Você gosta de brincadeiras antigas? Aqui estão brincadeiras antigas super legais para brincar e se divertir com sua turma, filhos ou colegas. São brincadeiras antigas de rua, as quais, se perguntarmos aos seus pais e avós certamente se lembrarão. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Chicotinho queimado e outras Brincadeiras antigas de rua.

Chicotinho queimado

Tem coisa que criança gosta mais de fazer do que brincar? Não importa a idade, se é de dia, de noite, faça chuva ou faça sol, sem dúvida a atividade considerada mais importante pelas crianças é a brincadeira. E é brincando que a criança aprende a ser gente, a viver em sociedade, a contar, a pular, a criar, ou seja, acaba sendo tudo um treinamento para vários aspectos da sua vida.

Brincadeiras antigas de rua

Como antes dos anos 80, não existia o mundo da conexão digital, a socialização das crianças, jovens e adultos, aconteciam na rua. Local onde trocavam informações e se divertiam. Selecionamos algumas destas brincadeiras, para compartilhar com você. Lista com brincadeiras antigas de rua para encantar pais e professores e na nostalgia movimentar a meninada. São ótimas atividades educativas para escolas com espaço e muita brincadeira.

Listamos as melhores brincadeiras antigas para que todos gostem:

Chicotinho queimado – Brincadeiras antigas de rua

Como a maior parte das brincadeiras antigas, chicotinho queimado treina a agilidade e a percepção, desafiando aos participantes, a serem bons o suficiente, a fim de não desistirem daquilo que buscam, até que o encontrem.

Chicotinho queimado - Brincadeiras antigas de rua 1

Recursos para a brincadeira antiga de rua: Chicotinho queimado.

  • Publico alvo: Crianças a partir do terceiro período do ensino infantil.
  • Idade: De 4  até 10 anos ou mais.
  • Recursos: 1 correia velha e um grupo de crianças.
  • Objetivo: treinar as habilidades em vencer os desafios e buscar o que se deseja, desenvolvendo tato olfato e audição.

Passo a passo da brincadeira antiga de rua: Chicotinho Queimado:

  1. Uma criança irá esconder o chicote em um local próximo da brincadeira, enquanto isso as outras deverão estar com olhos fechados.
  2. Quando a criança terminar de esconder, deverá gritar “Chicotinho Queimado”.
  3.   As crianças irão virar, e todas sairão à procura do chicote.
  4. A medida em que aproximarem-se do local, o menino que escondeu o objeto, deve gritar: quente quente ou fervendo.
  5. Quando forem se afastando, ele grita: frio, muito frio, gelado.
  6. Aquele que encontrar o chicote, será o vencedor da brincadeira.  E deverá ser o próximo  a esconder o chicote.

A professora pode dar dicas às crianças antes de iniciarem a brincadeira: Que ouçam o direcionamento do menino quando gritar. Devem também, tocar o objeto antes, e tentar sentir o cheiro dele, para ajudar na busca.

Fim da brincadeira Chicotinho queimado

Se você gostou das Brincadeiras antigas de rua, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!