Abertura do diafragma

Você certamente já ouviu falar nos termos: lente mais aberta, lente mais fechada, não é mesmo? Tudo isso se refere à abertura do diafragma, mas o que exatamente significa isso?

A abertura do diafragma é um dispositivo que controla a abertura da lente. É formado por um conjunto de lâminas bem finas localizadas no interior da lente, dá até pra você ver se olhar com bastante atenção!

Webysther 201503122228259893   Visão frontal de um diafragma de uma Canon
Visão frontal de um diafragma de uma Canon

A abertura controla a quantidade de luz que passa através da lente e atinge o sensor. Quanto mais você abre, mais luz pode passar e quanto mais fecha, menos luz. Ou seja, quanto mais aberta a sua lente, mais exposição você terá e conseguirá filmar ou tirar fotos com mais facilidade em ambientes mais escuros.

Mas e os números que estão relacionados à abertura do diafragma?

Esses números que aparecem quando falamos de abertura de lente são chamados de número f de abertura, número de abertura ou simplesmente número f. Essa é a escala padrão para o número f: 1, 1,4, 2, 2,8, 4, 5,6, 8, 11, 16, 22, 32, 45 e 64. Embora agora pareçam números aleatórios, eles seguem uma progressão geométrica, a forma correta de interpretar os números f em relação à abertura da lente é: quanto menor o número, mais aberta a lente está, portando mais luz entrará nela, porém, ela terá menor profundidade de campo.

Profundidade de campo? O que isso tem a ver com abertura do diafragma?

Você está correto se pensa que em lugares mais escuros vale a pena aumentar a abertura do diafragma para aumentar a exposição, no entanto deve se preocupar com a já citada no parágrafo anterior profundidade de campo. A profundidade de campo nada mais é do que a informação que você consegue ter de longas distâncias, quanto mais aberto o seu diafragma, ou seja, quanto menor o seu número f, menos informação de longas distâncias você terá.

Com o diafragma mais fechado, porém, você consegue informação a boa distância, sendo o ideal para tirar fotos e filmar paisagens, por exemplo.

Obrigado por acompanhar nosso texto sobre abertura do diafragma!

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando nossos posts recentes, vem bastante novidade sobre fotografia e cinema por aí. Aproveite e acompanhe o nosso artigo sobre o dia mundial da fotografia, está incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20