O seu cantinho da leitura em 5 dicas

0

Hoje nós vamos falar sobre cantinho da leitura e ensinar você a como fazer o seu na sua casa, em cinco dicas simples que qualquer pessoa pode aplicar.

Ter  um cantinho de leitura de leitura em casa é algo muito especial,  aquele lugar que permite que você sente para ver o mesmo e se desligar do resto do mundo, é como sair de férias para qualquer lugar do planeta sem sair de casa.

E se você tem filhos em idade escolar pelo cantinho de leitura também pode ser uma boa ideia, pois você pode aproveitar para usar o espaço como forma de incentivar as suas crianças a desenvolverem o hábito de ler.

Curioso para saber  o que preparamos para você hoje? Então  confira a seguir. 

Por que ter um cantinho da leitura?

Especialmente para quem quer saber Como alfabetizar crianças o cantinho da leitura pode ser muito útil pois vai inserir um espaço dedicado a Literatura  dentro da sua casa.

cantinho da leitura
Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.com

Além de servir como estímulo para  seus filhos, o cantinho da leitura também pode ser um espaço seu  descanso diário onde você pode guardar os seus livros e tem um lugar aconchegante para ficar.

E você não precisa fazer uma grande biblioteca fazer um cantinho da leitura dentro da sua casa. Na  verdade um espaço pequeno pode ser muito bem aproveitado para essa finalidade sem grandes dificuldades.

Transformar espaços dentro da sua própria casa não é assim tão difícil e você pode sim fazer isso sem ter que gastar muito. Na verdade, algumas peças simples de decoração, junto  com a reorganização do espaço já podem ser suficientes dependendo do que você tiver em casa.

 Vamos lá?

1. O cantinho da leitura – Uma boa iluminação

A nossa primeira dica para você fazer o seu cantinho de leitura aí na sua casa aí foi mesmo espaço iluminado ou onde você possa colocar alguma forma de iluminação.

Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.com

Lembre-se que para ler é preciso ter uma boa luz que seja como for estável os olhos e clara o suficiente para não forçar a sua visão.

Como faço bem iluminado você vai poder passar horas vendo com muito mais conforto e se o cantinho da leitura for ser compartilhado com os seus filhos também vai ser confortável para eles.

Porque o meu cantinho da leitura precisa ter uma boa iluminação?

Ler em um ambiente pouco iluminado além de ser desconfortável pode forçar os seus olhos e desenvolver os outros problemas de visão. Portanto, pelo seu cantinho da leitura selecione um lugar mais claro ou  providencie uma decoração em tons mais claros, se necessário você pode pintar as paredes. 

Como posso deixar o cantinho da leitura mais iluminado?

Além de ter as paredes em cores claras e escolha uma luminária com uma luz confortável, não deixe a luz diretamente nos seus olhos  e se possível faça o seu cantinho da leitura perto de uma janela grande, pela qual possa encontrar uma luz natural durante o dia.

2. O Cantinho da leitura –  Invista um pouco na decoração do seu espaço

Um cantinho da leitura também precisa ser bem decorado isso não significa que você tem que gastar muito. Por exemplo,  que tal passar algum tempo produzindo umas peças artesanais para a sua decoração?

Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.com

O mais importante é que o cantinho da leitura tenha a sua cara e seja convidativo a você passar um tempo ali. 

Como posso deixar o cantinho de leitura mais aconchegante?

Selecione itens de decoração que tenham a ver com o espaço de leitura,  aqui depende muito do seu gosto pessoal também, mas preferencialmente os tons pastéis podem ajudar muito a deixar o espaço mais suave  e confortável.

Como posso deixar o cantinho da leitura mais aconchegante para as crianças?

Se você vai fazer um cantinho de leitura para seus filhos só faz dividir o espaço com eles invista em algumas peças divertidas que remetam ao universo infantil para colocar na decoração.  Aqui é uma boa ideia usar itens coloridos e quem sabe alguns cartazes divertidos na palavra com as letras do alfabeto em motivos infantis que estimulem a leitura.

3. Cantinho da leitura  – um lugar silencioso

Outro ponto importante para fazer um cantinho de leitura é que você precisa de um espaço silencioso para que possa se concentrar e ler.

Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.com

Não se esqueça da importância da leitura  para sua vida e para a vida da sua família, e se for investir em um espaço para ler escolha um local longe de barulho e distrações como a televisão.

Como posso fazer um cantinho da leitura mais silencioso dentro da minha casa?

Escolha um local onde haja pouca circulação de pessoas e o mais longe possível do Barulho, para que você não seja interrompido durante as suas leituras e não se distraia também, perdendo a concentração e foco em ler.

Quais as outras aplicações de um cantinho da leitura na minha casa?

Além de ser um bom estímulo para fazer com que as crianças vem mais, e  um lugar confortável para você mesma, tem um cantinho de leitura também um bom modo de incentiva a Alfabetização para adultos, especialmente  se você tiver alunos nessa modalidade de ensino dentro do seu lar.

4. Cantinho da leitura –  móveis confortáveis

Para que o seu cantinho da leitura ser convidativo e você realmente querer ficar nele escolher móveis confortáveis que permitam que você se aconchegue para ler sem ficar com o corpo em uma posição desconfortável e dolorida.

Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.com

O seu cantinho da leitura não precisa aparecer um escritório,  a ideia aqui é relaxar lendo e não trabalhar.

Como posso deixar o meu cantinho da leitura mais confortável?

Para um cantinho da leitura perfeito escolha uma cadeira, poltrona ou mesmo um futon que seja bem confortável, afinal, na hora da leitura tudo o que você quer é relaxar.

Como posso deixar o cantinho da leitura mais confortável para as crianças?

Escolha móveis que sejam apropriados ao tamanho dos pequenos, e também Invista em peças divertidas caso você possa investir nisso.

5. Cantinho da leitura  – a escolha do espaço

Você não precisa ter um cômodo todo reservado para o seu cantinho da leitura, na verdade um espaço na sua sala ou até mesmo seu quarto já pode servir.

Imagem ilustrativa. Fonte: Freepik.com

A ideia não é que você tenha que deixar a sua casa apertada ou se livrar de um cômodo útil para outras necessidades para ter um cantinho da leitura,  mas tem que você aproveite algum lugarzinho que esteja e não seja muito usado para fazer um cantinho legal.

Como posso fazer um cantinho da leitura na minha casa escolhendo espaço certo?

De repente você tem um canto não muito usado na sua casa, mas que é muito barulhento ou muito escuro, que tal  passar algum outro espaço da sua casa para este local e então colocar o seu cantinho da leitura no espaço vago mais apropriado?

O que mais posso fazer para deixar no meu cantinho da leitura completo?

Não se esqueça de deixar um espaço  para guaraná os seus livros, pode ser uma estante,  uma caixa bonita, até mesmo um baú. Apenas mantenha tudo organizado e limpo para que seus livros não estraguem.  A melhor forma de fazer isso inserindo esse espaço como uma festa chave na sua decoração que vai deixar o seu cantinho da leitura mais charmoso.

O meu cantinho da leitura

Essas foram as nossas dicas de hoje. Esperamos que você tenha curtido o post,  que tal contar para a gente O que você achou os comentários?

E lembre-se, que se você for um aluno online o Cantinho da leitura também uma excelente ideia para você se envolver mais com os seus estudos!

 Até a próxima! 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.