Briam – Receitas de Comidas Gregas

Conhecida pelas belas ilhas, a Grécia possui também uma culinária que se destaca. Com receitas maravilhosas, as comidas gregas são únicas. Conheça um pouco mais! Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Briam e outras Receitas de Comidas Gregas.

Briam

A Grécia tem uma tradição culinária antiga, com uma história de vários milênios; ao longo do tempo, esta culinária evoluiu e absorveu diversas influências, e acabou influenciando, por sua vez, as culinárias de outros locais.

Alguns dos pratos e bebidas datam da Grécia Antiga: skordalia, por exemplo, um grosso purê de batatas, nozes, amêndoas, alho e azeite; sopade lentilhas; retsina, vinho branco ou rosé resinado; e pasteli, barra de doce com sementes de gergelim assadas com mel. Outros remontam aos períodos helenístico e romano, como o loukaniko, uma salsicha de carne de porco seca; enquanto outros vêm do período bizantino: o queijo feta, o avgotaraho, ovas de peixe curadas, e o paximadi, pão duro tradicional, assado a partir de uma mistura de trigo, cevada e centeio. Existem também diversos pratos antigos e bizantinos que não são mais consumidos, como o mingau que compunha a alimentação básica, além do molho de peixe e da água do mar que era misturada ao vinho.

O espírito rústico da culinária grega geralmente se opõe a muito refinamento, embora as tendências recentes tenham indicado que a culinária contemporânea do país esteja se deslocando a um enfoque mais refinado. Comer fora sempre foi uma prática comum no país; estabelecimentos como a taverna e o estiatorio, espalhados por todo o país, servem comida grega caseira tradicional a preços acessíveis, tanto para locais como para turistas.

Receitas de Comidas Gregas

A culinária grega utiliza-se muito de azeite, azeitonas, berinjela, queijo feta, dentre outros. Pratos com carne de cabra são comuns, já que a criação deste animal é favorecida pelas condições do país. Sofreu influencia de muitos países, como Itália e Turquia, o que claramente influenciou nas comidas do país. É uma das culinárias mais variadas e saudáveis do mundo, já que utiliza muitos ingredientes frescos.

Briam – Comidas Gregas

Esta receita é feita de legumes muito bem temperados e apimentados, como se fosse a versão grega do ratatouille.

(Imagem: Rouxbe)

Ingredientes do Briam

  • 4 abobrinhas cortadas em rodelas;
  • 4 cebolas roxas em rodelas;
  • 1 kg de batata em rodelas;
  • 6 tomates ralados;
  • 2 colheres de salsinha fresca;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • Sal e pimenta.

Como preparar Briam

Em um refratário, coloque as rodelas dos legumes. Acrescente tomate, azeite e salsinha, temperando com o sal e a pimenta. Pré-aqueça o forno a 200ºC, e leve o refratário ao forno por 90 minutos. Vá checando e caso os legumes estejam muito secos, regue com água. Vá experimentando para que não fique sem tempero.

Fim da receita Briam

Se você gostou da receita, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

Comidas Gregas

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa receita, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment