Teoria da Terra Plana

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria da Terra Plana. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria da Terra Plana

terra plana 300x216 7806492 9329232

Modelo antigo sobre a concepção do formato da Terra como um plano ou disco. Muitas culturas antigas concordavam sobre a cosmografia plana da Terra, incluindo a Grécia antiga (até o período clássico), as civilizações da Idade do Bronze e da Idade do Ferro do Oriente Médio (até o período helenístico), na Índia (até o período Gupta), primeiros séculos d.C.), e na China até o século XVII. Esse paradigma também era tipicamente mantido nas culturas indígenas da América e a noção de uma Terra plana, abobadada pelo firmamento em forma de uma tigela invertida, era comum em sociedades anteriores às leis científicas, e.g. a da gravitação universal.

Entendendo a Teoria da Terra Plana

A teoria da terra plana é uma teoria que muitas pessoas acreditam mas não foi provada, de acordo com essa teoria a terra seria achatada e o polo norte seria no meio do planeta, muitos falam que as pessoas só acreditam que a terra é no formato de um esfera porque as fotos só mostras ela assim.

História da Teoria da Terra Plana

A ideia de uma Terra esférica apareceu na filosofia grega com Pitágoras (século VI a.C.), embora a maioria dos pré-socráticos (6–5 a.C.) tenha proposto o modelo plano da Terra. Aristóteles forneceu evidências da forma esférica da Terra em bases empíricas por volta de 330 a.C. . O conhecimento da Terra esférica gradualmente começou a se espalhar além do mundo helenístico a partir de então. Nos tempos de Plínio, o Velho (século I) essa ideia era bem aceita no mundo greco-romano.

Vídeo sobre a teoria da terra plana:

Consequências – Teoria da Terra Plana

Essa teoria causa grandes consequências que faz com que pessoas coloquem a cabeça para pensar, uma dessas consequências é fazer com que pessoas fiquem divididas entre a teoria da terra esférica e a teoria da terra plana, gerando discussões e fazendo estudos aprofundados.

Filme sobre a Teoria da Terra Plana – A Chegada (2016)

unnamed file 300x200 7537631 3366701

Um filme bonito de se ver, mas um tanto difícil de se compreender, contando a história que se passa nos dias atuais, quando seres alienígenas descem à Terra em naves espalhadas por diversos pontos do planeta.

Sinopse do filme – A Chegada (2016)

Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

Trailer do filme A Chegada (2016):

Objetivos da Teoria da Terra Plana

O grande objetivo dessa teoria é fazer com que as pessoas possam refletir e mude o modo de pensar, indo atrás de novos conhecimentos.

Trabalhar a Teoria da Terra Plana em sala de Aula

Essa teoria pode ser trabalhada em sala de aula, em diversas disciplinas, mas principalmente me História e geografia. Aplicando e recebendo novos conhecimentos, para trabalhar o conteúdo.

Algumas atividades a serem trabalhadas em sala de aula, como:

  • Assistir documentários sobre o Assunto
  • Levar globos  mapas para a sala de aula
  • Explicar a teoria
  • Discussão para receber o conhecimento dos alunos
  • Perguntar a opinião dos alunos sobre a teoria

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria da Terra Plana, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria da Terra Plana, se você gostou compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev