Teoria da Empresa

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria da Empresa”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria da Empresa

1-teoria-da-empresa-300x144-3834153-9819266

A definição de empresa pode ser compreendida de acordo com o célebre jurista italiano Alberto Asquini que desbravou o entendimento estagnado sobre a instituição da empresa, resultando em quatro facetas, as quais denominou perfis, publicados na “Rivista Del Diritto Commerciale”, como sendo perfil subjetivo, objetivo, funcional e corporativo, tanto para empresa como para o empresário, como estabelecimento, atividade e instituição. A interpretação de Alberto Asquini foi adotada no Código Italiano de 1942, e marcou sua influência no Novo Código Civil Brasileiro de 2002.

Entendendo a Teoria da Empresa

A teoria da Empresa segundo Alberto Asquini é dividida em 04 perfis, que são: subjetivo, funcional, objetivo e Corporativo.

Subjetivo: é o perfil que precisa de um sujeito para executar o topo da empresa, sujeito esse que é a pessoa física ou jurídica que chamamos de empresário.

Funcional: atividade econômica organizada, em que o empresário articula os fatores de produção (capital, insumos, trabalho e tecnologia).

Objetivo: a empresa seria um patrimônio afetado a uma finalidade específica, o que se identifica com a atual ideia de estabelecimento empresarial.

Corporativo: a empresa seria a instituição que reúne o empresário e seus colaboradores, formando um núcleo social organizado em função de um fim econômico comum.

História da Teoria da Empresa

O conceito de empresa surgiu no ano de 1942, na Itália, visando regular a atividade econômica dos homens que trabalhavam de maneira autônoma ou particular, ou seja, as pessoas de direito privado. Surgiu também com o intuito de inovar o sistema econômico vigente. Esse novo sistema transbordou as regras do Direito Comercial em cima daquelas atividades que eram prestadas tanto no meio rural quanto no urbano.

Criador da Teoria da Empresa – Alberto Asquini

207px-albertoasquini-3267676-5550226

Era um jurista e político italiano, depois de se formar em Pádua, em 1912, ele participou da guerra da Líbia. Aluno e assistente de Cesare Vivante e Alfredo Rocco, iniciou sua carreira acadêmica em 1915 como professor encarregado do direito comercial na Universidade de Urbino. Extraordinário desde 1916, ele também obteve ensino gratuito em Pádua.

Consequências – Teoria da Empresa

Para a teoria da empresa, o que importa é o modo pelo qual a atividade econômica é exercida. O objeto de estudo da teoria da empresa não é o ato econômico em si, mas sim o modo como a atividade econômica é exercida, ou seja, a empresa, com os sentidos que veremos adiante.

Regra – Teoria da Empresa

Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa.

Teoria da Empresa no Cotidiano

A teoria da empresa é vista em nosso dia a dia desde as grandes empresas ao pequeno mercadinho próximo a sua casa usando essa teoria para desenvolver sua empresa, de forma que ela se desenvolva de maneira mais rápida possível.

2 Filmes sobre a Teoria da Empresa

O Homem que Mudou o Jogo (2012)

maxresdefault-8-300x169-3226111-5358270

Sinopse do filme – O Homem que Mudou o Jogo (2012)

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

O dinheiro nunca dorme (2010)

04061296000-300x208-8438299-1204750

Sinopse do filme – O dinheiro nunca dorme (2010)

Após cumprir pena por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão. Impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados. Um dia, após uma das palestras, ele é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. Ele vive com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko que não fala mais com ele, e usa esta proximidade para conseguir sua atenção. Jacob quer conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia. Gekko decide ajudá-lo, pedindo em troca que Jacob o ajude a se reaproximar de Winnie.

Experiencia sobre Teoria da Empresa – Empreendedorismo

O empreendedorismo é uma grande experiência da teoria da empresa, pois faz com que novos empresários possam inovar em relação a vários negócios empresariais deixando o cliente mais feliz e se sobre saindo em relação a outras empresas.

A cada ano, engenheiros, economistas e outros profissionais com espírito empreendedor enchem as aulas das escolas de negócios para adquirir conhecimentos que lhes permitam aprender a administrar e gerir uma empresa, mas também para se embeberem de ideias novas antes de darem vida a seus projetos.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria da Empresa

Vídeo 1 sobre a teoria da Empresa

Vídeo 2 sobre a teoria da Empresa

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria da Empresa, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria da Empresa, se você gostou compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.