10 Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano

0
8050
10 Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano 11

Que tal algumas brincadeiras para aprender sobre o corpo humano?

As brincadeiras podem ser formas diferentes de promover o ensino para as crianças. Durante a infância pode ser um pouco complexo ensinar certos tipos assuntos, mas de uma forma descontraída é possível proporcionar às crianças o aprendizado com mais qualidade e divertimento.

Um exemplo ao ensino com divertimento são as brincadeiras para aprender sobre o corpo humano do qual podem parecer complexas, mas que divertem a criançada.

10 Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano

Para os professores (ou educadores) seria interessante analisar essa nova forma de promover as crianças o aprendizado.

Através do entretenimento, será possível ensinar as crianças de maneira mais fácil e até mesmo fazê-los fixar as informações necessárias sobre o corpo humano.

brincadeiras sobre o corpo humano

Essas atividades de lazer até podem ser feitas por pais, tias ou irmãs, para promover o ensinamento as crianças. Confira as brincadeiras para aprender sobre o corpo humano.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Mapeando o Corpo

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantial até mesmo, o ensino fundamental.
  • Idade: A partir de 6 anos de idade, sendo possível aprimorá-la para adolescentes, mas acompanhando a complexibilidade com a idade.
  • Recursos: É interessante usar uma folha de papel Kraft grande para a criança desenhar o corpo dos colegas, além de uma caneta ou píncel atômico para fazer o molde do corpo, folhas de papel na cor branca para escrever o nome das parte de um corpo e criar as fichas, tesoura para picar os papéis e também cola para colocar os papéis na folhas.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira mapeando o corpo humano será fazer com que as crianças identifiquem quais as partes do corpo do colega correspondem as fichas que a professora distribuiu. Com isso, eles devem colar as fichas no local o que promove o ensino de forma mais descontraída e divertida entre toda as crianças da sala de aula.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Mapeando o corpo:

  1. A brincadeira começa separando a turma em grupos, onde a criança deverá deitar sobre o papel kraft e o restante deverá desenhar todo o corpo do colega (basicamente contornando o corpo do colega na folha) a qual será o mapa do corpo.
  2. Ao terminarem a criança precisa se levantar, e todos juntos deverão desenhar os olhos, a boca, o nariz e outros.
  3. Com isso, a professora distribui fichas com o nome das partes do corpo, e o grupo de alunos deverá colar as fichas que representam a parte do corpo no local.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Montando os membros

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até mesmo, o ensino fundamental.
  • Idade: Crianças a partir de 6 anos, mas a pessoa pode aprimorar toda a brincadeira para adolescentes aumentando a sua complexibilidade.
  • Recursos: Usar uma folha de papel Kraft grande para colarem todas as partes do corpo. Pode ser cartolina de cores bem vibrantes, o importante é que consigam usar todos os espaços montando o corpo humano. Será utilizado uma tesoura para recortar as partes e claro, a cola para aplicar as partes do corpo humano do desenho no papel.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira montando o corpo humano será fazer com que todas crianças montem o corpo do desenho que fora distribuído para eles, onde possam identificar quais são as partes de um corpo humano correspondem ao local do desenho. Colando cada parte do corpo na folha e montando no final todo o corpo humano.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Montando os membros:

  1. Distribua o desenho com as partes do corpo humano para as crianças, sendo que essas partes precisam estar separadas indicando a sua necessidade de recortá-las.
  2. Depois recortá-las distribua a cola e as folhas de papel kraft ou cartolina para eles montarem o corpo.
  3. É interessante que as crianças tenham uma folha e um desenho para cada um, promovendo com que todos possam aprender as partes do corpo humano. No final de toda a brincadeira poderá promover uma exposição na sala de aula com as folhas.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Dançando a música

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças menores, principalmente as crianças que estão começando a entrar nas escolinhas para aprender.
  • Idade: Crianças a partir de até 10 anos de idade, ou que possam estar na educação infantil (0 – 05) e parte do ensino fundamental (06 – 10).
  • Recursos: Não é preciso de muitas coisas, apenas um rádio que possa tocar a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” ou a televisão com até o DVD de artistas que possam dançar e cantar essa música. A sala deve estar com bastante espaço, por isso organize todas as carteiras se for brincar na escola ou a sua sala caso passe a brincadeira em sua casa.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira dançando uma música e fazer as crianças se divertirem, ganhar mais cordenação motora e aprender o local de cada parte do corpo. A música “Cabeça, ombro, joelho e pé” exige que a criança aponte o local de cada parte cantada, e isso faz a aprendizagem ser mais interessante e divertida entre todas crianças.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Dançando a música:

