Em 1927, a Academia (formalmente Academy of Motion Picture Arts and Sciences) é formada com cerca de 36 profissionais da área, com o propósito de alavancar a indústria de filmes. No começo, a organização não premiava, mas focava em solucionar e aprimorar o setor. A partir de 1928 a Academia passa a reconhecer e incentivar “a excelência em todas as facetas” na produção de filmes, entregando o “prêmio pelo mérito” (Academy Awards of Merit).
Este nome oficial do troféu perdurou até meados da década de 30. O “apelido” talvez surgiu porque um membro da academia comentou a semelhança do pequeno Oscar com seu tio, que assim se chamava.
Desde aquele 16 de Maio de 1929, já foram 91 cerimônias e mais de 3.000 estatuetas apresentadas. Além de momentos importantes e memoráveis.
Primeira cerimônia (apresentação e jantar privado). Realizada no Roosevelt Hotel (Hollywood, LA). Foram prestigiados os primeiros 12 vencedores. À época, os nomes eram anunciados 3 meses antes,e no jornal impresso! Estavam presentes apenas 270 convidados e durou 15 minutos.
1937. Na 11° cerimônia as categorias de ator e atriz coadjuvantes são, pela primeira vez, reconhecidas. Walter Brennan e Gale Sondergaard, respectivamente, ao lado.
Hattie McDaniel, primeira atriz negra premiada pelo seu papel (coadjuvante) em E o Vento Levou.
Charlie Chaplin foi o primeiro a receber o Oscar Honorário, em 1929. 43 anos depois, ele é honrado mais uma vez pelo conjunto de sua obra. A cerimônia (1972) marcou o fim de seu exílio, ocorrido por ter estado na Lista Negra do serviço de investigação dos EUA, que o acusou de ser comunista. Chaplin proferiu naquela noite um dos mais memoráveis discursos
Esta é Tatum O’Neal, a mais jovem vencedora de um Oscar, em categoria competitiva*. Com apenas 10 anos** foi reconhecida por seu primeiro papel (coadjuvante), Addie em Lua de Papel.
*Shirley Temple ganhou Oscar Honorário em 1935 com 6 anos.
**A atriz Anna Paquin também tinha essa idade ao vencer na mesma categoria, porém foi em 1994.
O ator Cuba Gooding Jr. reagiu à sua vitória com o discurso mais empolgado do Oscar.
Daniel Day-Lewis vence seu 3° Oscar em Lincoln. Além dele os atores Walter Brennam e Jack Nicholson venceram 3 vezes.
Na cerimônia de 2016 Leonardo di Caprio eternizou sua carreira e “quebrou” a internet. Ele não é o mais indicado na história do Oscar, mas sua popularidade e o nível hard de seus papéis fizeram muitos apostarem. Depois de 6 indicações, finalmente venceu pela atuação em O Regresso. E a internet, claro, comemorou e se jogou nos memes hilários.
Para uma categoria pouca observada, a de melhor documentário em curta metragem será bem lembrada nesse ano. A diretora Rayka Zehtabchi e sua equipe subiram ao palco e em choro ela disse em seu discurso: “eu não estou chorando por estar menstruada ou algo assim, eu não acredito que um filme sobre menstruação ganhou um Oscar!” O curta Absorvendo o Tabu retrata o estigma da menstruação na Índia e o que as mulheres indianas fazem diante isto.
Veja também: Oscar 2019 | Conheça todos os vencedores da premiação
Grupo de Demonstre abordando sobre cinema.
Deixe uma resposta