A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

Aula de Libras

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes,a Libras é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, evitando o uso do “Português sinalizado”.

O antigo Instituto dos Surdos, hoje, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857 por Dom Pedro II e teve como primeira denominação o nome Collégio Nacional para Surdos (de ambos os sexos). Foi a partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, que, definitivamente, nasceu a língua brasileira de sinais (Libras).

Introdução a Libras

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que habita, quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América.

Como Aprender a Libras:

Estude Todos os Dias, porque Libras é como instrumento, se você não treinar todos dias você não fica bom, assim também é a Libras, se você pára de treinar você perde a prática. Então você precisa aprender novos sinais, ver vídeos em Libras com tradução em áudio isso tudo vai ajudar no seu aprendizado de Libras.

Variedades de Tipo de Libras:

As palavras, são articulados essencialmente pelas mãos e percebidos através da visão. Em uma língua de sinais, os sinais não são gestos. Os sinais são símbolos arbitrários, legitimados e convencionados pelos falantes de uma língua de sinais, assim como as palavras são em uma língua oral. Por meio de uma língua de sinais, o surdo ou pessoa com deficiência auditiva têm acesso à informação e à comunicação. Há no mundo muitas línguas de sinais e em muitos países línguas de sinais têm recebido o status de língua oficial.

Variedades do Uso da Libras:

a Língua Brasileira de Sinais passou a ser considerada como um meio de comunicação e expressão e não interpretada apenas por gestos ou mímicas. Mesmo com o passar dos anos a Libras (Língua Brasileira de Sinais) continua fazendo parte de uma minoria linguística na qual é constituída por surdos e o meio social em que ele vive, através dessa língua ele consegue mostrar sua capacidade e seu desenvolvimento no meio social.

Como Libras Pode Ser Usado na Escola:

Quem aprende libras conseguem se articular melhor, já que para conseguir se comunicar você vai precisar gesticular bastante as mãos. Também é necessário ter muita coordenação. Por isso, a agilidade com certeza é uma das maiores vantagens, pois é necessário ter muita articulação nas mãos. Portanto, é necessário o ensinamento de libras nas escolas.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Libras:

Um dos principais motivos para que você aprenda libras é que você estará ganhando mais um aprendizado na sua vida. Aprender coisas novas sempre é algo muito engrandecedor para todas as pessoas. Contudo, vídeos iram abordar melhor libras.

Aula de Libras – Alfabeto Manual e Números:

Nesse vídeo do canal Libras Pernambuco, vai ser abordado o Quadro Associativo das Configurações que trata o processo ensino-aprendizagem da Libras de ouvinte para ouvinte mais rápido, eficiente e eficaz, e que pode ser utilizado em qualquer formação a nível nacional, pois o alfabeto manual não tem variação regional.

Libras – Apresentação e Cumprimentos:

Nesse vídeo do canal rebecanemer, traz essa aula de libras para você aprender se apresentar e cumprimentar pessoas com deficiência auditiva.

Aprenda Libras:

Nesse vídeo do canal Éden Veloso, vai trazer dicas e macetes para você que quer aprender libras com rapidez.

Conversação básica em Libras:

Nesse vídeo do canal AgregandoValores Leticia Segretti – Libras, vai ajudar você nas primeiras conversas com uma pessoa surda. Contém algumas saudações e palavras muito utilizadas em um primeiro contato com alguém.

120 Frases Para Aprender Libras:

Nesse vídeo do canal Ingrid Storniolo Berezoski, traz 120 frases essenciais para aprender libras.

Libras – Cores e Vestuário:

Nesse vídeo do canal Libras Pernambuco, você vai aprender as cores em língua de sinais favorece a compreensão da vestuária e da construção do diálogo em Libras.

100 Verbos em Libras:

Nesse vídeo do canal Tube Libras, traz para você iniciante de libras, 100 sinais em libras que vai ajudar a você se comunicar com pessoas com deficiência auditiva.

7 Segredos Para Aprender Libras:

Nesse vídeo do canal Danrley Oliveira, vai  falar de 7 segredos para aprender Libras ou qualquer outro idioma que você esteja interessado.

Libras – Dias da Semana:

Nesse vídeo do canal TV INES, Heveraldo Ferreira mostra os sinais dos dias da semana e dos períodos do dia (manhã, tarde, noite e madrugada).

Básico Para se Apresentar em Libras:

Nesse vídeo do canal Letícia Segretti, traz esse vídeo respondendo algumas perguntas básicas para se apresentar ou conhecer um surdo

FIM

Abordamos hoje, aula de libras, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.