10 memoráveis filmes nacionais

Os 10 memoráveis filmes nacionais é uma série de listas que irei trazendo frequentemente para que todos os cinéfilos que nos acompanham para que tenham uma visão além dos filmes hollywoodianos.

10 memoráveis filmes nacionais
10 memoráveis filmes nacionais

Talvez você seja este tipo de pessoa ou conheça alguém que tenha certos receios de consumir os filmes brasileiros não é mesmo?, mas para a surpresa daqueles subestimam e que nunca procuram saber sobre a sua própria cultura trago a notícia de que aqui no Brasil existem sim grandes cineastas.

E foi pensando nisso que resolvi trazer para vocês 10 memoráveis filmes nacionais, e saibam que são 10 de muitos.

Porque preciso saber? – 10 memoráveis filmes nacionais

Estou escrevendo este post para vocês em período de quarentena, ou seja, num momento em que você está mais em casa, que está consumindo muito mais os criadores de conteúdo nacionais sem nem mesmo perceber!

Já parou pra pensar quem faz sua novela preferida?, os comerciais?, as campanhas publicitárias?, aquele filme de comédia que você já assistiu tantas vezes que já sabe até as falas decoradas?.

O Auto da Compadecida 2000 - História e Análise
O Auto da Compadecida 2000

Pois é, aproveitando a citação da comédia, ressalto que no Brasil não fazemos apenas comédias boas não! Também dominamos demais gêneros que vocês só não assistem por preconceito. Com certeza um desses filmes que irei citar abaixo você talvez já tenha assistido! mas vamos comigo que prometo te surpreender com filmes bons nacionais que você nunca viu.

Central do Brasil / 10 memoráveis filmes nacionais

Este road movie de Walter Salles é um tesouro raro do cinema nacional. O filme conta a história de um encontro inusitado: Dora e o ex-namorado Josué ficaram órfãos da noite para o dia. O filme que mexeu com o mundo ganhou duas indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro).

Cidade de Deus / 10 memoráveis filmes nacionais

Com 4 indicações ao Oscar, Cidade de Deus é um dos maiores fenômenos da história do cinema brasileiro. Na ótica do narrador protagonista Buscapé, o público é conduzido pelas vielas da Cidade de Deus em um contexto de crescente crime organizado.

Tropa de Elite / 10 memoráveis filmes nacionais

O Tropa de Elite ganhou o Prêmio Urso de Ouro de 2008, marcando uma era e gerando discussões generalizadas. O Capitão Nascimento (interpretado por Wagner Moura) se tornará um herói? Este filme tolera tortura e outros atos criminosos por agentes do Estado? Em qualquer caso, este filme é emocionante e indispensável para quem gosta de um bom filme de ação.

Lavoura Arcaica / 10 memoráveis filmes nacionais

Lavoura Arcaica é baseada no romance de Raduan Nassar e conta a história de André (Selton Melo) que não suporta O ambiente sufocante da vida tradicional escapou da casa de seu pai. Segundo a crítica da Abraccine, este é o 16º melhor filme da história do Brasil.

Que Horas ela Volta? / 10 memoráveis filmes nacionais

Regina Casé interpreta Val, uma empregada doméstica pernambucana que há muitos anos trabalha e mora na casa de um empregador em São Paulo. Quando sua filha Jésica foi para São Paulo se preparar para o vestibular, a chamada harmonia entre Val e a família em que trabalhava foi rompida.

O Auto da Compadecida / 10 memoráveis filmes nacionais

Auto da Compadecida é o filme brasileiro de maior bilheteria em 2000, vencendo o Grande Prêmio Cinema Brasil em 4 categorias. Segundo a trama de Ariano Suassuna, o filme conta as vividas aventuras de Chicó e João Grilo João Grilo na Paraíba na década de 1930. A história é É tão encantador que é impossível tirar os olhos da tela.

Cabra Marcado para Morrer / 10 memoráveis filmes nacionais

Este é um dos filmes que conta histórias além de “histórinhas”. A gravação do filme teve início no início dos anos 1960 e foi interrompida pela censura após o golpe de 1964. Só foi restaurada após 17 anos e o roteiro original foi alterado. O documentário conta a história do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado pela polícia em 1962.

Eles Não Usam Black-Tie / 10 memoráveis filmes nacionais

Baseado na história de Gianfrancesco Guarnieri, o filme conta a história do líder sindical Otavio (Guarnieri) e seu filho Tião (Carlos Alberto Riccelli). Ao saber que ia ser pai e estava prestes a se casar, Tião decidiu parar a greve e brigou com o pai. Meu pai foi preso por motivos políticos há muitos anos. Segundo Abraccine, este é o 14º melhor filme do Brasil.

Deus e o Diabo na Terra do Sol / 10 memoráveis filmes nacionais

Dirigido e dirigido por Glauber Rocha, este supercine (Cinema Novo) conta a história de Rosa e Manuel , um casal que luta contra a fome e a seca Pessoas rurais que vivem em Depois de Manuel assassinar o patrão explorador, o casal refugiou-se na comunidade messiânica chefiada pelo beato Sebastião.

10 memoráveis filmes nacionais
10 memoráveis filmes nacionais

Foi classificado como o segundo melhor filme da história do cinema nacional pela Abraccine.

Macunaíma / 10 memoráveis filmes nacionais

Segundo a crítica da Abraccine, o décimo melhor filme da história do cinema nacional é um verdadeiro clássico.

10 memoráveis filmes nacionais
10 memoráveis filmes nacionais

Baseado no romance homônimo de Mário de Andrade, o filme conta a história de Macunaíma, um herói sem protagonismo, de sua passagem pelo rio Ularicoela em Roraima nasceu no rio para uma aventura em uma grande cidade. Este filme apresenta atores famosos de cinemas brasileiros, como o Grande Teatro, Paulo José e Milton Gonçalves.

Perguntas frequentes

O que é cinema nacional?

O termo cinema nacional pode referir-se a: Cinema do Brasil. 

Qual o filme nacional mais visto?

Segundo pesquisas de bilheterias Nada a Perder de 2018 é o filme Nacional mais visto

O que determina a nacionalidade de um filme?

A nacionalidade de um filme está diretamente vinculada à origem do financiamento.

Qual a origem do cinema brasileiro?

A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie.

Qual foi o primeiro filme a chegar no Brasil?

Os primeiros filmes gravados no país foram, em sua maioria, documentais. O curta-metragem Os Estranguladores (1908), de Francisco Marzullo e Antônio Leal, é considerado a primeira película de ficção do Brasil. Já o primeiro longa-metragem foi O Crime dos Banhados (1914), dirigido por Francisco Santos.

Espero ter ajudado e que tenha absorvido coisas bacanas do post

Gostou de ver mais sobre 10 memoráveis filmes nacionais?

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20