Quase todos usam a hashtag #TBT no dia de hoje. A expressão que tomou conta das redes sociais vem do inglês “ThrowBack Thursday”. Em português, o termo significa: relembrar, em uma quinta-feira, momentos que deixaram saudades.

O SBT marcou as tardes de uma geração. Muitos filmes ainda permanecem nítidos em nossa mente, no entanto, alguns são lembranças borradas ou até foram esquecidos. Por isso, o Cinerama Clube decidiu voltar alguns anos, para relembrar 20 filmes que passaram no extinto Cinema Em Casa.

01 – A História Sem Fim

Sabe aquela cena musical que marcou o último episódio da 3ª temporada de Stranger Things?

A cena em que o Dustin e sua namorada Suzie cantam a música “The Never Ending Story” é uma homenagem a este filme, que foi lançado em 1984.

A história acompanha um garoto que se esconde em uma livraria, para fugir dos seus problemas. Entre as prateleiras empoeiradas, ele lê um livro intitulado “A História Sem Fim”. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia.

02 – Fuga Para A Montanha Enfeitiçada

Muitos se recordam desse como “aquele filme lá, dos irmãos que tocavam as mãos e emitiam uma luz roxa”. E estão certos!

O longa metragem foi lançado no ano de 1995 (trata-se de um remake). Na trama, dois irmãos que foram separados ainda crianças, se encontram depois de anos em um orfanato. Mas, não é apenas o laço familiar que cria um elo entre eles, pois ambos possuem dons especiais. Essa habilidade desperta a cobiça de um homem poderoso, que visa explorar os irmãos.

Para aqueles que assistem a série “The Handmaid’s Tale – O Conto Da Aia”, e acompanham a protagonista June, que é interpretada pela ótima Elisabeth Moss, neste filme da década de 90, a atriz tinha 13 anos de idade.

03 – Os Batutinhas

Um clubinho só de meninos, uma corrida frenética, muita confusão, e, ainda por cima, tem a participação da Whoopi Goldberg. Na trama do filme, o “romântico” Alfafa precisa esconder seu amor pela doce Darla, pois seus amigos do clubinho não são a favor do romance.

04 – Querida, Encolhi As Crianças

Um pai cientista acidentalmente encolhi seus dois filhos e dois meninos da vizinhança. Como resultado, os adolescentes, agora do tamanho de insetos, enfrentam um “grande” problema, enquanto seus pais se unem para salvá-los.

Esse é um clássico do Cinema em Casa, que completou 30 anos em 2019.

05 – O Gigante de Ferro

Um garoto chamado Hogarth presencia a queda de um robô alienígena em sua cidade. Surge uma amizade incerta entre os dois. Porém, um agente governamental aparece para dizimar o extraterrestre.

É uma excelente animação dos anos 2000, sendo referenciado até mesmo por Steven Spielberg, no longa Jogador Nº 1.

06 – André: Uma Foca Em Minha Casa

Filmes com animais sempre estiveram na grade do Cinema em Casa. Baseado numa história verídica, a trama é sobre uma foca recém-nascida, que é adotada por uma família.

Chamado de André, o animal aquático ganha o amor da pequena Toni. A garota fará de tudo para impedir que seu amigo se torne atração de circo.

A menininha protagonista foi interpretada pela atriz Tina Majorino. Para os mais novos, o rosto dela é familiar devido a participação dela no Clipe “F**kin Perfect”, da cantora P!nk.

07 – Splash – Uma Sereia Em Minha Vida

Quando criança, Allen Bauer é salvo de um afogamento por uma pequena sereia. Vinte anos depois, ela reaparece na vida dele, repentinamente. O reencontro desperta uma paixão que é ameaçada por um grupo de cientistas que está atrás da sereia.

Splash foi lançado em 1984, estrelado pelo Tom Hanks. O filme recebeu uma indicação ao Oscar por melhor roteiro original em 1985.

08 – Cheque Em Branco

Imagina poder comprar tudo o que você sempre quis. É isso o que acontece com um menino de 12 anos chamado Preston Waters . Após ser atropelado por um criminoso, ele recebe um cheque de um milhão de dólares. Não se contendo, o garoto compra tudo o que vê pela frente, atraindo a atenção dos criminosos e do FBI.

09 – Aracnofobia

Morto numa expedição, um fotógrafo divide seu caixão com uma aranha venenosa, rumo a Califórnia. O Dr. Ross Jennings (que tem fobia de aranhas) e sua família acabam de se mudar para o mesmo local. Coincidentemente, os vizinhos começam a morrer, e Jennings acredita que a culpa são das estranhas aranhas que não pertencem a região.

10 – Loucademia De Policia

A prefeita de uma cidade decide aumentar o número de policiais nas ruas, para acabar com uma onda de crimes. Todavia, ela recruta candidatos que não possuem a menor qualificação para o serviço.

Um filme que rendeu muitas continuações e se tornou um dos mais memoráveis na grade do Cinema Em Casa.

Voltar no passado e recapitular os filmes que marcaram uma parte da nossa vida é uma viagem única. Essa é a primeira parte da lista. Na próxima quinta-feira, mais 10 filmes serão relembrados.

Filmes sempre representarão uma parte de nossas memórias. E você? Se recorda de algum outro filme que marcou sua memória cinematográfica nas tardes do SBT?

Veja também: Todd Phillips responde sobre sequência de Coringa