Dinâmica Cada lugar uma ideia

Trouxemos aqui Cada lugar uma ideia e outras Dinâmica para trabalhar valores, como demonstração do que poderá ser feito.

Você já parou para pensar em como uma dinâmica para trabalhar valores em sala de aula pode ser significativa para passar um conceito, um olhar e vencer o bulling e o preconceito no espaço escolar?

Cada lugar uma ideia

Cada vez mais temos que ensinar valores aos nossos alunos. Atitudes simples, que costumavam vir de seus lares parecem ter se perdido no tempo. Apesar de darmos exemplos como professores, conversarmos, orientarmos e fazermos tudo o que está ao nosso alcance para que os alunos realmente internalizem esses valores, apenas atitudes na escola não parecem surtir efeitos em alguns casos. Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve estudar a fundo, pois os mesmos devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição.
Para isso, é importante que a equipe de professores da escola se reúna a fim de discutir quais as formas de trabalhar esses valores, pois não podem ficar no senso comum, mas voltando-se para a internalização dos conceitos e práticas dos mesmos.
Um trabalho pode ser totalmente perdido se não existem bons exemplos das pessoas que compõem a estrutura da escola.
Devemos lembrar que uma das formas mais eficientes de ensinar é através do exemplo, dos bons exemplos, que são observados pelos alunos durante as aulas.

Dinâmica para trabalhar valores

Pois é, dinâmicas são excelentes para tratar não somente de brainstorms de aprendizagem, mas ensinar valores, por isso reservamos esse momento para apresentar 10 Dinâmicas para trabalhar valores em sala de aula:

Cada lugar uma ideia – Dinâmica para trabalhar valores

A dinâmica cada lugar uma ideia reflete o ambiente, as novas amizades. Cada novo início gera uma influência sobre nós,  sobre nossas ideias.

Recursos para a dinâmica cada lugar uma ideia

  • sulfite
  • canetas

Execução da dinâmica cada lugar uma ideia

  1. cada integrante receberá quatro folhas
  2. em cada folha haverá um desenho deve conter a sua própria mão, o outro um pé, na outra folha uma cabeça em outra folha um coração
  3. na folha que consta as mãos o participante deve escrever o que ele possui para oferecer ao grupo
  4. nos pés o integrante deve dizer o que o grupo acrescentou em sua caminhada
  5. no coração o sentimento em relação ao grupo
  6. na cabeça as ideias que surgiram durante a sua participação
  7. em seguida forme quatro sub-grupos cada grupo deve conversar e entrar em acordo com sentimentos descritos e relatar as semelhanças e diferenças

Doar aquilo que se tem, esperar algo de alguém. Muitas vezes não damos atenção aquilo que é  expectativa.A dinâmica cada lugar uma ideia resume bem o que esperamos,quais valores expressamos com maior facilidade e o que temos em comum com o grupo.

Fim da dinâmica Cada lugar uma ideia

Se você gostou da dinâmica, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Dinâmicas para trabalhar valores

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.