Aula de História

0

Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete.

Aula de História

A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto; em grego antigo, o termo “História” é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e uso de diversas fontes diferentes. O estudo histórico começa quando o ser humano encontra os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente).

Introdução a História

História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”) é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado. O termo “História” também pode significar toda a informação do passado arquivada em todas as línguas por todo o mundo, por intermédio de registos históricos.

Como Aprender História:

Variedades de Tipo de História:

A História divide-se em quatro períodos:

  • Idade Antiga – A Antiguidade compreende-se de cerca de 4 000 a.C. até 476 d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde floresceram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas, Grécia e Roma (ver: Arte e cultura clássicas).
  • Idade Média – A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
  • Idade Moderna – A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.
  • Idade Contemporânea – A chamada Idade Contemporânea compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções, a Nova Ordem Mundial  e a ideia de “fim da história.”

Variedades de Uso do Historiador:

O indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo, é denominado historiador. Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço. Embora o termo historiador possa ser usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmica na disciplina. Alguns historiadores, no entanto, são reconhecidos unicamente com mérito em seu treinamento e experiência no campo. Tornou-se uma ocupação profissional no fim do século XIX.

Como a História Pode Ser Usado na Escola:

A  história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Contudo, isso aumentará o conhecimento dos alunos.

10 Aulas de Introdução Para Aprender História:

A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo. Portanto, vídeos vão abordar um pouco mais sobre a história.

Período Colonial Brasileiro:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Schiavone irá revisar o período colonial brasileiro, passando pelos principais tópicos desse pedaço da história do nosso país.

História Geral:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o professor André revisará os principais conteúdos de História do Brasil que podem aparecer em concursos e vestibulares.

História – Pré-História:

Nesse vídeo do canal Se Liga Nessa História, vai aborda traços da pré-história. Tentaram transformar 99% da Historia em um período sem importância, mas jamais conseguirão esconder nossa verdadeira origem.

História – Revolução Francesa:

Nesse vídeo do canal Débora Aladim, essa aula vai ser abordado um resumo sobre revolução francesa, com tudo que você precisa para se da bem no vestibular.

História – Brasil Império:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, traz essa aula de história  que contempla o período Imperial do Brasil, que vai de 1822 a 1889, além de contextualizar o Período Joanino entre 1808 e 1822.

História Geral – Roma:

Nesse vídeo do canal Pró Universidade Online, traz essa aula de história sobre Roma com o professor Oto. Roma foi centro de uma grande civilização que dominou a região mediterrânica durante séculos. Foi derrubada por algumas tribos germânicas, dando início à era da Idade Média.

Como Estudar História:

Nesse vídeo do canal Se Liga Nessa História, Neste vídeo você vai aprender aprender um esquema rápido e eficiente para mandar muito bem em História.

História Geral – Primeiro Reinado:

Nesse vídeo do canal Humanas em Foco,traz essa aula para abordar assuntos do primeiro reinado.

História – Era Vargas:

Nesse vídeo do canal Biologia com Samuel Cunha, traz essa aula sobre a ERA VARGAS, com o professor Thiago Reis.

História do Brasil – Brasil Colônia:

Nesse vídeo do canal Aula De, vai ser abordado Tratado de Tordesilhas, Descobrimento do Brasil, Capitanias Hereditárias, Exploração do pau-brasil, escravidão indígena e africana, ciclo da cana-de-açúcar, domínio holandês no Brasil, bandeirantes, ciclo do ouro, Guerra dos Emboabas, Revoltas e muito mais!

FIM

Abordamos hoje, aula de história, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.