Teoria dos Conjuntos

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria dos Conjuntos”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Então vamos começar:

Teoria dos Conjuntos

nelementos5-300x271-3809930-9853761

A Teoria dos conjuntos é o parte da “matemática” que estuda conjuntos, que são coleções de elementos. sendo que qualquer tipo de elemento possa ser reunido em um conjunto, a teoria dos conjuntos é aplicada na maioria das vezes a elementos que são relevantes para a matemática. A linguagem da teoria dos conjuntos pode ser usada nas definições de quase todos os elementos matemáticos.

A teoria de conjuntos foi criada por Georg Cantor em 1874, com o objetivo de facilitar os estudos matemáticos, assim fazendo aprimoramentos a teoria de cantor, e estudiosos a cada dia tentando melhorar o teoria de conjuntos.

Entendendo a Teoria dos Conjuntos

A teoria dos conjuntos é a teoria matemática capaz de agrupar elementos. Podendo ser qualquer coisa: números, pessoas, frutas, carros, motos) são indicados por letra minúscula e definidos como um dos componentes do conjunto.

É uma teoria bastante utilizada para fazer a divisão ou separação de objetos e quantidades, os elementos do conjunto são indicados pela letra minúscula, os conjuntos, são representados por letras maiúsculas e, normalmente, dentro de chaves ({ }).

História da Teoria dos Conjuntos

A onda de entusiasmo na teoria dos conjuntos chegou por volta de 1900, quando foi descoberto que a teoria dos conjuntos Cantoriana dava origem a várias contradições, chamadas antinomias ou paradoxos. A força da teoria dos conjuntos foi tal que o debate sobre os paradoxos não a levou ao abandono.

Teoria dos conjuntos, no entanto, foi fundada por um único artigo em 1874 por Georg Cantor: “A respeito de uma propriedade característica de todos os números algébricos reais.

Criador da Teoria dos Conjuntos – Georg Cantor

Nasceu em São Petersburgo (Rússia), filho do comerciante dinamarquês, George Waldemar Cantor, e de uma musicista russa, Maria Anna Böhm. Em 1856 sua família mudou-se para a Alemanha, continuando aí os seus estudos.

Conhecido por ter elaborado a moderna teoria dos conjuntos, foi a partir desta teoria que chegou ao conceito de número transfinito, incluindo as classes numéricas dos cardinais e ordinais e estabelecendo a diferença entre estes dois conceitos, que colocam novos problemas quando se referem a conjuntos infinitos.

Vídeo sobre Georg Cantor:

Consequências – Teoria dos Conjuntos

A teoria de conjuntos tem como consequência compreender o ramo da matemática, que define o agrupamento de elementos, objetos, e números, tornando o aprendizado de alunos bem maior.

Documentário sobre a Teoria dos Conjuntos

O documentário sobre a teoria de conjuntos relata como foi criada, para que foi criada, qual o objetivo, e um pouco da história de Georg Cantor. Cantor provou que os conjuntos infinitos não têm todos o mesmo tamanho, o que pode ser visualizado no vídeo, Fez a distinção entre conjuntos numeráveis (ou enumeráveis) (em inglês chamam-se countable – que se podem contar) e conjuntos contínuos (ou não-enumeráveis) (em inglês uncountable – que não se podem contar).

Vídeo sobre o filme:

Trabalhar a Teoria dos Conjuntos em sala de aula

A teoria de conjuntos pode ser trabalha em sala de aula sobre diversas formas, com um aprendizado fácil e divertido. Vamos lista algumas atividades para se trabalhar em sala de aula:

Falar sobre A descoberta da teoria.

Explicar a teoria e realizar questões para os alunos.

Mostrar exemplos de conjuntos no dia a dia.

Pedir para os alunos elaborar conjuntos.

Formar conjuntos com os alunos.

Objetivos da Teoria de Conjuntos

A teo ria de conjuntos tem como principal função agrupar elementos da que seja distinguido de forma correta. Você talvez vai se perguntar, como assim? um exemplo é uma fabrica de carros, cada modelo é distinguido pela teoria de conjunto, separando os modelos.

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria dos Conjuntos, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria dos Conjuntos, se você gostou compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.