As brincadeiras cooperativas, funcionam como reforço nos vínculos entre os alunos e professores, amigos, família… Elas são ótimas opções para a festa da família, ou mesmo para simplesmente se divertir na escola, ou até na rua. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Bola em cima, bola embaixo e outras brincadeiras cooperativas.

Bola em cima, bola embaixo

Para vocês extravasarem a vontade de brincar e competir

Brincadeiras Cooperativas

Quando falamos de jogos coletivos, é normal pensar automaticamente em atividades competitivas. Porém, é importante também desenvolver a noção de coletividade das crianças com brincadeiras cooperativas, cujo foco está em ajudar o próximo, e não competir. Sidnei Batista, professor especialista em Eneagrama e Jogos Cooperativos, afirma que a estrutura e a necessidade de cooperar com o grupo para vencer os desafios são as maiores características dos jogos cooperativos.

Bola em cima, bola embaixo – Brincadeiras cooperativas

Exercício e colaboração nessa brincadeira,  própria para educação física

Bola em cima, bola embaixo - Brincadeira cooperativa 1

Recursos para as brincadeiras cooperativas: Bola em cima, bola embaixo.

  • Público alvo: Crianças a partir de 7 anos.
  • Recursos: bolas  Objetivo:
  • Diversão, e desenvolvimento da cooperação entre os alunos.

Passo a passo das brincadeiras cooperativas: Bola em cima bola embaixo

  1. Formem duas fileiras, colocando na mão do primeiro aluno de cada fileira, uma bola.
  2. Quando o professor der sinal, o primeiro aluno, com as duas mãos, passará a bola por cima da cabeça para seu colega atrás
  3. E assim, até chegar ao último da fileira, que deverá pegar a bola e correr até a frente e repetir até que todos passem pelo primeiro lugar.
  4. o professor irá orientar que todos alunos estejam com as pernas separadas e passem a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa.
  5.   na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira irá passar a bola por cima da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim continuamente até que todos concluam a brincadeira.

Exercício físico a vontade enquanto brincam em conjunto.

Fim da brincadeira Bola em cima, bola embaixo

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!