Canjica – Receitas de Comidas de Folclore

0

Veja Canjica e outras Receitas de Comidas de Folclore.

O folclore brasileiro é extremamente rico, com diversas lendas e superstições. Uma das comemorações que fazem parte do nosso folclore são as festas juninas. Quer aprender receitas de comidas típicas dessa época? Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Canjica e outras Receitas de Comidas de Folclore.

Canjica

O nosso folclore também pode ser destacado pelas comidas típicas de cada região. No Norte tem o peixe assado e o pato ao tucupi, no Nordeste o acarajé e a carne de sol, no Centro oeste a galinhada e o arroz com pequi, no Sudeste a feijoada e o tutu do feijão, e no Sul o pinhão assado e o churrasco. O folclore define muito cada região do país, seja em lendas ou mitos, em danças, na comida, em datas comemorativas, em brincadeiras, ele está presente em todo o nosso território marcando cada região de uma forma diferente.

Receitas de Comidas de Folclore

Os meses de Junho e Julho são aguardados ansiosamente por todos, das crianças aos adultos, afinal quem não ama milho verde, canjica, quentão, paçoca e muitos outros doces típicos da época? Bandeirinhas coloridas, dançar quadrilha e comer muito bem, são essas as maravilhas das festas Juninas. Nos dias 13, 24 e 29 de junho são comemorados, respectivamente, os dias de Santo Antônio, São João e por último São Pedro e São Paulo.  Essas festas são uma paixão tão grande que costumam ocorrer também, no mês de comemoração do dia do folclore, as festas agostinas, uma extensão das juninas. Embora no Brasil comemoremos desta forma, conta-se que a tradição de comemorar esses meses é muito antiga, ocorrendo antigamente para celebrar a colheita.

Canjica – Comidas de Folclore

Também chamada de munguzá em algumas regiões do país, é um dos doces favoritos das crianças.

Canjica - Receitas de Comidas de Folclore
Canjica – Receitas de Comidas de Folclore

Ingredientes da Canjica

  • 2 xícaras de canjica;
  • 1 caixinha de leite condensado;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 xícaras de canjica;
  • 50g de coco ralado;

Como se faz a Canjica

Um dia antes, coloque a canjica em um pote e deixe de molho por aproximadamente 12h. Coloque a canjica em uma panela de pressão, e coloque água até que fique três dedos acima da quantidade de canjica. Deixe cozinhar e quando a panela pegar pressão, conte 40 minutos. Transfira a canjica cozida para uma panela e, em fogo médio,  acrescente os outros ingredientes, mexendo até que misture bem e levante fervura, o que pode levar até 30 minutos. Quando o caldo estiver mais grosso, está pronto.

Fim da receita Canjica

Se você gostou da receita, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

https://demonstre.com/comidas-de-folclore/

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa receita, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!