de imagens que, ao passar o rato por cima, dá o nome do respetivo jogo.

images-38-5126994-6068327

Depois, é só clicar e começar a jogar.

Funcionabilidade do Site Friv:

O Friv é um site de jogos online com centenas de games disponíveis.

Pontos Positivos do Site Friv:

  • Não precisa de registo.
  • É um site seguro.
  • Recomendado.
  • Possui atualizações diárias de novos jogos.

Pontos negativos do Site Friv:

  • Anúncios.
  • Demora pra carregar jogos.

O Friv não está dividido em categorias, mas contém jogos para todos os gostos e géneros.

Acabamos de avaliar sites que vai facilitar sua vida de alguma maneira, na hora de procurar ” sites de jogos”. Se você gostou compartilhe em suas redes sociais, ou até mesmo com os amigos e familiares.

10 aplicativos para estudar o corpo humano

O corpo humano é uma máquina fascinante e complexa.

Por causa dessa complexidade, o ensino das estruturas que o formam, assim como suas funcionalidades e importância, podem ser um desafio para professores do Ensino Infantil e Fundamental.

Se antigamente era complicado encontrar materiais elucidativos e que prendessem a atenção do aluno, hoje, com a chegada da tecnologia, o ensino do corpo humano ganhou novas facetas através de aplicativos que reproduzem com perfeição ossos, órgãos e sistemas completos.

Atlas de anatomia, reproduções em 3D, quizzes e flash cards são só alguns exemplos de ferramentas disponíveis no mercado, e que promovem um aprendizado muito mais interativo dentro e fora da sala de aula.

Aplicativos para estudar o corpo humano

Assim, para que professores possam preparar aulas muito mais didáticas e interessantes, separamos neste artigo os dez melhores aplicativos sobre corpo humano, capazes de envolver qualquer aluno nas aulas de ciências. Confira!

Obs: Nossa lista concentra grande parte de aplicativos em inglês, pois são os melhores e mais completos do mercado, no entanto, temos boas aplicações em português prestigiadas no texto. Sugiro uma interdisciplinaridade no decorrer do projeto.

1. Educa Explorer Corpo Humano: explore os diferentes sistemas do corpo humano

O Educa Explorer Corpo Humano é um jogo educativo que traz peças de ossos e órgãos para que o aluno possa montar um esqueleto completo. Um aplicativo para estudar o corpo humano acompanha o jogo, estando disponível para Android e IOS que o complementa, explicando de forma interativa cada estrutura do jogo.

Apesar de complementares, é possível baixar somente o aplicativo e utilizá-lo em uma versão DEMO, onde somente o esqueleto e o sistema muscular estão disponíveis. Caso queira desbloquear os demais sistemas, é necessário pagar pelo aplicativo ou capturar o código QR disponível na caixa do jogo, caso o tenha.

O aplicativo é bastante didático, tem interface intuitiva e é muito fácil de mexer. Pode ser utilizado em smartphones, Iphone, Ipad ou Ipod touch com IOS 7.0 ou posterior. É dividido em sistemas e possibilita dois modos de navegação: explorar e perguntas.

No modo de exploração é possível ver os diferentes sistemas (circular, respiratório, muscular e outros) em uma imagem tridimensional e uma pequena introdução ao assunto. Também é possível manipular a imagem com o touch screen, e clicar nas partes destacadas para ver o nome da estrutura e uma breve descrição.

No modo perguntas, questões sobre a localização das estruturas são formuladas e o aluno deve localizá-las no desenho, pontuando conforme seus erros ou acertos.

O professor pode utilizar a ferramenta de forma expositiva, projetando o aplicativo através do Ipad, utilizando-o como apoio para suas explicações. O quiz é muito dinâmico e é uma forma de estimular a participação dos alunos dentro da sala de aula.

2 3454340 2557107
3 7336833 8700879

Funcionalidades do aplicativo Educa Explorer Corpo Humano:     

  • Visualização completa do corpo e estruturas através de imagem tridimensional;
  • Permite manipular a imagem de forma interativa com o touch screen;
  • Apresenta conteúdo descritivo simples e de fácil assimilação;
  • Quiz dinâmico para avaliação do aprendizado.

