in

Aula de Português Para Concurso

Aula de Português Para Concurso

O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas. É uma matéria muito cobrada em concursos.

Aula de Português Para Concurso

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.

Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o helénico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandês e gaélico. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.

Introdução a Português Para Concurso

A língua portuguesa por muitos é considerada a língua mais difícil de ser aprendida. A língua portuguesa originou-se do latim vulgar falado no noroeste da Península Ibérica. Na Idade Média, ela formou uma única língua, conjuntamente com o galego, hoje conhecida nos meios científicos como galaico-português. No reinado de D. Dinis a língua portuguesa, então designada como língua comum, foi tornada oficial em todos os documentos régios, em detrimento do latim. A língua portuguesa, tal como o francês, tem uma herança céltica, visivelmente ouvida através da utilização das vogais nasais.

Como Aprender a Português Para Concurso:

Português é uma matéria que precisar bastante de leitura, e treinamento para ser aprendida. Geralmente em concursos procuram cobra todos os níveis do Português.

  • Leitura:
  1. Realizar uma primeira leitura do texto em questão em voz baixa, esta leitura deve ser tão cedo quanto possível.
  2. Ler o texto com sequência e não ler parte em parte.
  3. Quando encontradas palavras desconhecidas ir ao dicionário procurar o significado.
  4. Ler em voz alta, ajuda a melhorar a pronúncia e corrigir possíveis erros.
  5. Gravar a leitura para assim corrigir os erros cometidos mais facilmente.
  • Interpretação do Texto:
  1. Ler uma vez para conhecer o conteúdo retratado.
  2. Reler uma segunda vez parágrafo por parágrafo para compreender melhor o texto.
  3. Sublinhar as ideias principais.
  4. Sintetizar oralmente o texto.
  5. Responder ao questionário.
  • Escrita:
  1. Escrever correctamente com vocabulário pouco usual e evitando o uso da gíria e do calão.
  2. Fazer compreender através da escrita.
  3. Reler o texto produzido depois de completo.
  • Gramática:
  1. Ler atentamente o questionário e responder ao que é pedido.
  2. Fazer exercícios na aula, pedindo ajuda ao professor sempre que tiveres dúvidas.
  3. Refazer os exercícios em casa.
  4. Fazer muita quantidade de exercícios.
  5. Se quando fizeres os aspectos anteriores ainda tiver dúvida, questiona  o teu professor.

Variedades de Tipo de Português Para Concurso:

Gramática:

  • Fonologia Representa a parte cujo objetivo é estudar os menores elementos distintos, ora denominados de fonemas, que diferenciam o significado das palavras, bem como as sílabas que esses fonemas formam. Integrando a referida parte estão a ortoepia, a qual representa o estudo da articulação e pronúncia dos vocábulos, a prosódia, que se incumbe do estudo da acentuação tônica desses e a ortografia, que se preocupa com a forma pela qual as palavras são grafadas.

  • Morfologia Tem por finalidade estudar a estrutura, a formação e os mecanismos de flexão das palavras. De acordo com tal intento, podemos dizer que as classes gramaticais representam o alvo principal, ou seja, o estudo dos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções, interjeições, verbos, artigos, numerais e preposições.

  • Sintaxe Compreende o estudo das relações que se estabelecem entre os termos da oração. Para tanto, divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância. Representam objeto de estudo os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal, agente da passiva) e os termos acessórios (adjunto adnominal, adverbial, aposto e vocativo).

Literatura – Escolas Literárias:

Chamamos de Escola literária as manifestações literárias ligadas por denominadores comuns, ou seja, obras que tenham características afins. Entre essas características está a língua, o tema, a estética (as características literárias do texto como as figuras de linguagens recorrentes, por exemplo), o papel social, a natureza social (o contexto social), a natureza psíquica ou filosófica, o conjunto de autores (conscientes de seu fazer literário) e o público. Esses denominadores juntos formam um sistema com continuidade literária (um projeto literário) que, situado cronologicamente, estabelece o que chamamos de Escola de época, Escola Literária, Movimento literário ou Estilo de época.

Redação:
É o processo de redigir um texto. É uma atividade presente na cultura civilizada desde a invenção da escrita, e atualmente considerada um campo profissional e artístico na literatura, na produção de roteiros, na elaboração de relatórios e documentos, na publicidade e no jornalismo, entre diversas outras áreas.

Variedades de Uso do Português Para Concurso:

Disciplina cobrada em todos os concursos, o português pode acabar sendo o vilão dos concurseiros. Portanto, abordaremos assuntos mais decorrentes nos concursos:

Colocação Pronominal – A colocação dos pronomes oblíquos átonos – me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes – é um tema frequente em perguntas de concursos, segundo Peralta. Requer muita atenção”, diz o professor Agnaldo Martino, da LFG.

Concordância verbal – O modo como o verbo se altera para se acomodar ao sujeito também pode causar muitas dúvidas. “Este é um assunto que causa dificuldade aos candidatos”, diz Peralta.

Regência verbal – A relação entre o substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu complemento nominal, intermediada por uma preposição, também é citada por Peralta e Martino como frequente nos concursos e fonte de indecisões e dúvidas. “É um dos temas mais críticos”, diz Peralta.

Regência nominal – A relação entre o substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu complemento nominal, intermediada por uma preposição, também é citada por Peralta e Martino como frequente nos concursos e fonte de indecisões e dúvidas. “É um dos temas mais críticos”, diz Peralta.

Crase – “Questões de acentuação aparecem muito, sobretudo tratando do uso da crase”, diz Peralta. Assim, saber quando usar este acento grave pode fazer com que o concurseiro saia na frente de muitos candidatos.

Como o Português Para Concurso Pode Ser Usado na Escola:

Aula de português já estar incluso no cronograma dos alunos, sendo ensinando desde do maternal até as o Ensino Médio.O que dever ser feito é só aprimorar a leitura e explorar mais ainda 3 áreas do português: Gramática, Literatura e Redação. Com o foco maior para preparar o aluno para qualquer prova de concurso.

10 Aulas de Português Para Concurso Introdução Para Aprender:

O Português tal como a Matemática são disciplinas vitais mas, nem todos os estudantes sabem estudar corretamente estas disciplinas para se preparar para seu concurso.  Vamos trazer vídeos para esclarecer a matéria.

Acentuação Gráfica:

Nessa aula do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Fábio explicará as regras de acentuação gráfica conforme o novo acordo ortográfico.

Classes Gramaticais:

Nessa aula do canal LacConcursos, o professor Sidney Martins vai trabalhar as classes gramaticais da lingua portuguesa.

Concordância Verbal e Nominal:

Essa aula do canal Diversão Informação, vai trazer uma aula com o professor Sérgio Nogueira sobre concordância verbal e nominal.