Advertisement

Zona de desenvolvimento proximal

Olá, pessoal! Sejam bem vindos a mais um texto do Demonstre. Hoje vamos falar sobre um termo pedagógico chamado Zona de desenvolvimento proximal.

O que é a Zona de Desenvolvimento Proximal?

A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é o conceito central da cultura social ou da psicologia histórica social, proposta originalmente por Vygotsky na década de 1920. Em interpretação mais ampla, o ZDP é descrito como a distância entre os níveis reais de desenvolvimento, a capacidade de resolver tarefas de forma independente e o nível potencial de desenvolvimento (dependendo do desempenho possível).

em materiais especiais de pedagogia de educacao alternativa montessori 47726 6724 7887917 8867390

A afirmação foi amplamente adotada na prática educacional, especialmente no campo das estratégias de ensino planejadas, com foco na interação entre professores e alunos na sala de aula e no campo da avaliação da aprendizagem, e vale a pena enfatizar seu impacto.

Advertisement

Os níveis de significado da Zona de Desenvolvimento Proximal

O primeiro significado é reconhecer que existe um nível real de desenvolvimento, isto é, as habilidades adquiridas. Por exemplo, no campo da alfabetização, observações de professores ou registros de ferramentas de diagnóstico de desempenho enfatizam perspectivas retrospectas, ou seja, procuram avaliar habilidades que foram consolidadas: A criança reconheceu o princípio da letra? Você lê palavras por conta própria? Você escreve frases ou palavras simples?

Além desse nível, há outro menos diretamente observável, mas sem dúvida importante nos métodos de ensino: desenvolvimento potencial ou proximal. Trata-se de inferir a capacidade de executar tarefas e resolver problemas com a ajuda ou mediação de outras pessoas. Deve-se notar imediatamente que o termo “potencial” não deve ser confundido com nenhum conceito inato predeterminado. Observar jogos ou trabalhar em duplas ou grupos de estudantes de diferentes níveis de desenvolvimento e aprendizado oferece inúmeras oportunidades para tais inferências.

Os exemplos da Zona de Desenvolvimento Proximal

Um exemplo é uma criança que adotou o princípio da letra (ou seja, ele percebeu que em nosso sistema de escrita, as letras substituem fragmentos sonoros menores, fonemas) por outra criança que ainda está concebendo nossa escrita, para este a ajuda está na forma de sílabas (isto é, suponha que apenas uma letra possa representar fala ou sílabas graficamente). Nesse caso, os estudantes apresentaram mudanças qualitativas na nova hipótese proposta após essa interação e mediação. Uma situação semelhante também pode ser observada em vários eventos interativos em torno da escrita e da leitura, envolvendo a mediação de adultos com maior experiência ou capacidade dentro ou fora do ambiente escolar.

Advertisement
professor senior escrita ligado verde tabua com giz 23 2148200958 8196811 6813856

Uma implicação de ensino relacionada derivada da declaração da zona de desenvolvimento proximal é a interdependência do processo de desenvolvimento e aprendizado. Essa será uma área em que as funções estão emergindo e ainda não foram consolidadas no desenvolvimento atual e observável dos aprendizes, mas podem se manifestar devido a certas condições: expandir o conhecimento e a experiência anteriores das crianças; adquirir vários ativos culturais; possibilitar a colaboração no Processo interativo para se beneficiar do aprendizado.

Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal

Para Vygotsky, o aprendizado “bom” e o ensino “bom” devem sempre ser realizados em um nível mais alto de áreas de desenvolvimento proximal. Portanto, o ensino desempenha um papel fundamental na mudança das condições de desenvolvimento e não deve ser confundido com um ponto de vista “espontâneo”, que apenas respeita o nível atual de aprendizado e não tem perspectivas futuras. . No ensino fundamental, o escopo dessa formulação é muito grande, porque os complexos desafios da inserção da cultura escolar e da escrita exigem que o mediador aproveite a oportunidade, expanda o desempenho e abra novas possibilidades.

Gostou de aprender mais sobre Zona de Desenvolvimento Proximal?

Dê uma olhada em outros textos sobre pedagogia aqui no Demonstre. Separei um especialmente pra você: O curso de pedagogia.

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev