Situado no norte do Brasil, o Ceará encanta a todos não somente com suas belas paisagens, mas também com a sua culinária. Aprenda a preparar as comidas do ceará, que são muito deliciosas e agradam qualquer paladar! Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Baião de Dois e outras Comidas do Ceará.

Baião de Dois

A culinária cearense, assim como boa parte do que chamamos de “comida brasileira”, é uma mistura muito bem sucedida dos sabores portugueses, indígenas e africanos. Por lá, as especialidades são baião de dois, carne de sol e muitos frutos do mar. Mas até quem não come carne consegue sobreviver bem, graças a itens como rapadura, queijo coalho, tapioca, castanhas e caju. No quesito temperos, a comida cearense não é tão picante, mas é cheia de gostos marcantes, como o do pimentão, da pimenta de cheiro e do coentro.

Comidas do Ceará

Com influencia indígena, como o uso da macaxeira, e europeia, vide o uso de diversos ingredientes oriundos de Portugal, a culinária cearense é muito forte e marcante. Há, também, muitos pratos de influência africana, e o uso de peixes é frequente.

Baião de Dois – Comidas do Ceará

O baião de dois é arroz feito junto com o feijão, bem temperado e muito saboroso. Quando você experimentar, vai entender o motivo de ser um prato tão amado.

(Imagem: Receita de Vovó)

Ingredientes do Baião de Dois

  • ½ kg de feijão verde;
  • 1 cebola ralada;
  • 2 xícaras e ½ de arroz lavado e escorrido;
  • 1 paio cortado em rodelas;
  • 2 tabletes de caldo de carne;
  • 1 dente de alho amassado;
  • ½  colher de sopa de coentro picado;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 150g de queijo de coalho cortado em fatias finas.

Como preparar o Baião de Dois

Cozinhe o feijão em uma panela grande com o caldo de carne e 2,5l de água, deixando cozinhar por 1 hora. Em outra panela, coloque a cebola e o alho e doure-os. Adicione o coentro e o arroz, e em seguida o feijão. Misture e deixe no fogo até que cozinhe tudo.

Fim da receita Baião de Dois

Se você gostou da receita, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

Comidas Típicas do Ceará

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa receita, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.