Cabra cega no curral – Brincadeira cooperativa

As brincadeiras cooperativas, funcionam como reforço nos vínculos entre os alunos e professores, amigos, família… Elas são ótimas opções para a festa da família, ou mesmo para simplesmente se divertir na escola, ou até na rua. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Cabra cega no curral e outras brincadeiras cooperativas.

Cabra cega no curral

Para vocês extravasarem a vontade de brincar e competir

Brincadeiras Cooperativas

Quando falamos de jogos coletivos, é normal pensar automaticamente em atividades competitivas. Porém, é importante também desenvolver a noção de coletividade das crianças com brincadeiras cooperativas, cujo foco está em ajudar o próximo, e não competir. Sidnei Batista, professor especialista em Eneagrama e Jogos Cooperativos, afirma que a estrutura e a necessidade de cooperar com o grupo para vencer os desafios são as maiores características dos jogos cooperativos.

Cabra cega no curral – Brincadeira cooperativa

Dá para se divertir muito com essa brincadeira, tento precaução para que ao sair de olhos vendados, a criança ou adulto não tropece e se machuque.

Recursos para as brincadeiras cooperativas: Cabra cega no curral

  • Publico alvo: Crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos.
  • Recursos: uma venda e uma cadeira
  • Objetivo: Reforçar o vinculo da equipe

Passo a passo da brincadeira cooperativa: Cabra cega no curral

  1. Em uma sacolinha plástica coloque todas as tarefas que deverão ser realizadas pelo grupo e sorteie entre eles.
  2. Faça um circulo, coloque uma cadeira no meio, escolha um aluno e feche seus olhos com a venda
  3. O faça girar para que perca sua localização e depois o solte para que se dirija na direção de qualquer aluno que esteja no circulo.
  4. A primeira pessoa que ele tocar, deverá se manifestar. Ele ira tirar no pacote a sorte de qual será a tarefa que ele mesmo deverá realizar
  5. Pode ser dançar, falar um poema, contar uma piada, lançar um enigma… Após terminar ele se retira do circulo, para que outros sejam tocados, até que todos participem.

Muita calma nessa hora, respire fundo, enfrente a tarefa proposta e procure se divertir!

Fim da brincadeira Cabra cega no curral

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment