Vogais

Olá, pessoal, hoje vamos falar sobre um dos elementos primários da língua, a vogal, aproveitem o texto!

O que são vogais?

As vogais são sons produzidos pelo equipamento vocal humano e não impedem a passagem de ar que sai dos pulmões. As vogais podem ser definidas articulatoriamente de acordo com os cinco parâmetros principais a seguir: altura da língua (baixa, média, alta); progresso da linguagem (mais ou menos depois); posição dos lábios (redondo ou não redondo); a posição (inferior ou superior, respectivamente, através da saída de ar da cavidade nasal e da cavidade oral); e posição das cordas vocais (a glote é aberta ou fechada, ou seja, o canal de ar não é vibrado ou vibrado). No que diz respeito às vogais portuguesas, sempre há vibrações dobradas durante o processo de produção, o que indica que elas têm ecos.

E a fonética das vogais?

No que diz respeito à fonética, o sistema de vogais portuguesas tem características únicas. De acordo com o parâmetro height, sete fonemas de vogais podem ser alocados das seguintes maneiras: quatro vogais de tamanho médio, duas das quais são vogais de médio-baixo, por exemplo em beleza e esfera, duas vogais de médio-alto, por exemplo nos dedos e nos doces e duas vogais altas, como filas e fumar. A particularidade do sistema de vogais deve-se à perda da singularidade do fonema quando o fonema está em uma posição não-tonal, causada pela diminuição do contraste.

reserve na biblioteca com livro aberto 1150 5918 5156925 6950003

A neutralização é um fenômeno que elimina o contraste entre esses fonemas não-faseados e em frente às consoantes nasais. Observe que, antes das consoantes nasais, não tínhamos palavras com vogais médias e baixas no idioma, tínhamos pentes, mas não “pɛnte”. Essa neutralização é a causa da possibilidade de variação no dialeto brasileiro, a partir da qual podemos ouvir diferentes pronúncias do mesmo fonema.

Os fonemas das vogais na língua portuguesa

Para os sete fonemas que compõem o sistema de vogais em português e as representações ortográficas de várias formas fonéticas observadas na língua, o sistema possui cinco fonemas (“a”, “e”, “i”, “o”, ” u ”), mais acentos e pronomes afiados e contidos, usados ​​para marcar os sons nasais das vogais. Devido à variedade de alterações observadas em diferentes dialetos, a proporção letra / voz / fonema é instável. Quanto à relação entre a forma fonética das vogais e a forma ortográfica, pode-se observar um alto grau de isomorfismo. A exceção é que os fonemas da vogal “e” e “o” são expandidos em / e / – / ɛ / e / o / – / ɔ / na fala.

Gostou de aprender mais sobre as vogais?

Veja nossos outros textos sobre lingua portuguesa, comece por esse que está interessantíssimo: Ensino de língua portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev