Anuncio Publicitário

Transtorno de Ansiedade: Como reconhecer

No post abaixo iremos falar sobre Transtorno de Ansiedade, no qual tem sintomas muito comuns que nem sempre são patológicos.

transtorno de ansiedade

É comum se sentir ansioso diante de uma situação nova ou importante, porém, quando falamos sobre ter o transtorno, estamos falando de sintomas mais intensos e que acabam interferindo na vida do indivíduo nos mais diferentes âmbitos, podendo assim ser caracterizado como algo patológico e que demanda um acompanhamento psicológico e, dependendo do caso, acompanhamento com um psiquiatra também.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

O que diferencia a reação natural do ser humano da patologia, é a intensidade dos sintomas, pois, além dos sintomas psicológicos como pensamentos negativos e sentimentos de inferioridade diante da situação em que o sujeito pode se questionar sobre sua capacidade para realizar determinada atividade.

Anuncio Publicitário

Entre os sintomas mais comuns estão insônia, taquicardia, preocupação em excesso, tremores, ataques de pânico, batimentos cardíacos acelerados, entre outros, mas sentidos de forma incontrolável.

Causas do Transtorno de Ansiedade

A ansiedade pode ser causada por diversos fatores e pode acompanhar o sujeito por um longo período, pois muitas vezes é difícil reconhecer os sintomas como algo mais grave e que demande acompanhamento profissional.

Fatores na vida escolar, acadêmica ou profissional do sujeito, como por exemplo, uma situação em que o sujeito se sente muito pressionado a realizar as atividades em algum desses âmbitos podem desencadear os sintomas.

Anuncio Publicitário

Fatores emocionais também podem acarretar no transtorno, como traumas vivenciados ou experiências ruins com determinado tipo de atividade, em que o sujeito pode se questionar sobre sua capacidade e, assim, se sentir extremamente inseguro para realizar alguma atividade específica ou passar por algum outro tipo de experiência.

Tratamento para o Transtorno de Ansiedade

Para tratar a Ansiedade é importante que o sujeito procure ajuda profissional de um psicólogo, inicialmente. A psicoterapia tem um papel fundamental no processo e com o acompanhamento pode haver diminuição dos sintomas e das crises, isso acontece porque no ambiente terapêutico pode-se falar sobre o que incomoda e, muitas vezes, a ansiedade daquele sujeito foi causada por um acontecimento marcante em que o indivíduo foi exposto e que muitas vezes acaba levando a queixa consigo sem falar com ninguém sobre.

Na psicoterapia é possível trabalhar este possível acontecimento para que o sujeito possa reconhecer os sintomas e possa falar sobre o lugar que aquela queixa que ele apresenta ocupa em sua vida e que causa tanto sofrimento.

Anuncio Publicitário

É indicado que haja acompanhamento com o psiquiatra se a demanda exigir e, assim, fazer um acompanhamento em conjunto com os dois profissionais.

Perguntas frequentes sobre Ansiedade

Veja a seguir perguntas que são frequentes no que diz respeito ao Transtorno de Ansiedade.

Gostou de saber um pouco mais sobre Ansiedade?

Se identificou com alguns sintomas? Dar a importância e atenção que o problema exige é de extrema importância para um diagnóstico e tratamento efetivo. Procure um profissional adequado!

Anuncio Publicitário

Obrigada por acompanhar o post até aqui. Acompanhe mais textos do Demonstre, separei um especialmente para você: Coletando o Lixo – Brincadeira para aprender sobre Cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev