O piano é muito conhecido hoje em dia talvez por ter sido o principal instrumento usado por importantes músicos da história, como Mozart e Beethoven. Munido de um teclado geralmente composto por 88 teclas, o mesmo é um instrumento musical de corda percutida.

Aula de Piano

O piano foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700. Cristofori procurou idealizar uma evolução do cravo, um instrumento bastante parecido com o piano, com a diferença de suas cordas serem tangidas por bicos de penas. A principal aspecto que diferencia os dois instrumentos é o fato de o piano ser capaz de emitir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade que é tocado, enquanto o cravo, não. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”.

Os primeiros pianos da história eram bastante precários. Em 1783, o instrumento sofreu uma grande evolução quando o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito. Outro avanço se deu em 1821, com o francês Sébastien Erhard, o qual criou um mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente.

Introdução ao Piano

Piano é um instrumento que o som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo.

Como Aprender Piano:

Com um pouco de conhecimento a respeito de notas, tons e acordes e muita prática, você pode aprender a tocar o piano por conta própria.

  1. Assente-se ao piano e familiarize-se com o instrumento.
  2. Aprenda o nome das principais notas.
  3. Aprenda os acordes.
  4. Observe os padrões.
  5. Domine a arte de cantarolar.
  6. Revise o posicionamento dos dedos.
  7. Pratique.

Variedades de Tipo de Piano:

  • Piano de cauda – tem a armação e as cordas colocadas horizontalmente. Necessita por isso de um grande espaço pois é bastante volumoso.
  • Piano vertical – tem a armação e as cordas colocadas verticalmente. A armação pode ser feita em metal ou madeira. Os martelos não beneficiam da força da gravidade.
  • Piano digital guarda em uma memória os sons a serem reproduzidos. Difere dos teclados digitais por simular a sensação das teclas dos pianos acústicos, e por simular também um piano comum em sua estrutura externa.

Variedades de Uso do Piano:

O piano é amplamente utilizado na música ocidental, no jazz, para a performance solo e para acompanhamento. É também muito popular como um auxílio para compor. Embora não seja portátil e tenha um alto preço, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo

Como o Piano Pode Ser Usado na Escola:

O piano pode ser introduzido nas escolas por trazer vários benefícios ao aluno “A música faz algo provavelmente único: estimula o cérebro de um modo poderoso a partir da nossa conexão emocional com ela” proteger o cérebro, e com seus benefícios, ir além da diminuição do risco de depressão ou problemas mentais, o que já e é uma realidade hoje em dia.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Piano:

O piano é um instrumento clássico usado em orquestras de músicas no mundo todo. Usado também usado por grandes músicos e por admiradores do instrumento, que  possui um som bastante apurado. Portanto, vamos estar trazendo vídeos para beneficiar seu aprendizado.

Instruções de Piano Para Iniciantes:

Nesse vídeo do canal Felipe Scagliusi, traz a aula com pretensão de mostrar um método claro de estudo a partir dessa aula de piano para iniciantes, assim, todos que estejam buscando um curso de piano, podem seguir um caminho seguro de estudos para esse instrumento.

Piano Básico:

Nesse vídeo do canal Franz Ventura, Aprender piano não é apenas tirar musicas bonitas, mas sim ter noção do teclado por inteiro.

Segredos do Piano:

Nesse vídeo do canal Heitor Castro, traz para os iniciantes do piano 7 segredos do instrumento, mostrando com fazer para driblar esses segredos.

Arpejos no Piano:

Nesse vídeo do canal Felipe Scagliusi, traz esse vídeo que foi gravado para responder a pergunta “Quando e como estudar arpejos?”. “Arpejo” é uma das coisas que se estuda dentro da técnica pianística e sua importância é sem medida.

Diferença Entre Piano e Teclado:

Nesse vídeo do canal Lord Music Academy, o vídeo mostra as diferenças entre piano, pianola, teclado, controlador e piano digital.

Aula de Piano – Frases e Novas Idéias:

Nesse vídeo do canal Richardson Azevedo, traz aula de teclado e piano da música maranata com novas frases e idéias para dedilhar no teclado.

Como Tocar Piano Por Cifras:

Nesse vídeo do canal EFPianist, se você tem esta pergunta em mente e quer começar a tocar piano por cifras, esse vídeo vai ensinar exatamente isso.

Milhares de Músicas com 4 Acordes:

Esse vídeo do canal Descomplicando a Música, vai ensinar a tocar milhares de músicas com apenas 4 acordes, com dicas bem símples e fácil.

Exercícios de Digitação e Independência:

Esse vídeo do canal Música pra Geral, vai ensinar 10 exercícios para digitação e independência, dicas para torna sua música mais prática.

Aula de Piano com o Professor Maurício Meirelles:

Nesse vídeo do canal vinheteiro, o professor Maurício Meirelles ensina técnicas interpretativas de música clássica.

FIM

Abordamos hoje, aula de piano, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.