in

Bioquímica e as bases moleculares da vida – Biologia

Bioquímica e as bases moleculares da vida - Biologia

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Bioquímica e as bases moleculares da vida, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Bioquímica e as bases moleculares da vida

Ciência interdisciplinar que utiliza princípios e métodos da química na investigação das transformações que ocorrem nas substâncias e moléculas provenientes de seres vivos e de seus processos metabólicos; química biológica, química fisiológica.

As bases moleculares da vida começam por matérias que são compostas por elementos químicos, elementos esses que são químicos inorgânicos e orgânicos, Um processo que envolve a formação dos seres vivos, que precisão de água para viver e também de sais mineira, que formam vitaminas, proteínas, lipídios e outros.

A química da vida

Resultado de imagem para A química da vida

As matérias são compostas por elementos químicos, sendo assim os seres vivos também são compostos por elementos químicos, os seres vivos são formados por elementos químicos, devo dizer que os elementos químicos podem ser orgânicos ou inorgânicos.

Elementos químicos

Elementos químicos inorgânicos que costumamos estudar são os sais minerais e a água, existem outros, mas como eu disse antes, não estamos na aula de química.

Elementos químicos orgânicos estudados são: glicídios, lipídios proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos.

Videos sobre A química da vida:

Componentes da matéria vida

Resultado de imagem para Componentes da matéria vida

A classificação entre substâncias inorgânicas e orgânicas ocorreu na metade do século XVIII e dizia-se que o primeiro grupo era constituído de compostos de origem mineral, sem vida. Já o grupo dos compostos orgânicos se originava dos organismos vivos vegetais e animais.

Elementos químicos e substâncias químicas dos seres vivos

Ao analisarmos os componentes das células de diversos seres vivos, veremos que existem algumas substâncias que estarão sempre presentes. São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Videos sobre Componentes da matéria vida:

A importância da água para vida

Resultado de imagem para A importância da água para vida

A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Videos sobre A importância da água para vida:

https://www.youtube.com/watch?v=yxt-cAoPPmE

Sais minerais nos seres vivos

Resultado de imagem para Sais minerais nos seres vivos

Os sais minerais são nutrientes que apresentam as mais variadas funções e podem ser observados em seres vivos e também na matéria não viva. Nos seres vivos, encontram-se dissolvidos em água ou imobilizados. Os dissolvidos em água estão sob a forma de íons, enquanto os imobilizados são encontrados nas estruturas esqueléticas, sendo pouco solúveis.

Videos sobre Sais minerais nos seres vivos:

Glicídios

Resultado de imagem para Glicídios

Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono, que tem a função de gerar energia e atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.

Classificação dos glicídios

São classificados em Glicose: é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos. Sacarose: também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo. Amido: glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia.  Celulose: tem a função de formar as paredes das células dos vegetais.

Videos sobre Glicídios:

Lipídios

Resultado de imagem para Lipídios

São um amplo grupo de compostos químicos orgânicos naturais, que constituem uns dos principais componentes dos seres vivos, formados principalmente por carbono, hidrogénio e oxigénio, apesar de também poder conter fósforo, nitrogénio e enxofre, entre os quais se incluem gorduras, ceras, esteróis, vitaminas lipossolúveis

tipos de lipídios

Os ácidos graxos são os lipídios mais conhecidos, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos, são ácidos carboxílicos. Suas cadeias variam de 4 a 36 carbonos, muitas vezes possuem ramificações e são saturadas, outras são insaturadas. A partir dos ácidos graxos, são construídos alguns tipos de lipídios.

Videos sobre Lipídios:

Proteínas

Resultado de imagem para Proteínas

A proteína é a mais importante das macromoléculas biológicas, compondo mais da metade do peso seco de uma célula. Está presente em todo ser vivo e tem as mais variadas funções.

funções das proteínas

Ela é um polímero de aminoácidos que pode atuar como enzimas, catalisando reações químicas, podem transportar pequenas moléculas ou íons; podem ser motoras para auxiliar no movimento em células e tecidos; participam na regulação gênica, ativando ou inibindo; estão no sistema imunológico, entre outras centenas de funções. Praticamente todas as funções celulares necessitam de proteínas para intermediá-las.

Videos sobre Proteínas:

Vitaminas

Resultado de imagem para Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo incorporados através da alimentação. Elas são essenciais para o funcionamento de importantes processos bioquímicos do organismo, especialmente como catalisadoras de reações químicas.

Tipo de Vitaminas

Vitaminas lipossolúveis: São as vitaminas solúveis em gordura e por isso podem ser armazenadas. Fazem parte deste grupo as vitaminas A, D, E e K.

Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas do complexo B e a vitamina C, solúveis em água. Elas não podem ser armazenadas no corpo, tornando raro os casos de hipervitaminose. Também são absorvidas e excretadas rapidamente.

Videos sobre Vitaminas:

Ácidos nucleicos

Resultado de imagem para Ácidos nucleicos

Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes, formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes: um açúcar do grupo das pentoses; um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico; uma base orgânica nitrogenada.

Videos sobre Ácidos nucleicos:

A dieta e a bioquímica

Resultado de imagem para A dieta e a bioquímica

A dieta e a bioquímica significa que cada organismo é único, com necessidades nutricionais únicas, deficiências únicas, metabolismo único, desequilíbrios únicos e tendências únicas a desenvolver doenças. Justamente por isso que, para que uma dieta ou planejamento alimentar seja eficiente, tanto para perda de peso quanto para melhorar a qualidade de vida, ele deve respeitar não apenas as preferências, mas principalmente a individualidade bioquímica de cada um.

Videos sobre A dieta e a bioquímica:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Bioquímica e as bases moleculares da vida. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.-

Deixe uma resposta

Salmo 126 4

Salmo 126

Vídeo: O que é empreendedorismo - Como ser empreendedor? - Tipos de empreendedorismo

Vídeo: O que é empreendedorismo – Como ser empreendedor? – Tipos de empreendedorismo