Capim-limão

0

Trouxemos aqui Capim-limão e outras Plantas Tropicais.

As plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças. E essas plantas são estudadas todos os dias para melhorar a sua aplicação.

Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.

Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas tropicais“, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.

Capim-limão

O capim-limão forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara. Devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis), embora em nada mais se pareça com esta planta. Contém grandes quantidades de óleo essencial citral, responsável por muitas de suas utilizações aromáticas e medicinais.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com o capim-limão, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Não tolera geadas fortes, mas rebrota na primavera. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.

Ficha da Planta Capim-limão

  • Nome Científico: Cymbopogon citratus
  • Nomes Populares: Capim-limão, Belgata, Belgate, Capim-cheiroso, Capim-cidrão, Capim-cidreira, Capim-cidrilho, Capim-cidró, Capim-de-cheiro, Capim-marinho, Capim-membeca, Capim-santo, Chá-de-caxinde, Chá-de-estrada, Chá-de-príncipe, Chá-do-gabão, Cidró, Esquenanto, Palha-de-camelo, Príncipe
  • Família: Poaceae
  • Categoria: Ervas Condimentares, Medicinal, Plantas Hortícolas
  • Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Índia
  • Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a planta Capim-limão?

É extremamente rústica, adaptando-se a variadas condições de clima e solo. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. É indispensável no jardim de ervas, seja pelo seu aroma ou pelas utilizações medicinais. É muito atrativa para abelhas, sendo bastante utilizada para capturar enxames.

Vídeo sobre o Capim-limão:

Vídeo sobre a planta, que está no youtube.

https://youtu.be/IpxlBExROPI

Plantas Tropicais

Clima tropical é uma zona climática localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, caracterizada por ser predominantemente quente e chuvoso. A média anual das temperaturas nas regiões de clima tropical é superior aos 20 graus Celsius. Não existem estações climáticas como ocorre nas regiões temperadas do planeta, variando apenas entre períodos de precipitações mais intensas e secas. Mas, por norma, o volume de chuva é uniforme em quase todos os meses do ano.

Uma pesquisa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2010, demonstrou que cerca de um terço das residências urbanas do Brasil não têm uma árvore sequer no seu entorno. Esse dado é extremamente preocupante, visto que a presença de áreas verdes, principalmente no ambiente urbano, traz imensos benefícios, como a redução da temperatura e a purificação do ar, em função de as plantas reterem elementos tóxicos da atmosfera, que podem trazer problemas à saúde humana.

Fim da Capim-limão

Se você gostou, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

20 Plantas Tropicais – Etapa 1

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!