Pontos positivos do aplicativo:

  • Imagens de ótima qualidade e resolução;
  • Muito interativo, possibilita girar, aumentar e diminuir a imagem de forma dinâmica;

Pontos negativos do jogo:

  • O aplicativo trava em alguns momentos;
  • É pago, caso você não tenha o jogo;
  • Quiz não pode ser respondido em módulos, ou seja, as questões são feitas de forma aleatória, necessitando que todo o conteúdo já tenha sido estudado.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0):

  • Usabilidade: 4.0
  • Desempenho: 3.5
  • Interface: 4.0
  • Interatividade: 4.0
  • Média geral do aplicativo: 87 – Ótimo. É um bom aplicativo, possui imagens de alta qualidade e é uma ótima ferramenta para ser utilizada como apoio de aulas expositivas.

2. Speed Anatomy Quiz: acerte as estruturas anatômicas o mais rápido que conseguir

4 2480950 6931187

Este é um jogo de anatomia humana que testa a velocidade e memória do aluno. É um quiz em que o jogador tem que apontar os órgãos e estruturas em uma imagem do corpo humano com a maior precisão e o menor tempo possível. Conforme essas variáveis e a quantidade de erros e acertos, o aluno vai pontuando e passando para as diferentes fases do jogo.

É dividido por sistemas (muscular, excretor, digestivo e outros) e apresenta estruturas mais detalhadas, ideal para ser aplicado em aulas do Ensino Fundamental.

Pode ser utilizado em smartphones e tablets com sistema operacional Android e em Iphone, Ipad, Ipod touch com IOS 6.0 ou superior. É pago, mas tem uma versão gratuita.

Esse jogo pode ser indicado aos alunos para que eles pratiquem em casa, ou ser utilizado pelo professor durante a aula, dividindo a sala em turmas em um verdadeiro campeonato, projetando o aplicativo através de um Ipad ou tablet.

5 9186280 7027073
6 1 6323761 7471345

Funcionalidades do Speed Anatomy Quiz:

  • Permite apontar órgãos e estruturas em uma imagem detalhada e realista do corpo humano;
  • 28 níveis com sistemas detalhados;
  • Sistema de pontuação e rankeamento baseado nos acertos, erros, velocidade e precisão;
  • Disponível em cinco idiomas (inglês, francês, alemão, italiano e espanhol);
  • Permite ampliar a imagem para maior precisão.

Pontos positivos do aplicativo:

  • Estimula o raciocínio rápido;
  • Auxilia a memorização das estruturas do corpo humano;
  • Promove maior interatividade e participação dos alunos com o conteúdo exposto pelo professor;
  • Funciona bem e não trava.

Pontos negativos do aplicativo:

  • Não está disponível em português;
  • Design não é muito atraente;
  • Não possui nenhum descritivo dos sistemas e órgãos, o foco do jogo são os nomes das estruturas e sua localização no corpo.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0):

  • Usabilidade: 3.5
  • Desempenho: 4.0
  • Interface: 3.0
  • Interatividade: 4.0
  • Média geral do aplicativo: 3,62 – Ótimo. É um aplicativo um pouco mais difícil de trabalhar em sala de aula. Porém, é uma ferramenta de estudo que pode ser indicada aos alunos que se interessarem pelo assunto e quiserem saber mais.

3. The Human Body: descobrindo o corpo humano com as crianças

O The Human Body é um aplicativo desenvolvido pela Tinybop, que permite que crianças descubram o corpo humano, do que ele é feito e como funciona.

Voltado para o Ensino Infantil, esse aplicativo tem um design encantador e divertido, capaz de entreter qualquer criança.

É uma verdadeira viagem para o interior do corpo humano através de um boneco virtual. Tudo no aplicativo é muito interativo e cada parte do corpo é animada: o coração bate, o pulmão respira, os olhos enxergam, a pele sente, tudo bem real e divertido.

É possível usar o microfone para provocar reações no sistema auditivo, alimentar o boneco observando o sistema digestivo e usar a câmera para enviar imagens através dos olhos.

Para professores que possuem classes infantis com um número menor de crianças é possível utilizar o aplicativo em aulas mais descontraídas, reunindo a turma e convidando os alunos a interagir no Ipad.

O aplicativo custa USD3.99, está disponível em 50 idiomas, inclusive português, e é compatível com Iphone, Ipad, e Ipod Touch e requer sistema IOS 7.0 ou superior.

8 6443072 3555192
9 5698632 3815183

Funcionalidades do aplicativo The Human Body:

  • Permite observar o funcionamento do corpo humano através da interação com um boneco virtual;
  • Interatividade por meio de diversos recursos como câmera, microfone e touch screen;
  • Sete sistemas de anatomia básica disponíveis: esquelético, circulatório, muscular, nervoso, respiratório, digestivo e imunológico.

