O Cartum é uma maneira divertida e interessante de aprender diferentes conteúdos, além de estudar gêneros textuais.

Apesar de a tradição de transmitir mensagens em pequenas ilustrações remontar a culturas da antiguidade, o primeiro cartum como conhecemos hoje remonta a 1840, quando a revista inglesa Punch publicou desenhos satirizando uma situação da época.

No Brasil, os primeiros cartuns surgiram como histórias em quadrinhos produzidas por Angelo Agostini, em 1869 – um italiano radicado no país.

No século XX, elas ganharam muito destaque, principalmente como crítica social e, atualmente, têm conquistado lugar nas mídias sociais e, claro, nas impressas.

Devido à importância desse gênero textual, aos conhecimentos e críticas que pode levar à população e ao fato de inspirar e divertir tantas faixas etárias, produzir atividades em aula é uma ótima maneira de incentivar os alunos a desenvolverem textos e debaterem diversos assuntos.

As atividades a seguir são uma sugestão para você trabalhar os cartuns em sala de aula.

Atividade com Cartum 1 –  identificando assuntos

Essa atividade trabalha com diferentes gêneros textuais e figuras de linguagem – principalmente analogias, personificação, ironia, sinestesia e metáforas.

Também é uma ótima maneira para os alunos debaterem temas atuais – ao menos suas percepções sobre o que ocorre ao seu redor.

Material:

  • Cartuns diversos impresos (ou na versão virtual, caso o trabalho seja on-line)

Como proceder:

A atividade é indicada para turmas do Fundamental II, e pode ser trabalhada em ambiente virtual de aprendizagem.

Ela consiste em o professor levar à sala de aula diversas tirinhas atuais – que podem ser impressas em uma única folha – e distribuir aos alunos.

Eles deverão identificar as figuras de linguagem, gêneros textuais (além da história em quadrinhos) e também o assunto que elas tratam, relacionando-o com os problemas que a sociedade enfrenta.

Ao final, o trabalho deve ser corrigido com a turma, tendo a participação dos alunos, e debatido.

Observação: é importante o professor ressaltar que tirinhas são uma “história” composta com cartuns, com começo, meio e fim, em pequenos quadros e, quase sempre, tem uma divulgação seriada/continuada.

Alguns sites para retirar tirinhas:

Mentirinhas

Um Sábado Qualquer

Armandinho

Bichinhos de Jardim

Jornal O Povo Online – tirinhas

Atividade com Cartum 2 – Identificar países

Por ser um tipo de arte, existem cartuns de diferentes nações que ficam famosos no mundo todo.

Utilizar os cartuns para identificar as diferentes origens é uma maneira interessante de ensinar cultura aos alunos, estimular seus conhecimentos de geografia e história.

Materiais:

  • Cartuns de diferentes origens

Como proceder:

Essa atividade pode ser feita por meio de apresentação, com “datashow”, pelo ambiente virtual ou fornecendo o material impresso aos alunos.

No último caso, é interessante montar alguns grupos para que eles compartilhem as experiências entre si, e tornar possível que um número maior de cartuns seja fornecido.

O professor deve fornecer diversas tirinhas com diferentes personagens, de várias nações, para os alunos, que devem adivinhar:

– de qual o país elas são originárias
– qual o período a que se referem
– qual a situação que demonstram

Explicando os motivos dessas escolhas.

Caso elas sejam apresentadas em datashow, indica-se que seja feita uma apresentação com vários cartuns diferentes (1 por slide), e, em cada um deles, o professor pergunte à turma  as três questões relatadas, e incentiva o debate para entender o pensamento dos alunos.

Se a atividade for em grupo, o professor deve fornecer de 10 a 15 cartuns por grupo (podem ser colocadas em uma folha, frente e verso), que deverá decidir a resposta das questões.

Após, dividir cada grupo para apresentar uma determinada quantidade de cartuns (ex. 5 grupos com 3 cada uma) e as conclusões que tiveram, e incentivar o debate com os colegas.

Sugestões de cartuns internacionais:

– Junião
Museu Virtual do Cartoon

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade com Cartum 3: Elaborar um cartum

A elaboração de um cartum é uma ótima maneira para os alunos desenvolverem a criatividade, as habilidades de comunicação, a língua portuguesa, além de ensinar mais sobre o gênero literário das histórias em quadrinho, que tem um pouco de Cartum.

Materiais:

  • Folhas de desenho
  • Lápis preto e borracha
  • Lápis de cor
  • Canetinhas

Como proceder:

Essa atividade pode ser desenvolvida com alunos do Fundamental I e do II.

Nela, o professor deve distribuir folhas e materiais de desenho aos alunos.

Com a turma, devem escolher um tema atual para fazer um Cartum, como por exemplo, “O mundo de um youtuber”.

É importante que o professor explique sobre o que é o Cartum, e a importância dele passar uma mensagem crítica.

