Teoria da Personalidade

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria da Personalidade. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria da Personalidade

freud sonhos 300x204 2467337 1341838

A teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.

Entendendo a Teoria da Personalidade

A personalidade é uma formação pessoal que ocorre ao longo da nossa vida, e uma elaboração da nossa história, da forma que sentimos e interiorizamos as nossas experiências, acompanha e reflete a maturação psicológica.

História da Teoria da Personalidade

As primeiras teorias da personalidade surgiram em um contexto clínico e com um fim muito prático: oferecer um fundamento teórico para os transtornos mentais e seu tratamento. As teorias posteriores, mesmo não tendo se originado em um contexto clínico, oferecem também novas possibilidades para a psicoterapia.

Criador da Teoria da Personalidade – Freud

Mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Tcheca). Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica.

Vídeo sobre o criador da Teoria da Personalidade – Freud:

Consequências – Teoria da Personalidade

A teoria da personalidade tem como característica entender o conjunto de sentimentos e valores das pessoas, podendo mudar o caráter ou aperfeiçoar o seu jeito de pensar em relação a diversas coisas.

Regra – Teoria da Personalidade

Segundo Freud dividiu a estrutura da personalidade em três sistemas: o id, o ego (eu) e o superego (eu superior).

  • id: seria o sistema original da personalidade, ligado às ações primárias e às pulsões inconscientes, ou seja, as satisfações e prazeres corporais.
  • ego: lado racional, que obedece aos princípios da realidade, controlando os impulsos do id.
  • superego: lado da personalidade responsável pelos valores sociais e morais. É o superego que dá a noção de certo e errado ao indivíduo.

Teoria da Personalidade no Cotidiano

A teoria da personalidade pode ser utilizada em nosso dia a dia sendo aplicada em diferentes lugares como:

Na escola: tratando os companheiros de sala de aula com mais carinho e ajudando uns aos outros.

Em casa: Tratando os familiares com amor podendo ser uma pessoa melhor.

No trabalho: Assim como na escola trate os companheiros de trabalho bem ajudando uns aos outros procurando fazer o que gosta, para não se tornar um trabalho chato.

Na rua: Trate as pessoas que não conhece como se fosse o seu melhor amigo, podendo ser uma pessoa melhor, mudando a cada dia.

2 Filmes sobre a Teoria da Personalidade

Quero ser John Malkovich (1999)

Quero ser John Malkovich super cinema up crítica 1000x640

Sinopse do filme – Quero ser John Malkovich (1999)

Um homem (John Cusack) consegue um novo emprego no 7º e meio andar de um edifício comercial, onde todos os funcionários devem andar curvados. Lá encontra uma porta, escondida, que leva quem ultrapassá-la até a mente do ator John Malkovich, onde pode permanecer durante 15 minutos, até ser cuspido numa estrada na saída de Nova Jersey. Impressionado com a descoberta, resolve alugar a passagem para outras pessoas, dentre elas o próprio John Malkovich.

Face a Face (1976)

35368879 300x199 1793777 9838565

Sinopse do filme – Face a Face (1976)

Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada, que é assombrada por visões de uma velha e passa a sofrer uma profunda depressão. Na procura desesperada de fugir deste pesadelo ela tem um caso com Tomas Jacobi (Erland Josephson), um médico casado. Isto só serve para provocar nela uma crise histérica e, quando tem novas alucinações com a velha mulher, ela tenta suicídio. Enquanto está entre a vida e a morte ela imagina ver todas as pessoas que tiveram alguma influência em sua vida. Quando está se recuperando ela consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento.

Experiencia sobre Teoria da Personalidade – Big Five

O modelo Big Five é o resultado compreensivo, empírico e baseado em experimentos de pesquisas. Identificar os traços e estrutura da personalidade humana é uma das metas principais da psicologia. Os cinco fatores foram descobertos e definidos por diversos pesquisadores independentes. Esses pesquisadores começaram pela investigação de traços de personalidade conhecidos e então analisaram centenas de medidas desses traços(em questionários de auto-avaliação, avaliações de terceiros e experimentos) para encontrar os fatores primordiais de personalidade.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria da Personalidade

Vídeo 1 sobre a Teoria da Personalidade

https://youtube.com/watch?v=-op3s6s-yw4

Vídeo 2 sobre a Teoria da Personalidade

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria da Personalidade, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria da Personalidade, se você gostou compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev