Aula de Sanfona

0

A sanfona, no Brasil também chamado popularmente acordeão e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmônicas de madeira. É um instrumento de tecla.

Aula de Sanfona

Um instrumento de origem alemã, mas que na França foi aperfeiçoado em 1837 por C. Buffet. Segundo todos os tratados sobre o assunto, o acordeão nada mais é do que o aperfeiçoamento de diversos instrumentos do mesmo género, como o oeline de Eschenbach, o aerophone de Christian Dietz, a physarmónica de Hackel etc., tomando, desde esta data, sua forma definitiva e seus variados registos para mudança de intensidade e timbre do som.

Aula de Sanfona
Aula de Sanfona

A maioria das sanfonas tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro ‘master’ pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão.

Introdução a Sanfona

A sanfona possui palhetas, fixadas em pequenos suportes de madeira chamados de castelos. O som do acordeão é criado quando o ar que está no fole passa por pequenos tubos nos castelos que o direcionam até as palhetas, com a pressão do ar as palhetas vibram gerando o som. Quanto maior o tamanho da palheta, mais grave o som produzido. Quanto mais forte o ar é forçado para as palhetas, mais intenso é o som. O movimento do fole é controlado com o braço esquerdo.

Como Aprender Sanfona – Aula de Sanfona

Muitos tem o desejo de aprender pelo fato de ser um instrumento harmônico (toca mais de uma nota simultaneamente), é um instrumento rico, podendo fazer solo ou acompanhamentos harmônicos.

Elaboramos dicas para iniciantes:

  •  Desde o início cuidar as Posturas:  do corpo, braços, mãos e dedos. Lembre-se que os detalhes lhe farão diferença na execução final de uma música.
  • Fazer os estudos lentamente para que haja uma evolução gradativamente, sem criar tensões nas articulações.
  • Tocar com técnica e precisão os estudos, pois com a técnica conseguiremos expressar uma ótima sonoridade em nosso instrumento, por isso se você tem dúvidas nesta questão, procure um professor, pois o recomendado é sempre ter orientações para não cometer erros que poderão lhe fazer adquirir maus hábitos.
  • Ensaiar Diariamente os estudos de técnicas: Escalas, Arpejos, Acordes, e por fim estudos que façam evoluir até conseguir ter peso ideal em todos dedos das mãos, para que sua música seja transmitida da melhor forma possível, expressando com fidelidade a idéia do autor.
  • Também é importante a seleção de um bom instrumento. Com um bom acordeon os resultados serão mais satisfatórios, pois além da sonoridade que é o principal, também é bom observar a pressão do foles, a altura do teclado, e o funcionamento do mecanismo em geral.
  • O tempo que se aplica aos estudos também é muito importante, para um músico profissional, sabemos que diariamente deverá ser no mínimo 3 horas de estudo, mas se você não tem esse tempo, então tenha muito cuidado para não desperdiçá-lo, recomendo aplicar seu tempo de prática a estudos que lhe façam progredir, pois não adianta estudar horas e horas se não aplicar corretamente o estudo.

Variedades de Tipo de Sanfona – Aula de Sanfona

Há dois tipos de acordeon, o diatônico ou piano e o cromático, apresentando botões dos dois lados, sendo que no lado direito a disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas. Além desses tipos, hoje existe o acordeon de baixo solto que é construído com o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes mais sofisticados.

Variedades de Uso da Sanfona – Aula de Sanfona

Foi um instrumento feito principalmente para a dança. No campo, os acordeonistas animavam bailes de aldeia em aldeia. Apesar de sua origem folclórica, o acordeon é capaz de executar qualquer estilo de música, como também música erudita e música de câmara que era muito comum nos anos 50.

Como a Sanfona Pode Ser Usado na Escola – Aula de Sanfona

O curso é voltado àqueles que desejam aprender ou se aprofundar nesse instrumento exercitando a leitura de pauta e de cifras. Durante o curso o aluno terá a capacidade de tocar vários estilos de acompanhamento e usar todos os recursos deste instrumento. Assim fará com  que o aluno possa exercitar a mente, trazendo benefícios ao aluno nas aulas.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Sanfona – Aula de Sanfona

Prezados amigos, música não é somente sinônimo de “Dom Divino”, todos os seres humanos possuem as mesmas capacidades. No entanto, o que difere e destaca resume-se em apenas uma palavra: vontade. Assim, música é sinônimo de dedicação, de persistência, de disciplina, de consciência e de compromisso diário com o instrumento.

10 Dicas Para Iniciantes da Sanfona – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Bruna Scopel, vai trazer algumas dicas de acordeon e música pra quem tá começando do zero!

Sanfona Para Iniciante – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal CURSOSEDON, vai trazer dicas para  iniciantes do acordeon e sanfona.

Como Estudar de Forma Correta – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Estevão Ewald, vai ensinar a você estudar e organizar seus estudos para prender acordeon.

Musica Telefone Mudo – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Alan Corrêa, esse vídeo vai ensinar a tocar no acordeon a música telefone mudo.

Como Tocar Forró na Sanfona – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Aula de Sanfona Thiago Moraes, vai ensinar como tocar forro no sanfona, para  você nordestino arretado.

5 Musicas Mais Fáceis Para Tocar na Sanfona – Aula de Sanfona

Nese vídeo do canal Aula de Sanfona Thiago Moraes, vai trazer 5 musicas fáceis para tocar na sanfona.

Baixos no Acordeon – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Bruna Scopel, vai trazer os baixos do acordeon,  e trazendo dicas para você melhor se siar.

https://www.youtube.com/watch?v=QM4DFbv0qUg

Iniciante do Acordeon – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal profpedronunes, aprenda neste vídeo; Notas no teclado, abertura do fole, Baixo de Dó e Sol, além de exercícios para praticar.

Minha Primeira Valsa – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Daian Gobbi, vai trazer detalhadamente para você iniciante no acordeon a música “Minha Primeira Valsa”, de Mário Mascarenhas.

https://youtu.be/qrOyHuoFSDw

Dedilhado em Dó Maior – Aula de Sanfona

Nesse vídeo do canal Caricaturas Wander Caricaturas, o professor José Fortunato vai ensinar nessa aula o dedilhado em escala de Dó maior.

FIM

Abordamos hoje, aula de sanfona, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Veja também na Demonstre: https://demonstre.com/aula-de-step-para-iniciantes/