As populares e versáteis guitarras se originaram a partir de um instrumento musical de origem espanhola. A vihuela, como era denominada, se originou por meio de outros dois instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas e muito popular no Oriente Médio, e a “cozba”, um aparelho musical romano.

Aula de Guitarra

As guitarras elétricas surgiram em 1930, como uma modificação do próprio violão. Os primeiros modelos geravam um som muito suave e baixo, algo bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Para ampliar a potência sonora do instrumento, no mesmo foram colocados captadores (espécies de minúsculos microfones). Isso gerou um pequeno problema, pois estes dispositivos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alteração sonora conhecida como feedback. Para solucionar tal problema, o famoso músico norte-americano Les Paul criou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos atualmente.

A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, durante as décadas de 50 e 60, período em que ganhou enorme espaço no mundo da música. Hoje em dia, estima-se que existam cerca de 50 milhões de guitarristas em todo o mundo.

Introdução a Guitarra

O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida.

Como Aprender a Guitarra:

  1. Tenha a guitarra bem regulada.
  2. Ouça e repita.
  3. Misture as coisas fáceis com as difíceis.
  4. Encontre um bom professor de guitarra.
  5. Aprenda a ler partituras.
  6. Mantenha a diversão.

Variedades de Tipo de Guitarra:

Consideram como família das guitarras’ os ‘instrumentos de cordas beliscadas que têm a caixa em forma de “8”. Isso inclui instrumentos tais como:

  • Cavaquinho.
  • Charango.
  • Cuatro.
  • Ukulele.
  • Viola caipira.
  • Violas portuguesas.

Variedades de Uso da Guitarra:

As guitarras acústicas possuem um corpo oco feito em madeira. São utilizadas em diversos géneros da música, como o rock, bossa nova, country music, jazz, fado e estilos folk de diversos países. Também há versões específicas para a música clássica e para a música da Espanha (flamenco).

Como a Guitarra Pode Ser Usado na Escola:

A aula de guitarra pode ser introduzida na aula de música, com isso vai estar incentivando alunos a seguirem a carreira de música, e além de trazer benefícios que vão trazer uma serie de benefícios aos alunos, fora da aula de música.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Guitarra:

As guitarras, bem como a maior parte dos instrumentos de cordas, são construídas por um luthier. O músico que a executa é chamado guitarrista. No entanto, vídeos vao explicar um pouco mais a guitarra.

Guitarra Para Iniciantes:

Nesse vídeo Renato Faleiro, vai ser abordado noções básicas pra quem está começando nesse universo da guitarra: Partes principais do instrumento, nomes das cordas, dois “power chords” e um ritmo básico pra aplicação dos acordes G e F.

Escala Pentatônica:

Nesse vídeo do canal Cifra Club, O músico Maurício Fernandes fez uma aula especial sobre escala pentatônica e suas aplicações

Teoria Musical:

Nesse vídeo do canal Eduardo Feldberg, vai ensinar NOTAS NATURAIS: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si – ACIDENTES: Sustenido e Bemol – INTERVALOS: Tom e Semitom – ENARMONIAS: Nomes diferentes para a mesma nota.

Modos Gregos:

Nessa aula do canal Descomplicando a Música, você vai aprenda como tocar e utilizar todos os modos gregos na prática, em 3 diferentes aplicações na guitarra.

Guitarra Nível Zero:

Nesse vídeo do canal Heitor Castro, vai trazer essa aula para iniciantes da guitarra com dicas e macetes para quem estar começando do zero.

Tocando sua primeira música:

Nesse vídeo do canal Cifra Club, vai trazer dicas para você tocar sua primeira música na guitarra.

Exercício de Arpejo:

Nesse vídeo do canal TV Cifras, vai ensinar você fazer arpejos e saltos de corda na guitarra neste tutorial completo com o instrutor Guga Stuart.

Dez Exercícios Revolucionários de Técnica:

Nesse vídeo do canal Cordas e Músicas,  o Prof. Carlos Lisboa, os cinco primeiros exercícios de técnica para guitarra! Nestes exercícios trabalharemos diversas técnicas como a pahetada alternada, mecânica, coordenação motora, resistência, sincronismo, velocidade e sweep.

Acordes e Ritmos:

Nesse vídeo do canal Tiago Maciel Music,traz essa aula básica, sobre acordes e ritmos bem fáceis.

Técnica Para Iniciantes:

Nesse vídeo do canal TV Cifras, vai ensinar a fazer os acordes em todas as posições na guitarra fazendo a pestana e alterando a posição dos dedos. Excelente tutorial para iniciantes com o instrutor João Vicente

FIM

Abordamos hoje, aula de guitarra, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.