Aula de Biologia

0

A biologia começou a se desenvolver e crescer rapidamente com a melhoria do microscópio, de Anton van Leeuwenhoek. Foi então que os estudiosos descobriram os espermatozoides, as bactérias, e a diversidade da vida microscópica. As investigações de Jan Swammerdam levaram a um novo interesse pela entomologia e ajudaram a desenvolver as técnicas básicas de dissecção e coloração microscópica

Aula de Biologia

O Conceito de Biologia como uma ciência composta por um corpo coerente de conhecimentos surgiu apenas no século XIX. Porém, podemos dizer que desde o Egito Antigo já havia estudos de Biologia, pois os egípcios estudavam o corpo humano para poder realizar a mumificação. Na Grécia Antiga também houve estudos dos seres vivos. Aristóteles, por exemplo, estudava seres vivos nos século IV a.C.

No século XIX, ocorre um grande avanço na Biologia, que passa a ser uma ciência organizada e sistematizada. Vários pesquisadores fazem viagens para várias regiões do mundo para expandir os conhecimentos e conhecer e catalogar novas espécies de animais e plantas. Nesta época também ocorrem muitos avanços importantes no estudo de fósseis e na área de Geologia.

Introdução a Biologia

Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos. A biologia está dividida em vários campos especializados que abrangem a morfologia, fisiologia, anatomia, comportamento, origem, evolução e distribuição da matéria viva, além dos processos vitais e das relações entre os seres vivos.

Como Aprender a Biologia:

O tema da biologia nos ensina como a natureza e o nosso próprio corpo, o mais perfeito mecanismo existente. Portanto, um bom ponto de partida é justamente isso:

  1. Achar as terminologias.
  2. Partir do geral para o específico.
  3. Visite laboratórios e coloque em prática o que estar estudando.
  4. Use desenhos.
  5. Faça simulados e exercícios.

Variedades de Tipo de Biologia:

As subdisciplinas da biologia são definidas pela escala em que a vida é estudada, os tipos de organismos estudados e os métodos utilizados para estudá-los:

  • Bioquímica examina a química rudimentar da vida; a biologia molecular estuda as interações complexas entre as moléculas biológicas;
  • Biologia celular examina o bloco básico de construção de toda a vida, a célula; a fisiologia examina as funções físicas e químicas dos tecidos, órgãos e sistemas de órgãos;
  • Ecologia examina como os organismos interagem em seu ambiente;
  • Biologia evolutiva examina os processos evolutivos que provavelmente produziram a diversidade da vida.

Variedades de Uso da Biologia:

Apesar do amplo escopo e da complexidade da ciência, existem certos conceitos unificadores que o consolidam em um único campo coerente. Geralmente, a biologia reconhece a célula como a unidade básica da vida, os genes como a unidade básica da hereditariedade, e a evolução como o motor que impulsiona a criação de novas espécies.

Como a Biologia Pode Ser Usado na Escola:

A importância do conhecimento biológico pode ser percebida desde a base do que compõe o planeta terra. Com a evolução das espécies, os estudos sobre a biologia também se transformaram no decorrer de décadas, com o auxílio até mesmo da tecnologia, e hoje, está presente no nosso dia a dia e possui uma influencia direta em tudo que está relacionado aos seres vivos, desde os mecanismos que regulam as atividades vitais até as relações que estabelecem entre si e com o ambiente em que vivem. Por isso, ela é estudada desde as series iniciais.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Biologia:

A biologia tornou-se um campo de investigação tão vasto que geralmente não é estudada como uma única disciplina, mas antes dividida em várias disciplinas subordinadas. Portanto, vídeos vão trazer um pouco mais sobre a biologia.

Biologia – Citologia:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, traz essa aula de citologia para abordar conteúdos referentes a membrana plasmática, transporte passivo, transporte passivo, organelas citoplasmáticas.

Genética – Conceitos Básicos:

Nesse vídeo do canal Curso Online Gratuito, vai ser abordados os princípios básicos – genótipo, fenótipo gene dominante e recessivo.

Aula de Biologia:

Nesse vídeo do canal Ricardo Luz TV, traz esse vídeo para explicar os seguintes conteúdos: Organização Estrutural dos Seres Vivos; Bactérias e Vírus; Organelas; Divisão Celular; Ácidos Nucléicos; Síntese de Proteínas; Sistema Digestivo; Cadeias Alimentares; Sistema Respiratório; Sistema Circulatório; Sistema ABO e RH; Sistema Excretor; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso; Cromossomos Sexuais; Protozoários Parasitas; Verminoses – Biologia; Sistemática e Taxonomia.

Biologia – Introdução à Biologia:

Nesse vídeo do canal Aula De, traz essa aula de Introdução à Biologia, para você que ainda estar em dúvida.

Biologia – Prof – Paulo Jubilut:

Nesse vídeo do canal Biologia Total com Prof. Jubilut, o professor Paulo Jubilut comenta os principais assuntos da biologia que podem aparecer na prova do enem que  aconteceu em 2017.

Introdução à Biologia Celular:

Nesse vídeo do canal Brasil Escola, vai ser comprendido o que a Biologia Celular estuda e vai ser dado início ao estudo das características básicas de uma célula.

Biologia – Fisiologia Humana:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof Zé Rucker aborda nessa aula assuntos da fisiologia humana.

Biologia – Zoologia:

Nesse vídeo do canal Aula De, traz essa aula para abordar os cordados – cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.

Biologia – Reino Fungi:

Nesse vídeo do canal Aula De, traz essa aula para abordar o reino fungi – O reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos.

Biologia – Vitaminas:

Nesse vídeo do canal Altas Definições, o professor Robson Monera vai explicar nessa aula o assunto vitaminas dentro do campo de estudo da biologia.

FIM

Abordamos hoje, aula de biologia, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.