Teoria do Maslow

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre Teoria do Maslow. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria do Maslow

Entenda com o gráfico abaixo:

0-2456213-6875802

Também conhecida como “pirâmide” de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

A teoria define algumas necessidades descritas na pirâmide, como: necessidades fisiológicas, necessidades sociais ou de amor, necessidades de estima, necessidades de auto-realização.

Entendendo a Teoria do Maslow

A base da pirâmide consiste nas necessidades fisiológicas, acima está a segurança, depois a questão social, depois está a estima e no topo a realização pessoal.

A pirâmide de Maslow é empregada em sistemas de Controle de Qualidade Total. É usada dentro das empresas, principalmente pelo setor de Recursos Humanos, que procuram seguir a ordem da mesma para o desenvolvimento e o bem estar dos funcionários, principalmente pela sua fácil comunicação e implementação em uma estrutura organizacional.

Vídeo sobre a Teoria de Maslow:

Vamos aprender um pouco mais sobre sobre esta teoria em uma vídeo aula incrível.

Fascinante, não é mesmo?

História da Teoria do Maslow

Foi criada em 1946 por Abraham Maslow em Connecticut, numa área de conflitos entre as comunidades negra e judaica, como quase o mesmo objetivo da teoria comportamental, A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação.

Criador da Teoria do Maslow – Abraham Maslow

Foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.

Vídeo sobre Abraham Maslow:

Entenda quem foi Maslow:

Cheio de conteúdos interessantes.

Consequências – Teoria do Maslow

Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela tem seus detratores. A principal delas é que é possível uma pessoa estar auto-realizada, e não conseguir, contudo, uma total satisfação de suas necessidade fisiológicas.

Em sua extensa revisão das pesquisas que são dependentes da teoria de Maslow, Wahba e Bridgewell acharam pouca evidência desta hierarquia de necessidades, ou mesmo da existência de alguma hierarquia.

Filme sobre a Teoria do Maslow – A Boa Mentira (2014)

Você conhece este filme? ele vai se tornar um dos seus preferidos.

34150_43756_61185-300x168-4245980-8253167

É um filme de 2014 que mostra a utilização da teoria da Piramide de Maslow.

Sinopse do filme – A Boa Mentira (2014)

Três homens sudaneses, Mamere (Arnold Oceng), Jeremiah (Ger Duany) e Paul (musician Emmanuel Jal), têm a oportunidade de sair do país e conseguir uma vida melhor nos Estados Unidos. Eles são acolhidos por uma assistente social, Carrie Davis (Reese Witherspoon), que pouco conhece sobre o duro passado de cada um. Ela é uma mulher solteira, bem resolvida e muito prática, o que parece estranhíssimo para eles. Aos poucos, tornam-se amigos e descobrem uma nova visão de mundo.

Trailer do filme A Boa Mentira (2014):

Veja um pouco com o trailer:

agora é só terminar de ler este artigo e ir fazer a pipoca.

Objetivos da Teoria de Maslow

O objetivo principal é dá motivação as pessoas, como uma técnica de viver em constante crescimento comportamental, fazendo que as necessidades humanas sejam organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades mais baixas, e no topo as necessidades mais altas.

Trabalhar a Teoria de Maslow em Sala e Aula

Este é um assunto ótimo para se trabalhar em sala de aula, com o uso de novas tecnologias e informações de grande relevância, fazendo com que os alunos possam aprender sobre o assunto.

Algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala com relação a teoria de Maslow:

  • Discutir a pirâmide em sala de aula
  • Explicar a pirâmide
  •  Fazer que os alunos tentem usar as técnicas no dia a dia
  • Realizar questões sobre a teoria
  • Dinâmicas relacionadas a teoria
  • Assistir filmes e documentários sobre a teoria de Maslow

Agora você já sabe de tudo sobre esta teoria.

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria do Maslow, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria do Maslow, se você gostou compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.