A dança de um modo geral, pode levar ao ser humano a um estado de profundo prazer e relaxamento. Algumas modalidades de dança, entretanto, podem nos levar a outros mundos ou épocas distintas, além da nossa vida cotidiana. Assim, o Balé Clássico é uma dessa modalidades que encantam quem assiste, sem que se precise da linguagem verbal para ser claro e compreensível a qualquer ser humano e encantam quem dança ao despertar sentimentos profundos, ao proporcionar um contato íntimo com a arte.

Aula de Balé Infantil

O Balé Clássico tem sua gênese nas cortes italianas renascentistas no século XVI, embora tenha se se tornado mais popular nas cortes francesas. Na época esse espetáculo era muito apreciado pela nobreza. A princesa italiana Catarina de Médici, grande admiradora da dança, ao chegar à França para tornar-se rainha, fez questão de introduzir o balé nesta corte levando consigo artistas e bailarinos.

O mais importante deles era o coreógrafo Baltazarini Di Belgioioso ou Balthazar de Beeaujoyeulx como ficou conhecido na França. Foi este coreógrafo que transformou o balé clássico. Esses espetáculos reuniam não apenas dança, mas também poesia, canto e uma orquestra musical. Seu primeiro espetáculo de maior importância foi o “Ballet Comique de la Reine”, em 1581, que durou aproximadamente seis horas.

Introdução ao Balé Infantil

A palavra balé vem do inglês “ballet” que por sua vez está relacionada com a história sob a forma de arte. O balé da palavra vem do francês e foi emprestado para o Inglês por volta do século 17. A palavra francesa, por sua vez tem suas origens na balletto italiano, um diminutivo de ballo (dança). Ballet em última análise, remonta a ballare latim, que significa a dança.

O balé é a arquitetura sob forma de dança, é também o produto da fusão de outras artes (música, pintura, poesia) com a dança. O balé é a única forma de dança que não se limita as dimensões da terra, pois seus movimentos e figuras no ar são muitos e constantemente nobres, elegantes e graciosos.

Como Aprender a Dançar Balé Infantil:

Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

Variedades de Tipo de Balé Infantil:

Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

Variedades de Uso do Balé Infantil:

Uma variedade de situações pode ser representada no Balé Clássico seja com tema romântico, realista ou mitológico. Esta modalidade de dança baseia-se na posição das pernas virada para fora, tendo em vista, aumentar a extensão do movimento. As posições do corpo sã pensadas a fim de permitir que o bailarino se mova com maior agilidade, manejo, leveza e graciosidade.

Como o Balé Infantil Pode Ser Usado na Escola:

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Balé Infantil:

No Balé, a maior parte dos termos técnicos é mencionada em francês. Por isso, para os alunos e alunas, as primeiras aulas teóricas ou práticas podem se tornar complicados por desconhecimento da língua francesa.

Balé em Casa:

Nesse vídeo do canal Sereias do Cerrado, traz dicas para aproveitar as férias para fazer uma aulinha de balé na sua casa. Lembrem-se de deixarem o corpo sempre encaixado, durinho e fazerem ponta de pé.

Postura de Bailarina:

Nesse vídeo do canal MUNIQUE LOPES, nessa aula de balé para crianças vai ensinar postura de bailarina.

Dicas Para Ter Flexibilidade:

Nesse vídeo do canal SofiaS Furlani, trás dicas para ter flexibilidade na abertura, espacate, cambre e na ponte.

Coque Para Ballet:

Nesse vídeo do canal Mami and Maria, vai ensinar a fazer o coque de ballet, Esse é o coque nosso de cada dia! É muito rápido de se fazer além de ficar bonito! Se não encontrar a rosca na sua cidade, reaproveite meia calça velha, pode usar mais de uma até atingir o tamanho de coque que você deseja.

5 Exercícios Para Flexibilidade:

Nesse vídeo do canal Petite Danse, vai trazer 5 dicas de exercícios que (feitos regularmente) ajudam a melhorar o alongamento necessário para o ballet e outras modalidades.

Aula de Balé Criativa:

Nesse vídeo do canal NAMU, A professora Simone Sant’Anna ensina o passo a passo de uma aula de balé criativo. Crianças de todas as idades podem participar.

Aula Balé Fitness:

Nesse vídeo do canal BTFIT, vai trazer um aulda de balé super interessante para pessoas fitness.

Bailarinas Iniciantes:

Nesse vídeo do canal MUNIQUE LOPES, vai ensinar passos de ballet  para bailarinas iniciantes, com dicas das posições dos pés.

Alongamento de Ballet:

Nesse vídeo do canal MUNIQUE LOPES, vai ser abordado a maneira do alongamento do ballet para crianças.

O Que Prepara na Primeira Aula de Balé:

Esse vídeo do canal Passos de Bailarina, vai dá dicas para quem estar meio perdido do quer levar para sua primeira aula de balé.

FIM

Abordamos hoje, aula de balé infantil, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.