Pontos positivos do app:

  • Alta interatividade entre o aplicativo e o aluno;
  • Preço justo pelo que o aplicativo oferece;
  • Design atraente, leve e muito divertido;
  • Disponível em diversos idiomas;
  • Funciona bem e não trava.

Pontos negativos do app:

  • Não está disponível para Android.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) da aplicação:

  • Usabilidade: 5.0
  • Desempenho: 4.5
  • Interface: 5.0
  • Interatividade: 5.0
  • Média geral do aplicativo: 87 – Excelente. Uma das melhores ferramentas de apoio no ensino de corpo humano para crianças. É muito interativo e divertido. Encantador para crianças e adultos.

4. Virtual Human Body: atlas de anatomia digital

Este aplicativo é um atlas digital de anatomia.

É possível localizar os diversos órgãos, estruturas e suas funções através de um boneco virtual com imagens bem detalhas e realistas do corpo humano.

Apresenta 11 sistemas, 1000 estruturas nomeadas e definidas, além de um dicionário anatômico.

É um excelente guia de estudo e consulta para professores e fonte de material para preparação de aulas. As imagens do Virtual Human Body são de excelente qualidade e podem ser utilizadas em aulas expositivas. Além disso é possível projetar o aplicativo com o auxílio de um Ipad e aproveitar as suas funcionalidades dentro da sala de aula.

É compatível sistema Android e dispositivos Apple com IOS 4.3 ou superior, e custa USD4.99.

11 4654730 3754621
12 1117916 5746719

Funcionalidades do aplicativo Virtual Human Body:

  • Permite a visualização dos diversos sistemas que compõem o corpo humano;
  • Possibilita a sobreposição de sistemas, a fim de visualizar suas inter-relações;
  • Três modos de visualização;
  • Marcadores que dão acesso às estruturas;
  • Ferramenta de zoom (permite ampliar até 16 vezes do tamanho original);
  • Ferramenta de camada (permite visualizar seções transversais);
  • Diversos ângulos de visão;

Pontos positivos:

  • Imagens de alta qualidade e bastante realistas;
  • Fácil navegação e acesso à informação;
  • Interface intuitiva;
  • Motor de busca para localizar estruturas;
  • Disponível em português.

Pontos negativos:

  • O aplicativo é um pouco pesado e trava com frequência;
  • Não tem versão gratuita ou DEMO.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do app Virtual Human Body:

  • Usabilidade: 3.0
  • Desempenho: 4.0
  • Interface: 4.5
  • Interatividade: 3.5
  • Média geral do aplicativo: 75 – Ótimo. Uma importante ferramenta na preparação de aulas expositivas. Apesar de abranger conteúdos mais complexos, se bem selecionados, podem ser de grande valia dentro da sala de aula.

5. Anatomy Flash Cards: cartões de estudo da anatomia humana

13 2761346 1981449

O uso de Flash Cards na educação já é bastante comum e tem se mostrado muito eficiente dentro e fora da sala de aula.

Esse aplicativo traz Flash Cards de anatomia humana coloridos e esquematizados, que incluem todos os sistemas humanos.

Cada cartão possui dois lados, ambos ilustrados, mas um com as estruturas numeradas e outro com os nomes de cada parte.

Os cartões podem ser selecionados por sistemas ou por estrutura anatômica.

Este aplicativo pode ser indicado aos alunos como ferramenta de estudos, ou o professor pode utilizá-los em sala de aula, a fim de ilustrar aulas expositivas.

Essa ferramenta é gratuita, compatível com iPhone, iPad, e iPod touch com IOS 4.3 ou posterior e também com dispositivos com sistema operacional Android.

14 2433574 2102051
15 9787344 9006936

Funcionalidades do app Anatomy Flash Cards:

  • Flash Cards do sistema muscular, nervoso, digestivo, urinário, reprodutor, respiratório e esquelético;
  • Flash Cards mais detalhados de estruturas específicas;
  • Cartões com visão anterior, posterior e lateral das estruturas;
  • Permite acessar cards de estruturas mais específicas ao tocá-las nos cards mais abrangentes;

Pontos positivos:

  • Acesso fácil ao conteúdo;
  • Auxilia a memorização de nomes e localização das estruturas;
  • Ilustrações coloridas e esquematizadas.

