10 brincadeiras para trabalhar com adolescentes

0
17938
10 brincadeiras para trabalhar com adolescentes 9

Você quer brincadeiras para trabalhar com adolescentes? Pois veio ao blog certo! Neste texto vou apresentar 10 brincadeiras simples e que engajam uma turma com tranquilidade. Elas são para o ar livre e cito elas pela experiência do dia a dia, onde vejo que no fim, depois de tanta pressão e cobrança, tudo o que o jovem adolescente quer é ser criança e se divertir.

Brincadeiras para trabalhar com adolescentes

Muitas vezes os educadores se veem perdidos na busca por atividades que não só distraiam os alunos adolescentes, como também proporcionem benefícios que complementem aquilo que eles aprender durante as aulas convencionais. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos 10 brincadeiras para trabalhar com adolescentes e estimular o corpo e a mente.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Verdade ou desafio

Público Alvo: Adolescentes acima dos 13 anos

Objetivo: Este é uma opção de atividades que contribui para a interação entre os alunos.

Passo a passo:

Os participantes se sentam formando um círculo. O jogo começa com um participante que gira a garrafa. No momento em que a garrafa para de girar, ela aponta para duas pessoas.

O participante para quem o fundo da garrafa estiver apontado deve começar a brincadeira dizendo “verdade ou desafio?” e a pessoa que estiver na direção da ponta da garrafa deve escolher uma das opções.

Se a resposta for “verdade”, ele terá que responder à pergunta feita pelo outro participante, se ela optar por « desafio », ele deverá pagar uma prenda como dançar, cantar, imitar alguém, etc.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Mudança de voz

Público-alvo: Adolescentes á partir dos 12 anos

Objetivo: Esta é uma dinâmica que estimula a criatividade dos adolescentes, além de despertar a competitividade de uma forma saudável e divertida

Passo a passo: Cada um dos participantes escolhe uma frase (inventada por ele mesmo ou já conhecida). Um após o outro, cada participante deverá dizer em voz alta ao grupo a frase que escolheu. Depois disso, cada participante deverá repetir sua frase, modelando a sua voz e expressão corporal de tal modo a expressar os seguintes sentimentos ou situações.
-com raiva,
-como num anúncio oficial
-como se estivesse atacando alguém,
-apaixonado,
-de maneira engraçada,
-entediado (de saco cheio),
-de maneira ameaçadora,
-nervoso,
-de maneira provocativa,
-como se estivesse interessado no assunto,
-de maneira interrogativa,
-com voz forte,
-como vendedor de feira-livre,
-gritando,
-chorando,
-como locutor de noticiário,

O coordenador da brincadeira deverá anunciar cada vez o modo a ser usado na frase. Um após o outro, cada participante deverá dizer a sua frase em todas as modalidades. O participante será eliminado se não conseguir dizer sem rir a mesma frase em todas as modalidades ou então se – conforme o grupo julgar – não estiver conseguindo transmitir o sentimento ou a situação desejada.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Inventando Manchetes

Púbico-alvo: Adolescentes acima de 15 anos

Objetivo: Esta é uma brincadeira que incentiva a criatividade dos alunos e principalmente despertar nelas o desejo de informação e conteúdo. É uma chance também para o professor descobrir alunos que tem uma tendência ao ramo da comunicação e que futuramente podem vir a se tornar jornalistas e outros profissionais da área.

Passo a passo:

Os participantes deverão ser divididos em grupos, de três a cinco pessoas cada grupo, conforme o número de pessoas presentes. A tarefa de cada grupo se inventar manchetes de jornal.

Combina-se primeiro os temas sobre os quais deverão ser feitas as manchetes. Poderão ser definidos três ou quatro temas (assuntos). Após a definição dos temas, os grupos terão um tempo determinado (a ser definido pelo grupo – sugestão 15 minutos) para a tarefa.

Cada grupo deverá então optar por um dos temas definidos e fazer três manchetes de jornal sobre este tema: uma manchete engraçada, uma manchete triste e uma manchete de impacto (surpreendente).

Terminado o tempo combinado, os grupos deverão apresentar para todas as manchetes que inventaram. Pode-se, ao final, fazer inclusive uma votação entre os participantes para definir a melhor manchete.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Alerta

Público-alvo: A partir dos 11 anos

Objetivo: Dinâmica que estimula a atividade física e o condicionamento dos adolescentes.

Passo a passo:O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas.

O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio: Compre nossos ebooks autorais e ajude o blog!!!

EBOOKS DEMONSTRE

Fundamental I e II:

Livros com mais de 150 páginas cada, super ilustrados, com aulas e projetos completos para cada dia do mês:

48 Atividades com datas comemorativas para o mês de Setembro: 25,00 — Compre aqui!

45 Atividades com datas comemorativas para o mês de Agosto: 10,00 — Compre aqui!

31 Atividades com datas comemorativas para o mês de Julho: 10,00 — Compre aqui!

Educação Infantil:

Apostilas em PDF com 20 atividades específicas cada uma, que você professor poderá aplicar e utilizar com seus alunos para desenvolver várias habilidades.

Caderno de atividades sobre o Folclore: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Circo: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Índio 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Carnaval: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Natal: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o São João: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre a Páscoa: 6,00 — Compre aqui!

