in

Aula de Ginástica

Aula de Ginástica

Foram os gregos os responsáveis pelo surgimento das primeiras escolas destinadas à preparação de atletas para exibições ginásticas em público e nos ginásios. Seu estilo nascia da busca pelo corpo são, mente sã e do ideal da beleza humana, expressado em obras de arte deste período: socialmente, os homens reuniam-se para apreciar as artes desenvolvidas na época, entre pintura, escultura e música, discutiam a filosofia, também em desenvolvimento e, para divertirem-se e cultuarem seus corpos, praticavam ginástica, que, definida por Platão e Aristóteles, era uma prática que salientava a beleza através dos movimentos corporais.

Aula de Ginástica

Milenar, a ginástica fez parte da vida do ser humano pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Mais tarde, na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo e na arte de atirar com o arco, além de figurar nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral.

Como prática esportiva, a ginástica teve sua oficialização e regulamentação tardiamente, se comparada a seu surgimento enquanto mera condição de prática metódica de exercícios físicos, já encontrados por volta de 2 600 a.C., nas civilizações da China, da Índia e do Egito, onde valorizava-se o equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência, utilizando, inclusive de materiais de apoio, como pesos e lanças. Este conceito começou a desenvolver-se pela prática grega, que o levou através do Helenismo e do Império Romano.

Introdução a Ginástica

A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Como Aprender Ginástica:

  1. Tenha um diário – Registre suas metas e sua evolução nas atividades físicas em um diário de papel.
  2. Inspire-se em alguém – Cole na sua geladeira uma foto de corpo inteiro de uma mulher com quem você quer ficar parecida ou até um retrato seu do passado.
  3. Comece devagar – Nos primeiros dias de exercício, o corpo vai ficar dolorido. A dorzinha passa logo, mas pode ser o suficiente para desmotivá-la.
  4. Procure companhia – Acompanhadas de alguém de quem gostamos, o tempo de exercício passa mais rápido e há mais estímulo para continuar.
  5. Pare de se sabotar – É comum deixar de fazer exercício em um dia e desistir de fazer no outro também.

Variedades de Tipo de Ginástica:

  • Ginástica acrobática –  Esta modalidade tem por objetivo o trabalho em grupo e a cooperação. Confiar no parceiro é habilidade imperativa para o trabalho em equipes, que consiste em beleza, dinâmica, força, equilíbrio, destreza, coordenação e flexibilidade.
  • Ginástica aeróbica – Esta disciplina requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação. Piruetas e mortais, típicos da ginástica artística, não são movimentos executados pela modalidade aeróbica.
  • Ginástica artística – Esta modalidade, por ser a mais antiga de todas, tem sua história constantemente confundida com a da própria ginástica.
  • Ginástica geral – . Historicamente, a origem desta modalidade não competitiva, está atrelada à trajetória da própria FIG e tem por significado a junção de todas as modalidades, que resultam em um conjunto de exercícios que visam os benefícios da prática constante.
  • Ginástica rítmica – Esta modalidade envolve movimentos de corpo em dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos.
  • Ginástica de trampolim – O trampolim consiste em liberdade, voo e espaço. Inúmeros mortais e piruetas são executados a oito metros de altura e requerem precisão técnica e preciso controle do corpo.

Variedades de Uso da Ginástica:

A ginástica está inserida na sociedade como influência nas artes e no meio social desde a Grécia Antiga. Os artistas gregos, observadores dos exercícios físicos, eram precisos conhecedores do corpo humano. O culto ao físico era admirado por estes artistas, que esculpiam a figura humana com perfeição. Na arte grega da época, as condições físicas e espirituais variavam constantemente. Tais modificações passadas pelo homem grego acompanhavam as mudanças sofridas pela ginástica, a maneira mais comum e difundida de cultuar a forma física.

Como a Ginástica Pode Ser Usado na Escola:

Deve ser introduzida na atividade física dos alunos por trazer melhorias para promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Ginástica:

O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada “treinar” e, em sentido literal, significa “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade desportiva. Portanto, vídeos vão abordar um pouco mais a ginástica.

Aula de Ginástica – Derreta Gorduras:

Nesse vídeo do canal Exercício em Casa, traz essa aula de ginástica Aero HIIT é uma metodologia inovadora e especialmente elaborada para te ajudar a queimar gordura corporal e muitas calorias em um curto espaço de tempo.

Aula Para Queimar Calórias:

Essa aula do canal Carol Borba, vai trazer uma aula para vocêque quer queimar bastante calórias e mexer o corpo.