Pontos negativos:

  • Somente em inglês;
  • Interface não é agradável nem intuitiva;
  • Presença de cookies e publicidade.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do app Anatomy Flash Cards:

  • Usabilidade: 3.5
  • Desempenho: 3.0
  • Interface: 3.0
  • Interatividade: 3.0
  • Média geral do aplicativo: 12 – Bom. Esse aplicativo é um bom guia de estudos rápidos e uma ferramenta de memorização. Porém deixa a desejar quanto à interatividade.

6. This is my body: explore as principais funções do corpo com as crianças

16 4368565 2219712

Como o “The Human Body”, este também é um aplicativo voltado para o Ensino Infantil.

O aplicativo apresenta informações sobre aspectos importantes do corpo humano através de uma metodologia lúdica com design divertido e ilustrado.

Essa ferramenta estimula as crianças a explorar e aprender as funções básicas do corpo através de um jogo guiado por sua própria curiosidade. Em cada área do aplicativo é apresentado um problema e a aprendizagem se dá na investigação e busca da solução para a questão proposta.

O aplicativo aborda questões como crescimento, os cinco sentidos, alimentação, a importância dos exercícios físicos entre outros e pode ser utilizado dentro da sala de aula, incentivando a participação dos alunos a interagir com o Ipad. Também pode ser indicado como ferramenta de aprendizado fora da sala de aula, junto com os pais.

Está disponível em cinco idiomas e custa USD2.99. É compatível com Iphone, Ipod touch e Ipad e requer IOS 8.1 ou superior.

17 7871832 3103841
18 3174184 1459465

Funcionalidades do aplicativo This is my body:

  • Possibilita que a criança descubra o corpo humano, guiada por sua curiosidade;
  • Convida a criança a interagir com o aplicativo.
  • Mais 100 ilustrações interativas;
  • Narrado por crianças;

Pontos positivos:

  • Interface intuitiva, segura e amigável;
  • Muito interativo, estabelecendo conexão com a criança durante todo o aprendizado;
  • Além do aplicativo, inclui material didático impresso para trabalhar na sala de aula.

Pontos negativos:

  • Não está disponível em português;
  • Não está disponível para Android.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do app This is my body:

  • Usabilidade: 5.0
  • Desempenho: 4.0
  • Interface: 5.0
  • Interatividade: 5.0
  • Média geral do aplicativo: 75 – Excelente. O aplicativo estabelece uma conexão com a criança, levando-a a descobrir as funções do corpo humano de forma intuitiva. Ótima ferramenta para trabalhar o assunto no Ensino Infantil.

7. 3D Órgão: visualize os órgãos do corpo de forma tridimensional

19 9961283 6534993

O 3D Órgão é um aplicativo que mostra todos os órgãos do corpo em três dimensões e alta resolução.

É possível explorar cada órgão individualmente, com acesso a uma descrição detalhada. Através do touch screen, é possível girar a imagem, assim com amplia-la ou diminui-la.

Está disponível em oito línguas, inclusive em português.

Este aplicativo é gratuito, está disponível para Android e IOS 8.1 ou superior e é compatível com Iphone, Ipod touch e Ipad.

Pode ser utilizado na sala de aula como apoio para aulas expositivas e indicado para os alunos como uma ferramenta de consulta e estudo fora da sala de aula.

20 8877622 6799643
21 3615808 2260674

Funcionalidades do aplicativo 3D Órgão:

  • Visualização 3D de órgãos do corpo humano;
  • Acesso à definições, descrições e funções dos órgãos;
  • Permite tirar screenshots;
  • Possibilita alternar entre corpo feminino e masculino;

Pontos positivos:

  • Disponível em português;
  • Descrições simplificadas e objetivas;
  • Totalmente gratuito;

Pontos negativos:

  • Interface não é muito amigável;
  • Design deixa a desejar;
  • Presença de publicidade;
  • Não possui um mapeamento detalhado do corpo humano com os nomes das estruturas, é necessário tocar no órgão para descobrir o que é.
  • O aplicativo trava com frequência.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do app 3D Órgão:

  • Usabilidade: 3.5
  • Desempenho: 3.0
  • Interface: 3.0
  • Interatividade: 3.5
  • Média geral do aplicativo: 25 – Bom. O aplicativo tem imagens boas e uma interatividade que é interessante de trabalhar em sala de aula. Porém, peca no desempenho e na interface.

8. My Incredible Body: uma viagem no interior do corpo humano

22 6278849 5365831

O My Incredible Body é um aplicativo que permite ao aluno aprender anatomia através de uma viagem 3D dentro do corpo humano.

Através desse aplicativo é possível explorar visualmente nove sistemas do corpo e ter acesso a curiosidades e informações sobre seu funcionamento.

