5 filmes antigos da Disney

Pioneira no gênero de animação, a Disney produziu diversos clássicos que são aclamados até hoje. Pensando nisso, trouxemos 5 filmes antigos da Disney. Continue lendo para conferir.

Pinóquio (1940)

A animação faz parte dos filmes antigos da Disney, sendo lançado em 1940, após o sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões, no ano de 1937.

Pinóquio foi baseado no romance Le aventure di Pinocchio, do escritor italiano Carlo Collodi. O filme conta a história de Geppetto, um carpinteiro italiano que cria um boneco chamado Pinóquio. Acontece que Pinóquio foi trazido pela fada azul, a qual revela ao boneco que ele pode se tornar um menino real, mas isso só acontece se ele se mostrar leal a Geppetto.

filmes antigos da disney
5 filmes antigos da Disney – Pinóquio

Com o desejo de deixar de ser boneco, Pinóquio precisa enfrentar alguns desafios para alcançar seu objetivo. Por ser muito ingênuo, Pinóquio acaba encontrando pelo caminho figuras que acabam se aproveitando da inocência do garoto.

O filme é considerado um clássico da animação até hoje, sendo inclusive sendo referência para as crianças no que diz respeito à importância dos valores morais.

Dumbo (1941)

Considerado também um clássico dos estúdios Disney, Dumbo conta a história de um elefante chamado Jumbo Jr., que é ridicularizado por ter as orelhas grandes. O elefante acaba sendo apelidado de Dumbo, que na verdade trata-se de um jogo de palavras para chamá-lo de estúpido, burro.

filmes antigos da Disney
5 filmes antigos da Disney – Dumbo

Apesar de ser ridicularizado pelo tamanho das suas orelhas, Dumbo acaba descobrindo que elas permitem que o elefante voe.

Alô, Amigos (1942)

Alô, Amigos foi lançado no Rio de Janeiro no ano de 1942 e conta com a primeira aparição do personagem Zé Carioca. O filme possui quatro segmentos, sendo dividido através dos lugares visitados pelos personagens da Disney.

filmes antigos da Disney
5 filmes antigos da Disney – Alô, Amigos

Em Alô, Amigos temos o personagem Pateta em Buenos Aires explorando a cultura e as danças argentinas. Além disso, temos também Pato Donald conhecendo o Rio de Janeiro e seus pontos turísticos. No filme podemos ver também o Zé Carioca ensinando o Pato Donald a sambar.

Alô, Amigos se popularizou bastante, contribuindo para que a Disney produzisse outro filme envolvendo a América Latina, chamado “Você já foi à Bahia?”.

Aladdin (1992)

Lançado pela Disney em 1992, o filme conta a história de Aladdin, um jovem pobre que constantemente entra em confusões junto ao seu macaquinho de estimação chamado Abul. Em meio a tantas confusões, Aladdin acaba se envolvendo com a princesa Jasmine que, apesar de princesa, não quer se submeter aos costumes impostos.

filmes antigos da Disney
5 filmes antigos da Disney – Aladdin

Aladdin acaba encontrando uma lâmpada mágica que aprisiona um gênio que concede três desejos a quem libertá-lo, com isso, Aladdin enxerga a possibilidade de ajudar Jasmine e confrontar o Sultão de Agrabah.

O filme foi muito bem sucedido, ganhando diversos filmes. Além disso, Aladdin contribuiu para o chamado Renascimento da Disney, período em que a marca tentava sair dos problemas em produções anteriores.

Enrolados (2010)

Lançado em 2010, Enrolados teve a inspiração do conto de fadas Rapunzel. O filme inicia com Gothel, uma bruxa do reino germânico, testemunhando a criação de uma flor mágica, capaz de curar pessoas doentes. No entanto, a bruxa utiliza a flor mágica para se manter sempre jovem.

filmes antigos da Disney
5 filmes antigos da Disney – Aladdin

Anos mais tarde, a rainha dá luz à Rapunzel e Gothel acaba descobrindo que o cabelo da princesa mantém a magia da flor, mas para isso, o cabelo da princesa não pode ser cortado. Com isso, a bruxa acaba sequestrando a criança e criando-a isolada em uma torre.

Após descobrir que é uma princesa perdida, Rapunzel passa a ter como objetivo conseguir voltar para o castelo e reencontrar sua família verdadeira.  

Curiosidades sobre os 5 filmes antigos da Disney

Confira abaixo algumas curiosidades referentes aos 5 filmes antigos da Disney que foram citados nesse texto:

Fiasco de bilheteria

Apesar de Pinóquio (1940) ter recebido duas estatuetas do Oscar, o filme foi um fiasco de bilheteria por causa da Segunda Guerra Mundial. No entanto, o filme acabou sendo relançado, conseguindo obter mais sucesso.

Propriedade cultural

Pinóquio (1940) foi considerado um filme histórico pelo National Film Registry, no ano de 1994.

Tentativa de recuperar o prejuízo

Com o fracasso da Disney nos filmes Fantasia e Pinóquio por causa da guerra que estava acontecendo, Dumbo precisou ser um filme de baixo orçamento para tentar recuperar o dano financeiro que os filmes anteriores haviam causado.

Primeira aparição

O personagem Zé Carioca apareceu pela primeira vez no filme Alô, Amigos (1942).

Inspiração para a criação do Zé Carioca

Walt Disney se inspirou em José Oliveira, um músico brasileiro que tinha um jeito “malandro”, para a criação de Zé Carioca.

Referência

No filme Aladdin (1992) vemos o pai de Jasmine com alguns brinquedos de madeira, entre esses brinquedos estão personagens de outros filmes como a Pinóquio, o caranguejo de A Pequena Sereia e a Fera do filme A Bela e a Fera.

Marca

Enrolados foi o 50º filme de animação produzido pela Disney.

5 filmes antigos da Disney e muito mais!

Confira outros textos sobre cinema aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20