A sua afinação varia de acordo com a região do mundo onde ele se encontra e o gênero musical a ser executado. No Brasil usamos a mesma afinação que algumas regiões de Portugal e da ilha da Madeira. Aqui como lá o cavaquinho está extremamente ligado a manifestações populares e festas. É um instrumento musical essencial à nossa cultura popular.

Aula de Cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento musical originário de Braga, na região do Minho, no norte de Portugal. Contudo, talvez um instrumento parecido, que lhe deu origem, tenha sido levado até lá por imigrantes do País Basco, na Espanha. Alguns musicólogos supõem que sua origem remota é a Grécia antiga. Trata-se de um instrumento de quatro cordas, no formato de um violão, mas menor, e de som mais agudo que o dele. É tocado de forma “rasgada”, na qual o músico apenas acompanha a melodia, “rasgando” as cordas com o polegar e o indicador da mão direita em posição rígida, ou de forma “ponteada”, em que o músico sola a melodia.

Untitled design 15 1 8966231

Desde o século XVIII o cavaquinho é um instrumento popular em Portugal, onde tem vários apelidos (entre os quais braguinha, braga, machete, machetinho ou ainda cavaco) e é usado em festas e comemorações. Chegando a Lisboa, capital portuguesa, ficou mais sofisticado e começou a acompanhar outros instrumentos, como o bandolim ou a viola, em pequenos conjuntos instrumentais chamados tunas. Na mesma época, por ser prático de transportar devido ao tamanho, o cavaquinho começou a ser divulgado nas ilhas dos Açores e da Madeira e onde Portugal teve colônias, como Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Introdução ao Cavaquinho

O cavaquinho (pai de outros modelos como a braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos cordofones originário do Minho, norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos e de onde foi depois levado para outras paragens como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira.

Como Aprender a Cavaquinho:

  1. Treinar todos os dias.
  2. Fazer aulas com profissionais.
  3. Dedicação.

Variedades de Tipo de Cavaquinho:

Basicamente, existem dois tipos de cavaquinho, cada um com suas características construtivas: o minhoto e o de Lisboa.

  • Minhoto –  Este modelo é muito usado na música popular nortenha; é tocado em “rasgado”, uma técnica possibilitada graças às cordas baixas e quase rentes ao tampo.
  • Lisboa -Esse modelo tem cordas muito acima do tampo. O que permite executar a técnica do “ponteado”, ou seja, com palheta ou unha do polegar da mão direita.

Variedades de Uso do Cavaquinho:

O cavaquinho está presente nas rodas de samba e de chorinho do Brasil inteiro. Ele também é considerado pai de outros instrumentos, como o uquelele (criado no Havaí a partir da chegada de imigrantes da ilha da Madeira no século XIX) e o cavaquinho elétrico, conhecido como guitarra baiana, inventado pela dupla de músicos Osmar e Dodô nos anos 1940 e que deu origem aos trios elétricos de Salvador, na Bahia.

Como o Cavaquinho Pode Ser Usado na Escola:

O  cavaquinho pode ser introduzido na aula de música escolar, por trazer benefícios que vão melhorar o rendimento do aluno como: Melhora a coordenação motora; Aumenta a responsabilidade; Desenvolver o trabalho em equipe e Aprimorar o português e a matemática.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Cavaquinho:

O cavaquinho é um instrumento muito tocado por músicos do gênero de samba, e por isso, muitas pessoas que gostam deste estilo de música querem aprender a tocá-lo. Mas, tocar esse instrumento requer dedicação já que ele não parece ser tão simples. Portanto, vídeos iram trazer explicações sobre o cavaquinho.

Cavaquinho Nível Básico:

Nesse vídeo do canal, Canal Leandro Brito, vai trazer essa aula  de cavaquinho nível básico, iniciante, nível zero. Vai ser passado, passo a passo, o que é necessário para você aprender a tocar cavaco.

Aula de Cavaquinho Iniciantes:

Nesse vídeo do canal Primeiros Acordes, vai abordar nessa aula de Cavaquinho para iniciante vamos aprender as partes do cavaquinho, como prender as cordas e o posicionamento dos dedos no braço do cavaquinho.

Batidas de Cavaquinho:

Nesse vídeo do canal TV Cifras, você vai aprender a unir as batidas de cavaquinho e aperfeiçoar a mão direita que é onde os músicos mais tem dificuldade.

Aprenda 7 Músicas do Bezerra da Silva:

Nesse vídeo do canal Cicinho do cavaco, traz essa aula para você aprender 7 músicas do Bezerra da Silva.

Batida Inicial de Samba e Pagode:

Nesse vídeo do canal Renan do Cavaco, traz essa aula pra ensinar as a batida inicial de samba e pagode no cavaco.

Música – Deixa Acontecer:

Nesse vídeo do TV Cifras, Aprenda tocar no cavaquinho “Deixa Acontecer” do Revelação com o instrutor João Felippe aqui no TVCifras.

Aprenda Cavaquinho:

Nesse vídeo do canal Aprenda Música, Aprenda a tocar Cavaquinho passo a passo, de maneira didática e prática. Neste curso, você vai ver como aproveitar o instrumento da melhor forma.

5 Músicas Fáceis com 4 Acordes:

Nesse vídeo do canal Professor Damiro, traz 5 músicas fáceis para tocar no cavaquinho com apenas 4 acordes.

Aprendendo com Dudu Nobre:

Nesse vídeo do canal Como Comprar, traz essa aula com o Dudu Nobre para você tirar dúvidas e aprender macetes para tocar melhor.

Música – Cerveja de Garrafa:

Nesse vídeo do canal TV Cifras, Aprenda como tocar no cavaquinho a música “Cerveja De Garrafa” do grupo Atitude 67, neste tutorial completo com o instrutor Jonatan Francisco.

FIM

Abordamos hoje, aula de cavaquinho, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.