Com imagens impressionantes e um método de ensino dinâmico, o My Incredible Body foi eleito o melhor aplicativo para ensino e aprendizagem da American Association of School Librarians.

Desenvolvido para crianças de 9 a 11 anos, esse aplicativo pode ser utilizado em sala de aula projetando a ferramenta através do notebook ou Ipad e convidando os alunos a mergulhar dentro do corpo viajando em suas diferentes estruturas. O aplicativo está disponível somente na língua inglesa, o que abre a possibilidade de trabalhar em conjunto com esta disciplina. Ou o professor pode optar em retirar o som do aplicativo e fazer suas próprias explicações conforme vai avançando nas imagens.

O aplicativo custa USD4.99 e está disponível para PC, MAC, Android e dispositivos móveis Apple que tenham IOS 6.0 ou posterior.

23 5909915 1535052
24 1614814 2730299

Funcionalidades do app My Incredible Body:

  • Disponibiliza modelos imersivos 3D, que possibilitam que o aluno mergulhe dentro do corpo humano, identificando órgãos e estruturas, assim como suas funções;
  • Permite dissecar virtualmente os modelos 3D;
  • Ferramentas de zoom e movimento;
  • Descrições podem ser lidas ou ouvidas;
  • Proporciona a sensação de “voar” entre os diferentes sistemas do corpo;
  • Possui animações educacionais que explicam as funções do corpo;
  • Quizzes para avaliar o conteúdo aprendido.

Pontos positivos:

  • Proporciona um aprendizado dinâmico com total interatividade do aluno;
  • Imagens impressionantes e de excelente qualidade;
  • Interface intuitiva, divertida e muito amigável;
  • Tem versões para desktop e mobile;
  • Rico em conteúdo e curiosidades científicas.

Pontos negativos:

  • Disponível somente em inglês.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do aplicativo My Incredible Body:

  • Usabilidade: 5.0
  • Desempenho: 5.0
  • Interface: 5.0
  • Interatividade: 5.0
  • Média geral do aplicativo: 0 – Excelente. É um aplicativo impressionante, capaz de entreter adultos e crianças. Muito completo e tudo funciona perfeitamente.

9. Enjoy learning Anatomy Puzzle: um quebra cabeça sobre o corpo humano

25 9892958 9129221

Este é um jogo do tipo quebra-cabeça, em que o estudante deve encaixar órgãos e o ossos em um corpo humano virtual no menor tempo possível.

É um jogo educacional bastante simples, divertido de jogar e que cumpre o objetivo de auxiliar na memorização dos nomes de ossos e órgãos, assim como sua localização dentro do corpo.

É dividido em três categorias: órgãos, ossos e os dois sistemas juntos.

Pode ser indicado aos alunos como uma ferramenta de estudo ou ser utilizada em sala de aula projetando o aplicativo através de um Ipad, convidando os estudantes a interagir com o jogo.

O aplicativo é gratuito, e está disponível para Android e dispositivos com IOS.

27 2767480 2141083
28 6475916 1028545

Funcionalidades do app Enjoy learning Anatomy Puzzle:

  • Possui dois modos de jogo, com diferentes níveis de dificuldade;
  • Pontuação por tempo ao realizar uma fase;
  • Sistema de rankeamento permite competir com jogadores do mundo inteiro;
  • Sistema de conquista de selos ao cumprir determinadas metas de tempo e desafios;

Pontos positivos:

  • Estimula a nomes e localização de órgãos e ossos;
  • Interface leve, não trava;

Pontos negativos:

  • Design não é atraente;
  • Não tem muitas funções;
  • Disponível somente em inglês ou japonês.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do app Enjoy learning Anatomy Puzzle:

  • Usabilidade: 3.0
  • Desempenho: 4.5
  • Interface: 3.0
  • Interatividade: 3.0
  • Média geral do aplicativo: 37 – Bom. É um jogo bastante simples, divertido e um pouco viciante. Pode ajudar o aluno a se familiarizar com órgãos e estruturas do corpo. Interessante.

10. 3D Brain: O cérebro e suas estruturas em incríveis imagens 3D

Nas aulas sobre o corpo humano, o cérebro e o sistema nervoso é uma das matérias que mais despertam curiosidade nos alunos quanto à sua estrutura e funcionamento.

Para ilustrar essas aulas, o aplicativo 3D Brain conta com imagens tridimensionais impressionantes do cérebro e suas estruturas, assim como uma descrição de suas funções, distúrbios, danos cerebrais, estudos de caso e links para pesquisa.