  1. Deixe a sala de aula com bastante espaço, ensine as crianças sobre a brincadeira que irá passar nos próximos minutos.
  2. Forme fileiras das crianças onde uma fique atrás e do lado da outra.
  3. Deixe espaço para elas se movimentarem na dança.
  4. A brincadeira começa quando colocar a música no rádio ou na televisão, e tente ensiná-las todas as coreografias. Quando a música indicar a parte do corpo eles devem pegar nelas.
  5. E assim em diante, a brincadeira é divertida e fará com que todos aprendam partes do corpo.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Escreva os nomes

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças maiores, principalmente as crianças que já sabem escrever para colocar os nomes nos quadros.
  • Idade: Crianças a partir de 6 anos de idade, ou que possam estar no ensino fundamental que tenha entre os 06 até os 10 anos de idade.
  • Recursos: É preciso imprimir folhas com um personagem, onde todas as partes do corpo humano sejam indicadas por setas e números. Os desenhos podem ser depois aplicados no caderno do aluno ou até a possibilidade de criar exposições na sala de aula, cada aluno com seu trabalho feito diante da brincadeira de escrever os nomes de partes.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira escreva os nomes é fazer com as crianças identifiquem cada parte do corpo que o desenho indica. Eles precisam saber os nomes da parte do corpo indicada na seta e depois escrevê-las corretamente no quadro localizado ao lado do desenho ao lado que indique o mesmo número que seu desenho demonstrou.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Escreva os nomes:

  1. Distribua para todos os alunos uma folha com personagens e com setas/números indicando cada parte do corpo.
  2. As setas representam as partes do corpo humano que precisam ser escritas na folha de papel ao lado do quadro com número exposto. O aluno também poderá pintar todo o personagem, deixando mais divertido.
  3. Pode ser interessante criar uma boa competição entre os alunos, onde quem terminar primeiro ou acertas tudo poderá ganhar um prêmio e ter seu trabalho exposto na sala de aula.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Toque suas diversas partes

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças menores, principalmente as crianças que estão começando a entrar nas escolinhas para aprender.
  • Idade: Crianças a partir de 6 anos de idade, ou que possam estar no ensino fundamental e também cursando o ensino médio na escola.
  • Recursos: Não será necessário usar muitos artifícios, poderá usar um rádio para colocar música enquanto as crianças se movimentam e ao parar a música fazê-los pegar na parte do corpo humano que desejar. A professora diz “Braço” e eles terão que pegar em seus braços, fala “Pernas” e deverão pegar nas pernas e assim seguirá as brincadeiras.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira é promover com que as crianças identifiquem partes do corpo humano em seu próprio corpo. Vale as professoras falarem nomes mais complexos, que vão além de branço, perna e assim em diante. Pergunte onde está o coração, a costela e marcar pontos para quem for acertando, ganha quem acertar mais.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Toque suas diversas partes:

  1. A ideia é que as crianças aprendam o nome das parte de um corpo humano com o seu próprio corpo.
  2. Com isso, você deve distraí-los ao usar uma música e tentar fazê-los desenvolver a concentração e conjunto a brincadeira toque do corpo humano.
  3. Ao pausar a música será preciso que a professora diga rápido o nome da parte que deverão tocar e as crianças do qual errarem não vão marcar pontos.
  4. Marque ponto para quem acertar, no final faça as contas e determine que foi o vencedor de toda a brincadeira.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Colagem

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças menores e também todas as maiores, onde as menores desenvolvem algo simples na colagem.
  • Idade: Crianças a partir de 6 anos de idade, ou que possam estar no ensino fundamental e também cursando o ensino médio na escola.
  • Recursos: Será necessário usar uma folha de papel kraft ou então uma cartolina grande para aplicar todas as figuras que identificou e que se relacionam ao corpo humano. Para encontrar as figuras que indicam as partes do corpo humano deve ser distribuida revistas, as tesouras para cortá-las e a cola para colocar as figuras no seu cartaz.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira é promover a pesquisa e claro, a identificação das crianças perante as partes do corpo. Ao olhar todas as revistas ou jornais ele poderá recortar parte do corpo, ou até uma pessoa por inteiro sendo necessário identificar quais as partes de um corpo humano foi encontrado naquelas figuras que foram coladas.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Colagem:

  1. A ideia é separar a turma em grupos, onde todos possam de fato participar da brincadeira encontrando figuras em revistas e jornais que possam representar uma parte do corpo.
  2. Com a tesoura as crianças e até os adolescentes podem recortar as partes do corpo humano e cole-as no seu cartaz.
  3. Depois disso, eles devem identificar qual parte do corpo humano as figuras representam.
  4. Para os mais velhos é possível deixar mais complexo e solicitando o nome dos músculos, ou nomes mais técnicos daquela região.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Conversa Divertida

  • Público alvo: Pode ser feita com crianças maiores, principalmente as crianças que já possuem percepção para poderem desenhar na lousa.
  • Idade: Crianças a partir de 6 anos de idade, ou que possam estar no ensino fundamental que tenha entre os 06 até os 10 anos de idade.
  • Recursos: Será necessário usar uma folha de papel kraft grande para a criação de uma lousa, ou a própria lousa da sua sala de aula, com giz. Papéis para escrever o nome da parte do corpo que uma criança deverá desenhar na lousa, e fazer com que todos seus amiguinhos adivinhem e mais papéis para anotar os pontos de cada criança.
  • Objetivo: Fazer com que as crianças mentalizem e aprendam quais as partes do corpo humano, além do uso das mãos para desenhar quais as partes do corpo que ele encontrou no papel.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Conversa divertida:

  1. Deve ser colados em papéis várias partes do corpo do qual a criança deverá desenhar na lousa para os colegas adivinharem.
  2. A ideia fará os alunos desenvolverem habilidades de desenhar e até de identificar qual a parte do seu corpo que deverão desenhar.
  3. É interessante também que os alunos precisam adivinhar, e ganha quem adivinha mais vezes o desenho.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Espelho

  • Público alvo: Essa atividade está destinada a alunos de inicial.
  • Idade: A atividade proposta aqui está destinada a alunos de 5 anos de pré escolar.
  • Recursos: O único material necessário para a realização da tarefa é um espelho.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira é de desenvolver a motricidade, criatividade, noções de lateralidade e claro conhecer um pouco mais sobre o corpo humano.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Espelho:

  1. O professor responsável deve colocar a criança em frente do espelho.
  2. Deve pedir a criança que olhe com calma seu rosto e corpo.
  3. O professor deve pedir coisas ao aluno como por exemplo, pisque um olho, levante um braço, abra a boca, e assim sucessivamente.
  4. O aluno com o reflexo de sua própria imagem terá noção de todo o seu corpo.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Pulmões e sistema respiratório

  • Público alvo: Essa atividade está destinada qualquer nível de primaria e secundaria.
  • Idade: A atividade proposta aqui está destinada a alunos de 5 série do ensino fundamental.
  • Recursos: Será necessário uma garrafa cortada, com uma bexiga presa na parte inferior. Para os pulmões será necessário duas bexigas menores presas a um canudo, como mostra a imagem acima.
  • Objetivo: O objetivo geral desse recurso é de que os alunos compreendam o funcionamento do sistema respiratório, assim como uma parte importante do corpo humano.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Pulmões e sistema respiratório:

  1. Uma vez que o sistema respiratório de bexiga esteja montado, o professor deve pedir que cada aluno sopre para ver os pulmões.
  2. Logo disso, o professor deve levar uma aula preparada sobre todo o funcionamento do sistema respiratório e explicar em classe.

Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Brincando com colagens

  • Público alvo: Essa atividade está destinada qualquer nível de primaria e secundaria.
  • Idade: A atividade proposta aqui está destinada a alunos de 1 série do ensino fundamental.
  • Recursos: Para realizar essa atividade em sala de aula, será necessário revistas, cartolina, cola e lápis.
  • Objetivo: O objetivo geral desse recurso é de que os alunos compreendam através da pratica como o corpo o humano está composto.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Brincando com colagens:

  1. O professor deve separar pequenos grupos.
  2. Distribuir as revistas e tesouras.
  3. Pedir que cada grupo recortes partes do corpo humano e cole sobre uma cartolina.
  4. Cada parte deve estar identificada com nome.

FIM

Essas sãos as 10 brincadeiras mais fáceis de fazer em sala de aula para conhecer o corpo humano. Em breve postarei outra lista trabalhando mais brincadeiras sobre o corpo humano.

Enquanto isso veja nossos outros posts sobre brincadeiras e nos siga no facebook.

Veja também nosso super post com aplicativos sobre o corpo humano:

10 aplicativos para estudar o corpo humano

Disclaimer:

As imagens utilizadas aqui são sugestões do google imagens ditas como imagens livres de direitos autorais. Caso uma dessas imagens seja sua, entre em contato, que imediatamente irei creditar a imagem ou retirar do site, como preferir.

Então é isso pessoal. Muito obrigado e até a próxima com mais atividades educativas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.