Após, os alunos deverão realizar o desenho, que poderá ser exposto na sala-de aula ou em local apropriado nos corredores da escola.

Atividade com Cartum 4: recriar um cartum

Essa atividade é mais adequada para alunos do Fundamental II, e pode ser desenvolvida em ambiente virtual.

Materiais:

  • Cartuns retirados da internet, de jornais ou de revistas.
  • Papel para desenho
  • Lápis e borracha
  • Canetinha e lápis de cor

Observação: também é possível que essa atividade seja realizada no computador, se a escola tiver sala de informática, ou se oferecer ambiente virtual de aprendizagem.

Como proceder:

O professor distribui 5 ou mais cartuns diferentes para a turma (o ideal é uma proporção de 1 cartum para cada 5 alunos), de maneira aleatória.

Os alunos devem recriar o cartum, mas de sua própria maneira, ou seja: eles devem entender a mensagem, a crítica, e criar eles próprios uma ilustração e uma crítica, que reflitam a sua visão pessoal sobre o assunto (a qual pode concordar ou não com o desenho original).

Isso os estimulará a entender figuras de linguagem, como o gênero textual das HQs e cartuns funciona, além de poderem expressar suas ideias sobre os acontecimentos retratados.

Sugere-se que sejam evitados conteúdos que possam incitar discussões partidárias, religiosas e que tenham maior propensão de desentendimento, já que isso irá atrapalhar no objetivo da atividade.

Ao final dos desenhos, os alunos podem reunir-se em grupos e explicar o que entenderam do cartum que receberam e o que retrataram. Os grupos podem ser de alunos com a mesma ilustração ou com ilustrações diversas, cada uma de um tipo.

Caso o trabalho ocorra em ambiente virtual, sugere-se que os alunos postem seus trabalhos, em tópicos separados para cada ilustração, e os colegas façam comentários sobre eles, analisando-os.

Atividade com Cartum 5: Adivinhando o desenho

Essa atividade pode ser realizada com alunos do Fundamental I e II.

Materiais:

  • Quadro da sala de aula
  • Giz ou canetas
  • Papéis com temas atuais diversos

Como proceder:

Primeiramente, o professor deve explicar sobre o que é o Cartum, suas características e como é feito, além de seu objetivo.

Para isso, poderá mostrar alguns cartuns para os alunos.

Após a explicação, deve formar grupos na sala de aula (cerca de 5 grupos).

Cada grupo selecionará o aluno que fará o desenho (podem ser 2 alunos).

Eles deverão sortear um tema, sobre o qual devem desenhar um cartum na lousa – para os temas, o professor deve escrevê-los em tiras de papel, recortar e colocar em um compartimento.

Os outros grupos (e o seu, inclusive) devem adivinhar sobre o que o cartum se refere, quando ele já estiver pronto.

É importante que os alunos façam todo o desenho, se possível, adicionando falas ou frases, porém, que não façam menção direta ao assunto, já que a ironia e metáforas são características do gênero.

Também é necessário pré-estabelecer o tempo para o desenho.

Cada grupo que acertar recebe 1 ponto.

Para facilitar o processo, o professor pode levar uma lista com vários temas e ler ela antes para os alunos, dizendo que os sorteados sairão dessa lista (ou a partir dela).

Com isso, os alunos podem treinar sua capacidade crítica e analítica, além de figuras de linguagem e temas atuais.

Atividade com Cartum 6: qual o posicionamento do autor?

Materiais:

  • cartuns diferentes sobre o mesmo assunto

Como proceder:

O professor deve levar à turma 2 cartuns diferentes sobre o mesmo assunto, com assuntos diversos.

Por exemplo: 10 cartuns sobre 5 assuntos diferentes: 2 sobre aquecimento global, 2 sobre gripe H1N1, 2 sobre uso da internet, 2 sobre vegetarianismo, 2 sobre previsão do tempo.

É necessário que os temas sejam atuais, mas não muito polêmicos, para evitar debates desnecessários, que desviem do objetivo da atividade.

Ele deve expor esses cartuns pelo data-show, em apresentação simples de power point, com 1 slide para cada tema (1 slide terá 2 cartuns).

Antes da atividade, o professor deve explicar sobre o cartum aos alunos.

Após a explicação, irá fazer a apresentação, e, para cada assunto, pedir à turma qual eles acham que é o posicionamento do autor sobre o tema, explicando os motivos que levam à conclusão.

É necessário que seja incentivado o debate – uma maneira de fazer isso é anotando a opinião de cada aluno, para saber quantos concordam com qual profissional, por exemplo.

Com a atividade, os alunos desenvolverão habilidade de compreensão textual, identificação de figuras de linguagem, conhecimentos sobre gêneros textuais e atualidades.

 

Concluindo

Esperamos que essas atividades com Cartuns auxiliem a trabalhar esse gênero textual com as turmas, além de possibilitarem o desenvolvimento de diferentes habilidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.