in

Benefícios do Noni

Benefícios do Noni 1

Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios do Noni para à sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas com noni e muito mais!

Benefícios do Noni

Apesar de ser popularmente conhecida como Noni, o nome científico dessa planta é Morinda Citrifolia. Trata-se de uma pequena árvore originária do sudeste asiático, que possui diversos usos medicinais, podendo promover vários benefícios à saúde.

O que é Noni?

A árvore possui coloração verde-clara e dá flores e frutos continuamente (durante todo o ano). A cor do fruto, também chamado de Noni, varia entre verde, amarelo e branco a depender da madurez.

Quando colhida a fruta Noni tem um odor bem forte e característico, sendo conhecido, por esse motivo, como a “fruta do queijo” ou a “fruta do vômito”.

beneficios_do_noni

Dentre os principais benefício do Noni é possível citar: alivio de dores nas articulações, amenização da fadiga e auxilo na hipertensão. Contudo, apesar de suas propriedades medicinais e terapêuticas, a comercialização do Noni é proibida pela ANVISA, uma vez que existem suspeitas de que a fruta possa afetar o funcionamento do fígado. Estudos ainda estão feitos nesse sentido.

No mais, é importante informar que ainda não existe um posicionamento científico conclusivo nem quanto aos benefícios do noni e nem quanto aos malefícios que essa fruta pode trazer. Com isso em mente, a seguir você poderá encontrar mais informações sobre o Noni, seus benefícios, contra-indicações, receitas e muito mais!

Onde encontrar Noni?

Hoje em dia o Taiti é o local onde há o maior cultivo de Noni no mundo, contudo, no Brasil, conforme explicitado acima, sua comercialização é proibida. Apesar disso, ainda é possível encontrar extratos, capsulas concentradas e polpas de Noni para vender pela internet, e a fruta, em seu estado natural, é vendida em feiras livres. Entretanto, sempre tenha em mente que aquele produto não é aprovado pela ANVISA.

Para o consumo da fruta crua, o meio mais conveniente é fazer seu cultivo caseiro. Tal árvore se adapta muito bem a diversos tipos de solos e atinge no máximo 9 metros de altura, logo, para obter os benefícios do noni, essa é uma boa opção.

Nutrientes do Noni

Não se sabe muito sobre a composição dessa fruta. Os valores nutricionais de cada composto, tais como proteínas, lipídios, carboidratos e água para determinada quantidade de fruta ainda estão sendo estudados e definidos. Embora saibamos que existam muitos nutrientes benéficos para a saúde dessa fruta, não são encontradas muitas fontes que os quantifiquem.

Como utilizar o Noni no dia a dia?

Não só o fruto, mas várias partes dessa planta podem ser consumidas. O fruto pode ser consumido cru ou cozido e sua ingestão mais comum é na forma de sucos ou molhos.

Extratos, polpas e capsulas vitamínicas também podem ser utilizadas. E as folhas, caules, cascas e raízes podem servir para o preparo de chás e infusões para consumo. Você pode encontrar receitas com noni como essas e muito mais no fim deste artigo!

Benefícios do Noni

O Noni fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Os principais benefícios do noni são:

  • Combate e ameniza distúrbios digestivos
  • Controla a diabetes
  • Combate doenças autoimunes
  • Auxilia na perda de peso
  • Auxilia no alívio de dores
  • Melhora as condições da pressão arterial e da circulação
  • Alivia febra
  • Combate problemas respiratórios, como asma
  • Reduz as taxas de colesterol e triglicérides

Contraindicações do Noni

A principal contraindicação do Noni reside no fato de que alguns casos ocorridos entre 2005 e 2007 indicam que pode existir uma relação entre a ingestão de suco de Noni e o surgimento de uma lesão grave no fígado. Em tais casos, a ingestão foi de 1 a 2 litros de suco por mês. Sendo assim, deve-se ter em mente que, apesar dos benefícios do noni, essa fruta deve ser ingerida em pequena quantidade para evitar problemas como esse.

Receitas com Melão

Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o Noni como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.

Chá de Noni

O chá de noni é ideal para os dias mais frios ou para tratar algum tipo de alteração digestiva ou problemas respiratórios. Com ele é possível aproveitar vários nutrientes do noni e muitos dos benefícios que ele pode oferecer.

cha_de_noni

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água
  • 2 colheres de chá da folha de noni
  • Mel à gosto

Modo de Preparo

  1. Ferva a água.
  2. Em seguida, acrescente o nino e deixe descansar por 10 minutos.
  3. Coe, adoce com mel e sirva.

Geleia de Noni

A geleia de noni  é excelente para acompanhar torradas em um lanche ou café-da-manhã. Vale a pena ter essa receita em mente se o que você deseja é usufruir dos benefícios do noni!

geleia_de_noni

Ingredientes

  • Um quilo de noni
  • 600 gramas de açúcar
  • Essência de baunilha

Modo de Preparo

  1. Descascar os nonis e deixá-los macerando em um frasco de vidro (por volta de 2 dias).
  2. Depois disso, coloque os nonis em uma panela e adicione o açúcar.
  3. Ferva em fogo baixo até que assuma a consistência de um doce.
  4. Quando atingir o ponto de fervura, desligue, adicione a essência de baunilha (algumas gotas) e deixe a mistura repousar.
  5. E está pronto! Agora é só servir.

Suco de Noni com Abacaxi

Dentre as receitas com noni, o suco de noni com abacaxi é uma das mais comuns. Extremamente nutritiva, é uma ótima opção para o café-da manhã.

noni_abacaxi

Ingredientes

  • 1/2 litro de água
  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 noni fatiado
  • Mel à gosto

Modo de Preparo

  1. Bata no liquidificador o noni no modo pulsar.
  2. Retire, coe e coloque novamente no liquidificador com a água e o abacaxi. Bata.
  3. Adoce com mel à gosto e sirva.

Suco de Noni com Limão

Para quem está tentando emagrecer ou apenas tentando ter hábitos mais saudáveis, esse suco é uma excelente opção dentre as receitas com noni. Com ele você terá todos os benefícios do noni sem se preocupar com as calorias.

noni_limao

Ingredientes

  • 1/2 litro de água
  • 1 limão fatiado
  • 1 noni fatiado
  • Mel à gosto

Modo de Preparo

  1. Bata no liquidificador o noni no modo pulsar.
  2. Retire, coe e coloque novamente no liquidificador com a água e o abacaxi. Bata.
  3. Adoce com mel à gosto e sirva.

Suco de Noni com Uva

O suco de noni com uva é ótimo para o consumo dessa fruta tão especial. Com essa combinação é possível usufruir de diversos benefícios do noni para a saúde!

noni_uva

Ingredientes

  • 1 litro de suco de uva natural concentrado
  • 2 nonis
  • Mel à gosto

Modo de Preparo

  1. Bata no liquidificador o noni no modo pulsar.
  2. Retire, coe e coloque novamente no liquidificador o suco de uva. Bata.
  3. Adoce com mel à gosto e sirva.

Fim dos Benefícios do Noni

Bom, esses foram os Benefícios do Noni. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!

10 Atividades Sobre Revolução de Avis

10 Atividades Sobre Revolução de Avis

10 Atividades Sobre Formação de Portugal 5

10 Atividades Sobre Formação de Portugal