Concurso Público:

Meu primeiro caderno para concurso, nele você não aprende a resolver apenas questões de concurso, mas a fazer um PPP:

Apostila sobre o Projeto Político Pedagógico: 40,00 — Compre aqui!

Segundo anúncio: 

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Bate e corre

Público-Alvo: Pré-adolescentes e adolescentes

Objetivo: Brincadeira que incentiva a atividade física e a interatividade entre os alunos.

Passo a passo: Os participantes formam uma roda e um jogador iniciará a brincadeira. Ao sinal de início, o jogador separado põe-se a correr em volta da roda, devendo bater inesperadamente no ombro de um colega.

Este sai no seu encalço, enquanto o outro continua a correr em torno da roda para tentar ocupar o lugar, agora vago no círculo, antes de ser apanhado. Se conseguir, o corredor desafiado reinicia a brincadeira indo tocar outro.

No caso contrário, o alcançado vai para o centro da roda. Lá fica até outro cometer erro semelhante ao seu, trocando de lugar com ele.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Forca

Público-alvo: Qualquer idade

Objetivo: Dinâmica de um jogo tradicional e popular que estimula o conhecimento dos alunos.

Passo a passo: O enforcado escolhe uma palavra e, em uma folha de papel, coloca-se a inicial da mesma e tantos tracinhos quantas foram às letras que compõem a palavra. O que vai jogar irá dizendo letras.

Se elas constarem na palavra escolhida, serão registradas nos lugares correspondentes. Se a letra não constar na palavra, será ponto perdido que representará uma parte do corpo a ser pendurado na forca, se depois do corpo feito (resultado das letras erradas) ainda não estiver solucionado o enigma, o próximo erro corresponderá ao enforcamento.

Para tal, faz-se um laço no pescoço do boneco. O enforcado perde o jogo. Quando o enforcado erra a ortografia da palavra escolhida, o jogo é anulado e ele paga uma prenda imposta pelo adversário.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes:  Polícia e Ladrão

Público-alvo: Crianças e pré-adolescentes

Objetivo: Dinâmica de uma brincadeira tradicional das salas de aulas, que faz sucesso entre os alunos, por ser divertida e estimular a esperteza dos participantes.
Passo a passo: Separam-se dois grupos de crianças, um será polícia e outro ladrão. Os policiais iniciam contado até 20, enquanto que os ladrões se escondem, ao término da contagem a polícia passa a procurar os ladrões e os encontrando passa a prossegui-los. O ladrão deve ser pego pela polícia e quem for preso vai para um local denominado como prisão. Quem não for pego pode soltar os ladrões (tocando-os) que voltam a fugir da polícia. O jogo terminará com a captura de todos os ladrões.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Queimada

Público-Alvo: Crianças, pré-adolescentes e adolescentes

Objetivo: Brincadeira popular que possui vários benefícios, como a pratica de exercício, a interação entre os alunos e o espirito de competição.

Passo a passo: São traçadas três linhas paralelas, distantes mais ou menos 10 metros uma da outra. A linha do meio representa a fronteira entre os grupos. Dois grupos de igual número de crianças colocam-se de frente para linha central, ligeiramente à frente das linhas do fundo.

Por um critério estabelecido pelos participantes, é definido o grupo que inicia o jogo. Este grupo seleciona um de seus componentes, o qual deve, de posse da bola, correr até a linha central e arremessá-la contra inimigo.

Violentamente, procurando atingir seus componentes e ao queimar seus adversários. Se algum elemento do grupo inimigo pegar a bola no ar ou após ter tocado no chão, deve correr até a linha central e arremessá-la com o mesmo objetivo.

Quando algum elemento é queimado, deve passar imediatamente para trás da terceira linha no campo inimigo, entregando a bola ao grupo contrário, e só retorna ao seu campo de origem se conseguir queimar um de seus adversários. Vencerá o jogo o grupo que conseguir trazer o maior número de jogadores para o fundo de seu próprio campo.

Observações: Os jogadores não devem pisar nas linhas enquanto a bola estiver em jogo. Se isto acontecer, perdem o direito à posse de bola, caso tenham.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes: Pular Corda

Público-Alvo: Qualquer idade

Objetivo: A maioria das crianças já brincaram de pular corda e essa clássica brincadeira, também pode trazer benefícios aos adolescentes, pois além de contribuir para o condicionamento físico, há diversas variações criativas que podem ser feitas á partir desta dinâmica tão tradicional.

Passo a passo: A corda é movimentada por duas pessoas e as outras pessoas pulam. Quando apenas uma for pular, se ela errar é substituída. Quando for várias pessoas, quem enganchar na corda é eliminada. Há várias versões para essa brincadeira. Vale a pena perguntar quem conhece alguma e executá- la. Pular corda é uma brincadeira que permite a criação de diversas versões diferentes.

Brincadeira para trabalhar com adolescentes:  Pega-pega: variação congelado

Público-alvo: a partir dos 11 anos

Objetivo: Variação de uma brincadeira muito conhecida, o pega pega congelado estimula o corpo e a mente, pois é preciso desenvolver o controle emocional para permanecer “congelado” até que alguém venha e “liberte” seu amigo.

Passo a passo: Uma espécie de pega-pega. Quem for pego, deve ficar parado no lugar onde foi tocado, até que alguém que ainda não foi pego toque nele, o libertando.

FIM

Bom, é isso. Por favor não deixe de visitar nossos outros posts de brincadeira. <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.