Hoje vim trazer para vocês um pouco de aula da história do cinema desde 1895, o foco deste texto é englobar o cinema no geral, breve irei trazer mais textos explicando cada base marcante nas eras passadas.

A História do cinema desde 1895
A História do cinema desde 1895

Detalhes sobre os negócios e desenvolvimentos, cinema mundo, a era do som, anos 30, 40, 50 e 60 e até mesmo penamentos e criatividades da época além do cinema hollywoodiano, cada assunto desse ganhará um texto por aqui. Mas por enquanto vamos ao foco geral.

A História do cinema desde 1895

Embora não seja claro onde realmente se originou a história do filme, a primeira exibição do curta foi realizada em 28 de dezembro de 1895 no Grand Café de Paris. Sua invenção, eles chamaram de câmera de cinema.

O evento causou sensação na década de 1930 e a notícia se espalhou: esse tipo de criação artística conquistará o mundo em pouco tempo e dará origem a uma indústria multibilionária. O filme exibido é (L’Arrivée d’un Train à La Ciotat.).

“La Sortie de l’usine Lumière à Lyon”, dos Irmãos Lumière / A História do cinema desde 1895

Cinema baseado na projeção pública de imagens animadas. O filme nasceu de várias inovações, desde o campo da fotografia até a síntese de movimento. Isso é atribuído à permanência do campo de visão ou “permanência da retina” dos teóricos famosos e importantes.

A História do cinema desde 1895
A História do cinema desde 1895

Mas o efeito de movimento do filme não pode ser explicado pela “persistência da retina”, de fato, ocorre no nível neural após o estágio da retina no processo de percepção visual.

Fenômeno e “Phi” / A História do cinema desde 1895

O psicólogo Hugo Münsterberg e um dos primeiros teóricos do cinema negaram a possibilidade de fenômenos retinais produzirem efeitos de movimento em filmes já em 1916. Munsterberg acredita (e tem razão) que tudo acontece na fase neural do processo de percepção visual, e deu ao fenômeno o nome de “Phi” (fenômeno filipino).

Entre os jogos ópticos inventados, o thaumatrópio (inventado por John Ayrton Paris entre 1820 e 1825), o fenacistoscópio (inventado por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau em 1828-1832), o zootropo (inventado por William George Horner em 1828) -1832), praxinoscópio (em 1877) e “flash light” (Simon von Steamp (1828-1832).

Em 1888, Charles-Émile Reynaud aperfeiçoou sua invenção e começou a projetar imagens no Musée Grévin por 10 anos.

1876 / A História do cinema desde 1895

Em 1876, Eadweard Muybridge conduziu um experimento: primeiro, ele colocou 12 câmeras na pista, depois 24 câmeras e tirou fotos de vários cavalos que passavam. Portanto, ele obteve a decomposição do movimento em algumas fotos, podendo reconstruir o movimento através da perspectiva animal.

Em 1882, Étienne-Jules Marley melhorou a instalação do Muybridge. Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince filmou a cena por cerca de 2 segundos, mas a fragilidade do papel usado tornava o efeito de projeção pobre.

O cinetógrafo e o cinetoscópio / A História do cinema desde 1895

William Kennedy Laurie Dickson, o engenheiro-chefe do Edison Lab, inventou uma tira de celuloide que contém uma série de imagens que será usada como base para a projeção de fotografias e imagens em movimento.

A História do cinema desde 1895
A História do cinema desde 1895

Em 1891, Thomas Edison inventou cinetógrafo e, mais tarde, cinetoscópio. Esta última é uma caixa elétrica contendo um filme inventado por Dixon, mas com funções limitadas. O detector não projeta o filme.

A primeira exibição / A História do cinema desde 1895

Com base na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram a câmera, que é um dispositivo portátil que consiste em um dispositivo três em um (filme, revelador e projetor). Em 1895, Antoine, pai dos irmãos Lumière, realizou uma exibição de filme público pago em um grande café em Paris no dia 28 de dezembro. A exposição foi um sucesso.

Hoje, a data da primeira exibição pública paga, é muitas vezes referida como o nascimento do cinema, embora os irmãos Lumière não afirmem ter inventado esse feito.

No entanto, as histórias americanas têm uma influência maior na invenção do cinema de Thomas Edison e, na verdade, tudo o que ele fez foi gravar pequenos vídeos e exibi-los nas máquinas caça-níquel Para não perder esses recursos lucrativos, Ele sempre se opõe a exibir filmes. O filme está na sala grande.

Os primeiros registros do cinema amador / A História do cinema desde 1895

Os irmãos Lumière lançaram seus primeiros filmes ao mundo para apresentar o curta-metragem como o início do cinema amador. “Sortie de l’usine Lumière à Lyon” (ou “empregado saindo da fábrica Lumière”) dirigido e produzido por Louis Lumière é considerado historicamente A primeira obra audiovisual.

No mesmo ano, o filme “L’Arroseur Arrosé” rodado pelos irmãos Lumière era ainda uma pequena comédia. Menos de 6 meses depois, Edison exibiu seu primeiro filme “Vitascope”.

Perguntas frequentes sobre o tema

Como e quando surgiu o cinema?

a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895

Em que ano surgiu o Cinema com som?

Um dos grandes destaques do cinema mudo foi Charles Chaplin. O cinema com som surgiu em 1926, com o filme “The Jazz Singer”, da Warner Brothers, recurso criado com o auxílio de um sistema de som Vitaphone, porém o som do filme não era totalmente sincronizado.

Como é o cinema nos dias de hoje?

A maior parte dos filmes que entram em cartaz hoje em dia são curtos e óbvios. Muito clichê e pouca originalidade fazem o cinema atual funcionar: o cinema é hoje uma mercadoria abstrata que visa lucros, e para lucrar obviamente precisa vender. … Assim, num mundo rápido, o espectador espera também um filme rápido.

Qual é o objetivo do cinema?

O Curso de Cinema e Audiovisual tem por objetivo geral proporcionar ao aluno conhecimentos e vivências nas diferentes linguagens do audiovisual e da arte cinematográfica a fim de que possa atuar com ética, sensibilidade, densidade crítica e criativa com a arte das imagens e sons.

Porque o cinema é considerado uma forma de arte?

o cinema é considerado a sétima arte Pois é uma forma de expressão da sua subjetividade do ser humano e apresenta inúmeros valores estéticos.

Espero ter ajudado e que tenha aprendido mais!

Gostou de aprender mais sobre A História do cinema desde 1895?

Gostou ? Compartilhe!