A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.  A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas.

Aula de Música

A história da música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história é trabalho dos historiadores, porém também é frequentemente realizado pelos musicólogos.

Este termo está popularmente associado à história da música erudita ocidental e frequentemente afirma-se que a história da música se origina na música da Grécia antiga e se desenvolve através de movimentos artísticos associados às grandes eras artísticas de tradição europeia (como a era medieval, renascimento, barroco, classicismo, etc.). Este conceito, no entanto é equivocado, pois essa é apenas a história da música no ocidente. A disciplina, no entanto, estuda o desenvolvimento da música em todas as épocas e civilizações, pois a música é um fenômeno que perpassa toda a humanidade, em todo o globo, desde a pré-história.

Introdução a Música

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

Como Aprender a Música:

Aprender a música para muito e um pouco complicado, mas outros já tem afinidade com a música que se torna algo prático para ser aprendido. Portanto, o curso de música traz licenciatura e bacharelado com duração de 4 anos, vem ganhando força nas grandes universidades espalhadas pelo Brasil e no mundo.

Variedades de Tipo de Música:

Uma das divisões mais frequentes separa a música em grandes grupos:

  • Música erudita – a música tradicionalmente dita como “culta” e no geral, mais elaborada. Também é conhecida como “música clássica”, especificamente a composta até o Romantismo por ter sobrevivido ao tempo ao longo dos séculos, no mesmo sentido em que se fala de “literatura clássica”.
  • Música popular – associada a movimentos culturais populares. Conseguiu se consolidar apenas após a urbanização e industrialização da sociedade e se tornou o tipo musical icônico do século XX. Se apresenta atualmente como a música do dia a dia, tocada em shows e festas, usada para dança e socialização.
  • Música tradicional ou música nacionalista – associada a fortes elementos culturais de cada grupo social. Tem caráter predominantemente rural ou pré-urbano. Normalmente são associadas a festas folclóricas ou rituais específicos.
  • Música religiosa, utilizada em liturgias, tais como missas e funerais. Também pode ser usada para adoração e oração ou em diversas festividades religiosas como o natal e a páscoa, entre outras. Cada religião possui formas específicas de música religiosa.

Variedades de Uso da Música:

A música só existe quando executada ou reproduzida, por isso a atuação é seu aspecto mais importante. Enquanto não executada a música é apenas potencial. É na execução que ela se torna um existente. A atuação pode se estender da improvisação de solos às bem organizadas apresentações repletas de rituais, como o moderno concerto clássico, o concerto de rock ou festividades religiosas. O executante é o músico, que pode ser um instrumentista ou cantor.

Como a Música Pode Ser Usado na Escola:

Por trás da multiplicidade de definições, se encontra um verdadeiro fato social, que coloca em jogo tanto os critérios históricos, quanto os geográficos. A música passa tanto pelos símbolos de sua escritura (notação musical), como pelos sentidos que são atribuídos a seu valor afetivo ou emocional. Com isso, muitos alunos seram motivos a seguir o caminho da música.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Música:

Nunca é tarde demais para se aprender a tocar um instrumento musical, ou mesmo para produzir um disco caseiro. A melhor maneira naturalmente é ter aulas de música e frequentar cursos de produção musical.

Teoria Musical:

Nesse vídeo do canal Eduardo Feldberg, vai trazer Notas naturais : Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, Acidentes: Sustenido e Bemol – Intervalos: Tom e Semitom – Enamornias: Nomes diferentes para a mesma nota.

Aula de Canto Para Iniciantes:

Nesse vídeo do canal MusicDot, a professora Anny Cee dá as primeiras dicas para você começar o seu estudo do Canto.

Como Ler Partituras:

Nesse vídeo do canal Heitor Castro, vai ensinar a você iniciante da música como ler partituras, com dicas que vai facilitar sua vida.

Ritmos Lineares:

Esse vídeo do canal Zorzi Drums, vai ensinar como desenvolver um ritmo linear a partir de uma base de bumbo e caixa.

Campo Harmônico Sem Mistério:

Nesse vídeo do canal Descomplicando a Música, vai trazer esse vídeo como formar qualquer campo harmônico (maior, menor, menor harmônico, menor melódico, diminuto, tons inteiros, etc.); qual a relação entre campos harmônicos e escalas musicais; como descobrir o tom de uma música; o que é tonalidade; como mudar o tom de uma música; como saber qual escala usar para criar solos, arranjos e improvisos em uma música a partir do seu campo harmônico.

Teoria Músical – Unidade de Tempo:

Nesse vídeo do canal Cordas e Música, Conheça nesta vídeo aula como identificar os valores das figuras musicais através da “unidade de tempo”. Aula com o Prof. Rafael Bazano.

Cantar no Tom Ideal:

Nesse vídeo do canal WÉLISON CÂMARA, você vai aprender sobre como cantar aquela nossa música preferido no tom ideal de nossa voz, cantando sem forçar a garganta, confortavelmente e consequentemente cantando bem, com mais qualidade.

 Aula de Violão – Brincando de Blues:

Nesse vídeo do canal Cordas e Música, você vai aprender a tocar no violão o tema criado pelo próprio Prof. Rafael Bazano “Brincando de Blues”.

Fazer Solos em Qualquer Música:

Nesse vídeo do canal Michael Doni, vai ensinar fazer solos em qualquer música e em qualquer tom. Explica como aplicar uma escala muito legal nas suas Músicas em Todos os Tons que Quiser!

Aprenda a Tocar sua Primeira Música:

Este vídeo do canal Cifra Club traz, vai para os iniciantes, ensinando como tocar sua primeira musica no Violão.

FIM

Abordamos hoje, aula de musica, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.