in

Aula de Crochê

Aula de Crochê

O crochê é uma técnica semelhante à do tricô manual, porém é realizado com uma única agulha com um gancho na extremidade, tal como a agulha de crochê tradicional. Existem diversos números de agulha para executar um trabalho em crochê. Elas se distinguem de acordo com a largura do fio utilizado

Aula de Crochê

A palavra “crochê” tem origem no francês medieval croké, termo que designava um instrumento de ferro recurvado, uma espécie de gancho, que permitia suspender ou segurar alguma coisa. No século XIX, surge na França a expressão broder au crochet (literalmente, “bordar com o gancho”).

aula de crochê

Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.

Introdução ao Crochê

Crochê ou croché (em francês crochet) é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial, dotada de um gancho. Consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada.

Como Aprender a fazer Crochê:

Dicas essenciais para iniciantes em crochê:

  1. Antes de fazer a peça que você deseja, trabalhe em cima de uma peça teste, para que você vá se acostumando com o ponto escolhido.
  2. Prefira agulhas um pouco maiores no começo, como a 2,5mm e linhas mais finas. Assim você consegue aprender bem como fazer cada ponto.
  3. Se sentir muita dificuldade com o fio de crochê, pode testar e ganhar prática com uma agulha média e uma linha de tricô.
  4. Pratique bastante o ponto correntinha antes de passar para os outros pontos básicos.
  5. Quando sentir que está com mais prática, treine o ponto baixo e o ponto alto.
  6. Prefira linhas de uma única cor enquanto está aprendendo, pois elas são mais fáceis de trabalhar.
  7. Além das abreviaturas de pontos, é interessante conhecer outras como: sp, que significa espaço; pq que significa ponto; rep, que quer dizer repita; ult, último; e seg, seguinte.

Variedades de Tipo de Crochê:

Existe diferentes pontos de crochê, no entanto, vamos trazer a você iniciante, os 4 mais básicos:

Correntinha – São utilizados em praticamente todos os trabalhos de crochê – é como você inicia o que deseja fazer – e são bem fáceis de fazer.

Ponto baixíssimo – É usado na finalização das peças ou para reforçar bordas.

Ponto Baixo – É ideal para peças que precisam ser mais firmes, como tapetes em crochê.

Ponto alto – Indicado para peças com um tecido mais mole. É um ponto mais aberto em relação ao ponto baixo.

Variedades do Uso do Crochê:

Atualmente o crochê ou crochet é uma técnica muito utilizada por criadores de moda mundiais em vestidos, camisolas, acessórios de moda, o que tornou esta técnica muito versátil, mais contemporânea e moderna, ao mesmo tempo que com mais utilidade e apreciada por todos.

Como o Crochê Pode Ser Usado na Escola:

  • A atividade requer concentração, raciocínio e coordenação motora, o que ajuda a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
  • Manter-se intelectualmente ativo também pode afastar a depressão e diminuir a ansiedade.

Com esses benefícios o Crochê pode ser usado na escola como uma dinâmica para as meninas, para fugir um pouco do cronograma de aula e implementando algo diferente.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Crochê:

O crochê é um tipo de artesanato que além de poder ser usado para decorar a casa, ele também é utilizado como uma excelente forma para relaxar e para ganhar dinheiro. Contudo, vídeos vão explicar o crochê.

Lançada Inicial e Correntinha:

Nesse vídeo do canal JNY Crochê, você vai aprender crochê do zero (como segurar a agulha, correntinha, ponto alto, ponto baixo). Aula passo a passo com a professora Ju.

Crochê para Iniciantes:

Nesse vídeo do canal Atelier Linha e Ponto, a Profª Jane ensina o Bê-a-Bá do Crochê, mostrando como fazer os pontos básicos.

Tapete de Crochê:

Nesse vídeo do canal Claudete Azevedo Crochê, aula para iniciantes de crochê que vai ensinar a fazer um tapete simples e fácil.

Dicas de Como Iniciar no Crochê:

Nesse video do canal Uma RUMA de Coisas, aprenda o Be-a-Ba do crochê, nesse vídeo vai ensinar como começar na arte do crochê mostro os matériais básicos para começar sem gastar quase nada.

Crochê Circular:

Nesse video do canal Aprendendo Crochê, vai te ensinar a maneira correta de fechar carreiras circulares no crochê.

Quadradinho de Crochê:

Nesse video do canal Atelier Linha e Ponto, Professora. Jane vai ensinar como fazer, quadradinhos de crochê para fazer mantas, cobertores, capas para almofadas e etc.

Toalhinha de Crochê:

Nesse video do canal Wagner Reis,  você aprenderá como fazer crochê. Uma toalhinha linha, simples e delicada.

Bico e Crochê Leque:

Nesse video do canal Arte aos 4 Ventos, nessa aula de crochê passo a passo. – Como fazer o leque com picô passo a passo!

Crochê Irlandês Simples:

Nessa aula do canal Marlene Crochês, Neste vídeo vai te  ensinar como tecer redes no molde de Eva utilizando um isopor .Usei fio esterlina 5 e agulha número 6 de 1.0 mm

Square Flor Fácil:

Nessa video do canal Claudete Azevedo Crochê, você vai aprender a fazer uma linda flor super fácil com Square para aplicação.

FIM

Abordamos hoje, aula de crochê, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

10 Brincadeiras de Gincana

10 Brincadeiras de Gincana

Pular Saco - Brincadeiras para gincana

Pular Saco – Brincadeiras para gincana

Back to Top