As brincadeiras folclóricas sobreviveram ao tempo e às mudanças culturais, pelo fato de muitos pais transmitirem aos filhos o que aprenderam com seus avós. Na realidade, até hoje os meninos sonham em empinar uma pipa, e quase todas as meninas se encantam pelas bonecas de pano feitas à mão. Sem falar nas brincadeiras animadíssimas. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Cadê o toucinho que estava aqui e outras brincadeiras folclóricas.

Cadê o toucinho que estava aqui

São muito utilizadas na educação infantil pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças. As brincadeiras folclóricas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.

Brincadeiras folclóricas

Elas acompanharam o crescimento de muita gente. Devido à vasta expansão do uso tecnológico, as crianças de hoje, se não forem estimuladas, acabam perdendo a oportunidade de aproveitarem os benefícios das brincadeiras folclóricas. Para que possam conhece-las, sugerimos aqui algumas delas.

Cadê o toucinho que estava aqui – Brincadeiras folclóricas

Boa parte das crianças que hoje são adultas, quando bebês, aprenderam com seus pais esta brincadeira. Por mais extraordinário que pareça, ela ajuda a criança desenvolver a memorização.

Cadê o toucinho que estava aqui - Brincadeiras folclóricas 1

Recursos  para a brincadeira: Cadê o toucinho que estava aqui

  • Publico alvo: Bebês e Crianças do maternal.
  • Idade: 9 meses a 3 anos
  • Recursos: Não há necessidade de nenhum material.
  • Objetivo: Desenvolver a  memorização dos bebês e crianças pequenas.

Passo a Passo da brincadeira: Cadê o toucinho que estava aqui

  1. O responsável  pega a mão aberta da criança, e toca com seu dedo indicador na palma vai perguntando e ao mesmo tempo ensinando a criança a responder:

Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Foi para o mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu. Cadê o boi? Está amassando o trigo. Cadê o trigo? A galinha espalhou. Cadê a galinha? Está botando ovo. Cadê o ovo? O frade bebeu. Cadê o frade? Está na missa. Cadê a missa? Está na caixinha. Cadê a caixinha? Está no rio abaixo e foi parar aqui“.

2. Desliza as mãos levemente em direção ás axilas do bebê para fazer-lhe cócegas levemente.

Quase todas as crianças gostam desta brincadeira, e pedem que haja repetição.

Fim da brincadeira Cadê o toucinho que estava aqui

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!