O 3d Brain pode ser uma importante ferramenta para ser utilizada dentro da classe, através de aulas expositivas. A ação que o aplicativo proporciona através do touch screen, que permite movimentar as imagens e visualiza-las de todos os ângulos é um show de interatividade capaz de prender a atenção de qualquer estudante.

O aplicativo tem uma interface muito simples e intuitiva e é totalmente gratuito, compatível com Windows mobile, Android e IOS 6.0 ou posterior.

30 6410940 4259673
31 2083815 5936960

Funcionalidades do app 3d Brain:

  • Possui 29 imagens tridimensionais;
  • Possibilita interagir com a imagem, ampliando e girando através do touch screen;
  • Permite uma visão mais geral ou específica;
  • Possui descrição das estruturas apresentadas;
  • Modo pesquisa para localização rápida de estruturas.

Pontos positivos:

  • Imagens de excelente qualidade;
  • Não trava e funciona bem nos diversos dispositivos;
  • Interface simples e intuitiva.

Pontos negativos:

  • Disponível somente em inglês e japonês;
  • Poucas funcionalidades.

Nossa avaliação (0.0 a 5.0) do aplicativo 3d Brain:

  • Usabilidade: 4.0
  • Desempenho: 4.0
  • Interface: 3.0
  • Interatividade: 4.0
  • Média geral do aplicativo: 75 – Ótimo. O grande diferencial desse aplicativo são as imagens de alta qualidade e a interatividade que o 3D proporciona.

Vamos investir em APPS na educação e na escola! o/

O uso de aplicativos no ensino do corpo humano é uma ferramenta que tem como objetivo despertar a curiosidade e o interesse do estudante. Como educadores, é comum a dificuldade de explicar estruturas e processos que não são visíveis.

Portanto, contar com ferramentas que tornam essa experiência mais real e interativa é uma chance que deve ser trabalhada a fim de conseguir aulas mais proveitosas tanto para alunos, como para professores.

O que faz um professor universitário?

Conheça as principais funções do professor universitário.

Você, como professor da rede básica, aspirante a professor universitário ou simplesmente curioso da área, já deve ter se perguntado: afinal, o que faz um professor universitário (além de dar aulas)? Qual é a diferença entre essa função e o trabalho de um professor de ensino médio, por exemplo? No Brasil, é possível ser “apenas” pesquisador acadêmico?

Normalmente, a nomenclatura “professor” já vem atrelada à ideia do profissional que dá aulas em algum contexto. E isso se concretiza, também, em relação ao professor universitário; a sua carga horária semanal dedicada ao ensino pode variar de 8 a 40 horas de trabalho. Entretanto, no nosso contexto, o cargo de professor universitário exige esse aspecto e (muito) mais do indivíduo. Na verdade, se formos contar, existem, em geral, cinco funções que são intrínsecas ao docente na universidade brasileira.

Por isso, respondendo a última das perguntas que enumerei, não, no Brasil não é possível ser “apenas” pesquisador na universidade (utilizo aspas pois, de forma alguma, quero diminuir a ideia de ser pesquisador, muito pelo contrário).

As universidades brasileiras não oferecem concursos para pesquisador, em oposição a o que ocorre em outros países. Isso se justifica, em nossas leis, pelo princípio de integração entre atividades de ensino e de pesquisa (Lei 5.539/1968). Ser pesquisador, aqui, constitui (mais) um dos cinco pilares que envolvem o ofício do professor universitário.

Então, quais são esses pilares?

São eles: ensino, pesquisa, orientação, extensão e gestão acadêmica.

Então, além de dar aulas e fazer pesquisas, o professor universitário ainda possui o papel de orientar alunos – durante a iniciação científica na graduação e/ou pesquisas na pós –, realizar projetos voltados para a comunidade e participar de cargos administrativos. Muita coisa, né?

Veja, no vídeo abaixo, maiores explicações sobre cada uma dessas funções:

Fique a vontade para comentar nesta publicação ou no vídeo para tirar suas dúvidas e dialogar acerca dessa temática.

Para mais informações sobre esse assunto, visite: https://marcoarmello.wordpress.com/2015/02/12/professor/

O canal Carreira Universitária, fonte do vídeo acima, foi criado para discutir ideias, refletir sobre e apresentar dicas acerca da vida acadêmica e, mais especificamente, da Carreira Universitária. Você encontrará nele vídeos sobre pesquisa e ensino voltados para – futuros ou já – docentes do Ensino Superior.

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev