Aprender a ler é um processo lento e cuidadoso e requer muito treino e atividades de alfabetização. Por este motivo, nada melhor do que aprender com calma e com muita brincadeira, pois, aprender brincando aumenta a facilidade e a vontade de aprender. Depois que uma criança aprende a ler ela entra em um universo de descoberta ainda maior. Tudo é descoberta, tudo é leitura. Até mesmo os pequenos rótulos do dia a dia. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Caixinha surpresa do alfabeto e outras Atividades de Alfabetização.

Caixinha surpresa do alfabeto

As atividades educativas, que podem ser desenvolvidas tanto pelos professores, quanto pelos pais, são muito mais que um momento de aprendizado. Elas são um estímulo para que as crianças entrem em contato com o mundo do saber de uma forma muito especial. Para eles, é um momento mágico, onde vão começar a ver a realidade a sua volta com outra perspectiva. Nesta fase eles começam a reconhecer as letras, formar as primeiras sílabas e palavras. Isso faz com que façam novas descobertas diariamente. As atividades de alfabetização, podem ir muito além de ensinar e aprender as letras e palavras. Por meio delas é possível criar e contar histórias e ainda usar meios para despertar a criatividade, de modo que as crianças se sintam mais envolvidas e motivadas no processo de aprendizagem. Esse estímulo intelectual, feito de maneira adequado, e desde os primeiros anos de educação, é capaz de proporcionar uma vida escolar futura, como no ensino fundamental, por exemplo, mais prazerosa. Isso porque ainda pequenos eles terão adquirido gosto pelo conhecimento. Para os educadores, alfabetizar as crianças é sempre um desafio. Em um mundo onde ele já nascem conectadas à tecnologia, nem sempre é fácil mantê-los motivados a realizar as atividades tradicionais. Por isso, a união entre escola e família é extremamente importante, ou seja, um complementa o outro. Em casa, muitos pais, em função do trabalho, têm pouco tempo para desempenhar este papel. Mas é preciso ressaltar que um acompanhamento mais atento dos pais é primordial para o desenvolvimento das crianças. É importante frisar que os exercícios educativos fazem parte do processo de desenvolvimento cognitivo, motor e social. Possuem, portanto, a capacidade de melhorar as habilidades que o aluno já tem e ainda desperta muitas outras. Pensando em todos os benefícios, o Escola Educação fez uma lista com as melhores atividades de alfabetização. Aqui, educadores e pais podem encontrar uma série de opções, que certamente vão se enquadrar às necessidades da turma. Confira e imprima gratuitamente!

Atividades de Alfabetização

Aprender a ler é o primeiro passo para entrar num mundo mágico, sem fim! A leitura é tudo em nossas vidas e é por isso que é muito importante aprender com diversão. Aqui temos uma lista com atividades de alfabetização para toda a criançada!

Caixinha surpresa do alfabeto – Atividades de alfabetização

Caixinha surpresa do alfabeto - Atividades de Alfabetização 1

Esta atividade tem o objetivo de criar associação entre figuras e letras. É recomendada para crianças que já estão em processo de aprendizado de alfabetização, na fase inicial.

Recursos para a atividade caixinha surpresa do alfabeto:

  • Caixas de fósforo usadas ( uma para cada letra do alfabeto / ou vogais)
  • Imprimir figuras comuns no dia a dia da criança como animais, frutas, objetos.
  • Imprimir as letras do alfabeto
  • Colar a figura na parte de fora da caixinha
  • Deixa a letra na parte de dentro da caixinha
  • Veja a figura:
Caixinha surpresa do alfabeto - Atividades de Alfabetização 2

Passo a passo da atividade caixinha surpresa do alfabeto:

  1. Deixe que cada criança escolha uma caixinha.
  2. Incentive a criança a dizer primeiro o nome da figura na tampa.
  3. Pergunte qual a primeira letra daquele nome.
  4. Se a criança acertar, ela pode ficar com a caixinha.
  5. No final, a criança com mais caixinhas, vence.

Fim da atividade Caixinha surpresa do alfabeto

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!