A história da química está diretamente ligada ao desenvolvimento do homem, já que abrange todas as transformações da matéria e suas teorias correspondentes. Com frequência, a origem da química se relaciona intimamente com a história dos químicos e — segundo a nacionalidade ou tendência política do autor — ressalta em maior ou menor medida os sucessos alcançados num determinado campo ou por uma determinada nação.

Aula de Química

A química surge no século XVII, a partir dos estudos de muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química se recolhem pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle, The Sceptical Chymist (1661). A química, como tal, começa a ser explorada um século mais tarde, com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto.

O princípio do domínio da química (que para alguns antropólogos coincide com o princípio do homem moderno) é o domínio do fogo. Há indícios de que há mais de 500.000 anos, em tempos do Homo erectus, algumas tribos conseguiram tal feito. O domínio do fogo não só dava luz e calor na noite, como ajudava o homem na proteção contra os animais selvagens. Também permitia a preparação de comida cozida, a qual continha menos micro-organismos patogênicos e era mais facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições gerais de vida. O fogo também permitia conservar melhor a comida, especialmente as carnes e os peixes.

Introdução a Química

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. É considerada uma ciência exata e é chamada muitas vezes de ciência central porque é a ponte entre outras ciências naturais como Física, Matemática e Biologia.

Como Aprender a Química:

  1. Tenha matemática na ponta da língua.
  2. Memorize a tabela periódica.
  3. Estude os principais conceitos e aprenda a resolver problemas aos poucos.
  4. Faça cartões de estudo.
  5. Aprenda a usar técnicas de memorização mnemônica.
  6. Escolha livros didáticos de qualidade, que abordem os principais conceitos químicos.
  7. Ponha os conceitos em prática.

Variedades de Tipo da Química:

As áreas da Química são agrupadas basicamente em cinco grandes divisões, a saber: Química Inorgânica (estuda a matéria inorgânica), Química Orgânica (estuda os compostos de carbono), Físico-Química (compreende os aspectos energéticos dos sistemas químicos em escalas macroscópicas, molecular e atômica), Química Analítica (analisa materiais e ajuda a compreender a sua composição, estrutura e quantidade) e Ensino de Química (estuda e investiga os processos de ensino e aprendizagem da Química).

Variedades de Uso da Química:

A Química possui papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, pois a utilização dos conceitos e técnicas dessa ciência permite a obtenção de novas substâncias, além de preocupar-se com a prevenção de danos e exploração sustentável do meio ambiente.

Como Química Pode Ser Usado na Escola:

A química deve ser estudada pelo simples fato de estarmos vivos indica que reações químicas estão acontecendo dentro de nós, o tempo todo. A nossa respiração é pura química, e todas as atividades diárias envolvem química. Cada cheiro que sentimos demanda uma série de reações químicas intra-neuroniais. Acetona, álcool, grafite… Esses termos comuns do dia a dia também fazem parte do repertório da química.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Química:

Entre os séculos III a.C. e o século XVI d.C, a Química estava dominada pela alquimia. O objetivo de investigação mais conhecido da alquimia era a procura da pedra filosofal, um método hipotético capaz de transformar os metais em ouro, e o elixir da longa vida. Portanto, vídeos  abordaram um pouco mais a química.

Introdução a Química:

Nesse vídeo do canal Kennedy Ramos, o professor Marcos vai falar sobre os conceitos fundamentais da química.

Química Orgânica:

Nesse vídeo do canal Aula De,  vai trazer essa aula que sera abordados os conceitos iniciais e os principais elementos encontrados nos compostos orgânicos.

Ligações Químicas:

Nesse vídeo do canal Hexag Medicina, traz essa aula sobre ligações Químicas.

Balanceamento de Equações Químicas:

Nesse vídeo do canal Estuda Mais, traz essa aula para abordar sobre  balanceamento de equações químicas.. Portanto, o balanceamento de equações químicas deve ser feita sempre que se deseja retirar alguma informação acerca de uma reação fornecida.

Definição e Características da Termoquímica:

Nesse vídeo do canal Stoodi – Enem 2019, você vai aprender tudo sobre termoquímica. Você sabia que ela é composta por fenômenos (físicos e químicos) com absorção ou liberação de energia na forma de calor.

Tabela Periódica:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares,  o prof. Ruffini ensinará como utilizar da melhor forma a tabela periódica, abordando os seus principais conceitos. Essa aula é de extrema importância para todos os estudantes que pretendem realizar provas para ingressar na universidade.

Sistemas de Materias:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, esta aula tratará dos conceitos de substância e de mistura, fundamentando-se exclusivamente nos critérios macroscópicos. Definição de ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade critérios necessários para estabelecer macroscopicamente o que é substancia e mistura.

Funções Inorgânicos:

Nesse vídeo do canal Stoodi – Enem 2019, traz essa aula sobre Funções Inorgânicos.  É o conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes, denominadas como propriedades FUNCIONAIS.

Aula de Introdução à Química:

Nesse vídeo do canal No Enem 2019,  O Prof. Alan Ibiapina faz um esboço do que é a química, e os principais pontos a serem estudados quando o assunto é ENEM.

Estrutura da Matéria e Suas Composições:

Nesse vídeo do canal Luis Caio SUPERATO, nessa aula você vai aprender como a matéria se organiza para formar infinitos materiais existentes na natureza.

 FIM

Abordamos hoje, aula de química, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.